06/07/2015

Livro: Eu Estive Aqui

Título: Eu Estive Aqui
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2015
Número de Páginas: 240
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim, mas saiba que eu precisava acabar com a minha dor. Não tem nada a ver com você, mas tudo a ver comigo. Não é culpa sua. 
Meg"

Em Eu Estive Aqui, Cody e Meg são duas melhores amigas desde a infância. Ou melhor, eram. Infelizmente, Meg havia tomado um frasco de veneno sozinha num motel e se suicidado. Para piorar, Cody recebe um e-mail programado de Meg onde pedia desculpas pelo que fizera, mas dizia que fez o que tinha que fazer. Cody fica chocada e arrasada, afinal com tantos anos de amizade, Meg jamais havia demonstrado qualquer sinal de que um dia cometeria suicídio, pelo contrário, sempre demonstrou estar de bem com a vida, amava sua família e sua amiga, era cheia de inteligência e de vontade de se provar. Elas sempre compartilhavam tudo, como não percebera?



Encucada com isso, Cody resolve investigar. Pouco tempo depois, viaja para Tacoma a pedido dos pais de Meg, onde a amiga fazia faculdade, para buscar seus pertences. Cody considerava os Garcias como sua segunda família, já que sua mãe, Tricia não era uma das melhores mães do mundo, e ela nunca conhecera seu pai. Vai sem reclamações e aproveita a viagem para tentar descobrir se havia algum indício de que Meg cometeria suicídio. Lá chegando, Cody conhece os colegas de quarto de Meg, como Alice e Richard "Locão" e acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Ao que parece, Meg não era muito ligada a esses colegas, e na verdade, gostava muito de ficar horas e horas trancada no quarto, dormindo. E ainda se depara com dois gatinhos órfãos que ela havia adotado, Grapette e Repete. Isso tudo intriga ainda mais Cody , afinal se Meg pretendia se matar, pra que adotar dois felinos que depois seriam abandonados novamente? Porque ela passava tanto tempo no quarto? E quem eram esses amigos que, segundo seus colegas de quarto, ela tinha em Seattle?

Para descobrir mais sobre a amiga que ela achava que conhecia, ela viaja para Seattle onde conhece Ben McCallister, um guitarrista que se envolveu com Meg e tem seus próprios segredos. Ao perguntar sobre a amiga, Cody percebe que Ben responde de um modo nada gentil, demonstra até raiva e um pouco de culpa. Ela então se lembra que Meg havia comentado sobre um certo "Herói da Guitarra Amargurado" em seus e-mails, percebe que seu suicídio pode ter algo a ver com Ben e também com sua nova rotina na faculdade, e resolve fuçar a caixa de e-mails e o histórico de pesquisas no notebook da amiga. Lá ela descobre que havia um vazio na caixa de e-mails de Meg durante um certo intervalo de tempo, como se ela tivesse apagado tudo antes de morrer, para ninguém descobrir algo sério ali, e que seu histórico de pesquisas tinha muita coisa sobre suicídios. 

Inconformada com o fato de não ter percebido qualquer sinal de que a amiga queria morrer, e curiosa para saber o que a levara a cometer suicídio, Cody começa então uma investigação, e contando com a ajuda do nerd Harry, outro colega de quarto de Meg, descobre algumas coisas estranhamente sérias e cabeludas no computador da amiga, que podiam ter ligação com sua morte.

O livro tem uma narrativa bem simples e jovem, de fácil compreensão. Eu adorei a forma como tudo se encaixava muito bem e o final foi bastante explicativo. Juro que eu esperava um final mais romance policial, mas não me decepcionei com a finalização real da trama, e de certa forma, quando você chega ao fim você percebe que isso era meio óbvio, do tipo "porque eu não pensei nisso antes?", acabei me surpreendendo e gostei muito disso. Irônico, não? Óbvio, porém surpreendente? Enfim, adorei a obra de Gayle Forman, e isso me deixou na vontade de conhecer suas outras histórias, Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi. Gostei muito da "Nota da Autora", no final do livro, onde ela explica muita coisa sobre pessoas que se suicidam e seus motivos, inclusive que a história de Meg foi inspirada em fatos reais, numa moça que ela conhecera que também havia cometido suicídio. Boa leitura!

Ah, e obrigada mais uma vez à Editora Arqueiro pelo exemplar do livro (que veio numa caixa lindíssima acompanhado de ímãs e de um botton muito lindos - fotos abaixo) e pela parceria! ;)



Criança feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...