Autor: Catherine Reef
Editora: Novo Século
Ano de Publicação: 2014
Número de Páginas: 224
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Onde comprar livros:
• Amazon
• Americanas
• Submarino
Quando as pessoas pensam em biografias, logo vem a mente grandes livros enfadonhos, cheios de datas e passagens que só vão aumentar o tédio do leitor. Um esteriótipo, devo dizer, bem ultrapassado, e este livrinho aqui é uma prova disso.
Jane Austen é um ícone da literatura mundial, escritora em uma época onde a mulher não tinha direitos. Ela foi mestra na arte de mostrar o comportamento da sociedade e satirizar de forma suave e única. Através de suas heroínas românticas acompanhamos a vida das mulheres naquela sociedade, bem como todo o núcleo familiar, mas o que mais me inspira é saber, após ler está obra, que Jane usou elementos de sua própria vida para dar vida e veracidade a cada personagem.
Catherine Reef tem uma escrita fluída e bem gostosa. E é utilizando desses artifícios que ela destrincha ao longos das páginas a vida dessa escritora, que por ter nascido antes da invenção da fotografia, não possui nenhum registro visual (na verdade a apenas uma silhueta, essa da capa do livro, que suspeita-se pertencer a Jane, e uma pintura que sua irmã fez dela, que muitos afirmam não se parecer em nada com a real Jane). Quem foi Jane Austen? Como era sua vida? Seu núcleo familiar? Todas essas perguntas são respondidas ao longo da leitura, e, quase ao final da obra, podemos acompanhar e comparar sua vida com suas obras. Particularmente, eu achei a leitura fascinante e devorei o livro inteiro em um único dia. E agora estou mais ansiosa para ler todas as obras da autora.
Catherine Reef veio mostrar que biografias não são enfadonhas e cheias de poeira, são histórias de vidas reais, pessoas reais que tem lições para nos ensinar. Eu amei a leitura e super recomendo, até admito que agora consigo entender porque Jane Austen é considerada uma mulher tão brilhante.
Nunca li nenhum livro dela, já é uma boa dica de onde começar!
ResponderExcluirLinda a capa, sempre ouvi falar bem da escrita da Jane Austen, mas até hoje nunca li nenhum dos livros dela.
ResponderExcluirAchei legal da Catherine fazer uma biografia da Jane,com certeza pretendo dar uma chance, obrigado pela dica