07/12/2015

Livro: Stardust - O Mistério da Estrela

Título: Stardust - O Mistério da Estrela
Autor: Neil Gaiman
Ilustrações: Charles Vess
Editora: Vertigo / Pixel Media
Ano de Publicação: 2007
Número de Páginas: 268
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Eu queria muito fazer essa resenha e complementá-la com a resenha em vídeo, porque só assim eu acredito que poderia mostrar para vocês o tamanho da beleza desta obra (e ainda assim, acho que faltariam detalhes). Mas infelizmente o vídeo sobre Stardust vai demorar um pouquinho para sair lá no canal (mas vai sair). Enquanto isso, vou dizer aqui para vocês minhas impressões dessa história deliciosa, bem como tentar mostrar um pouquinho da beleza desta obra como um todo.
Stardust é uma fábula que encanta pessoas de todas as idades. Contendo o melhor do estilo Gaiman, somos apresentados ao mundo vitoriano, onde o vilarejo chamado de O Muro faz divisa com o mundo das fadas. É chamado de O Muro por justamente possuir um muro que marca os limites da vila e o mundo mágico. Apenas a cada nove anos é permitido a interação entre humanos e seres mágicos.
Nosso personagem principal é o Tristran (e não Tristan, como tratado na adaptação cinematográfica de 2007) Thorn, entretanto nossa narrativa inicia-se bem antes do nascimento do jovem em questão. Começa com a sua concepção. Fatos importantes que só vamos compreender no final da história (ou quase no final).
A jornada do herói tem inicio quando, enamorado por Victoria Forester, Tristran promete a jovem trazer-lhe a estrela que acabara de cair em troca do que ele desejar. Assim, o jovem Tristran parte para um mundo que ele não conhece em busca da estrela. O caminho dele não é fácil, mas ele conta com a ajuda de diversas criaturas mágicas. Quando encontra a estrela, que surpresa, não vemos uma pedra ou algo similar, mas sim uma jovem de cabelo tão claros que chegam a parecer brancos.


Além de Tristran e da estrela, temos outros personagens que compõe um núcleo que interfere bastante no rumo da história: os filhos do Senhor da Fortaleza da Tempestade e a rainha bruxa. Todos esses personagens procuram a estrela, por motivos diferentes, mas acaba gerando uma caça a pobre moça.


Tristran foi um personagem que me deixou com muita raiva às vezes. Egoísta e cabeça dura, demorou a perceber que a estrela não era uma coisa, e sim um ser vivo com sentimentos. Os outros personagens foram bem gostosos de se acompanhar. Mas o que achei mais interessante foi a presença dos/das Hempstock na história. Essa é terceira história do Gaiman que percebo a presença delas e devo dizer que isso é bastante excitante.
Este livro me encantou de uma maneira completamente diferente pelo motivo de além da história, esta edição em questão é a obra como foi originalmente concebida no imaginário do Gaiman: um livro ilustrado para adultos. A arte do Charles Vess é fantástica! A cada nova página eu me via perdida entre as palavras do Gaiman e as ilustrações de Vess!


Não consigo nem expressar direito todos meus sentimentos, mas devo dizer que ao terminar a leitura, eu queria iniciá-la novamente. Tem livros que não deveriam acabar nunca! Dá vontade de entrar em suas páginas em morar dentro da história. Nem preciso dizer que gostei, né? Acho que ficou meio óbvio que eu recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...