10/06/2016

Livro: Menina Má / Filme: The Bad Seed (A Tara Maldita)


0Título do livro: Menina Má 
Autor: William March 
Editora: Darkside Books
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 272
Skoob: Adicione
Onde comprar:



Título do filme: A Tara Maldita (The Bad Seed)
Gênero: Suspense, Terror Psicológico, Drama
Direção: Mervyn LeRoy
Elenco: Nancy Kelly (Christine Penmark), Patty McCormack (Rhoda Penmark), Henry Jones (LeRoy), Eileen Heckart (Mrs. Daigle), Evelyn Varden (Monica Breedlove), William Hopper (Kenneth Penmark), Gage Clark (Mr. Task), Jesse White (Emory), Paul Fix (Richard Bravo).
Ano de Lançamento: 1956
Duração: 129 minutos
Minha Avaliação das duas obras: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (pode por mais?)

"O que você me dá em troca se eu te der uma cesta de beijinhos?"

Hoje vou falar sobre duas obras maravilhosas que tive o prazer de ler e assistir durante essa segunda semana de junho. Primeiro, vou contar pra vocês sobre o lançamento do mês de maio da diva Darkside Books, Menina Má, de autoria de William March. E depois fazer algumas comparações com a adaptação cinematográfica, The Bad Seed, traduzido aqui no Brasil como "A Tara Maldita". 

"Ela não tinha nenhuma das culpas e medos comuns da infância; e, era claro, não tinha qualquer capacidade de afeto, preocupando-se somente consigo mesma. Mas talvez o traço mais notável nela fosse sua inesgotável cobiça."


O livro - publicado originalmente em 1954, sendo o último trabalho do autor - narra a história da família Penmark, formada pelo pai, Kenneth Penmark, um coronel do exército que vai passar um tempo fora de casa a trabalho, Christine Penmark, esposa, mãe e dona de casa dedicada, e Rhoda Penmark, a adorável filhinha de 8 anos do casal. A menina fica ora sob os cuidados da mãe ora sob os cuidados da vizinha  do andar de cima, Monica Breedlove, uma senhora solteira e bem falante, que adora analisar psicologicamente as pessoas; mora com o irmão Emory, também solteiro e mais reservado que a irmã. Rhoda parece ser a filha perfeita, com suas duas trancinhas e seus vestidinhos de boneca, educada, alegre, organizada, que nunca se suja ou nunca desarruma o seu quarto. Mas a menina esconde o capeta em forma de guri.

"'Eu sei que, no fundo, você está muito triste, minha linda.' Rhoda encaixou uma peça do quebra-cabeça em seu devido lugar e então, voltando-se para a mãe, disse, em tom surpreso: 'Não sei do que você está falando, mãe. Não sinto nada.'"

A mãe só começa a notar que a filhinha tem algo de estranho após um acidente fatal envolvendo um colega de sala da menina, num piquenique organizado pela escola. O garoto, Claude Daigle, alguns dias antes, havia ganhado uma medalha de melhor caligrafia num concurso, prêmio que Rhoda creditava para si e deixava bem claro que não suportava a ideia de que a medalha não havia sido para ela. Ao que parece, a última criança a ver o menino vivo teria sido Rhoda, que antes do suposto acidente, foi vista perturbando o garoto, querendo tirar-lhe a medalha. 


Após a morte do garoto Daigle, Rhoda chega em casa e se mostra completamente indiferente ao acidente, como se nada houvesse acontecido de tão grave e horrível. A partir desse dia, Christine começa a achar que tem algo de errado com a filha, principalmente depois que ela solta a pérola: "Por que eu deveria sentir pena? Foi Claude Daigle quem se afogou, não eu". Pasmem! A mãe começa a investigar sobre esse tema delicado e mal sabe ela que isso pode levar a descobertas sobre até mesmo seu próprio passado.

"Christine, observando-a, pensou: 'Ela não tem a menor capacidade de sentir remorso nem culpa. Ela é completamente despreocupada.'"



De personagens importantes, ainda temos a mãe do garoto, Mrs. Daigle, que ficou super arrasada com a morte do filho, e aos poucos também começa a desconfiar de Rhoda; e o zelador LeRoy, um homem sinistro que percebe que Rhoda é uma garota peculiarmente sinistra como ele, e começa a perturbar a menina quando descobre que ela foi a última a ver o garoto morto. Mal sabe ele o quanto ela pode ser ainda pior do que si.

 "Eu achei que conhecesse meninas más, mas você é a pior de todas."


Quanto ao filme, ele segue a mesma ideia. Algumas pequenas diferenças no desenrolar da história, por exemplo, o pai Kenneth Penmark (William Hopper), mesmo afastado da família, se mostra mais presente no filme que no livro, vemos mais cenas com ele. O avô da menina, Richard Bravo (Paul Fix), que não aparece no livro, aparece no filme. E claro, o final do filme é completamente diferente do livro, que eu não vou contar aqui né, vocês vão ter que descobrir os dois finais e as outras surpresas da história por conta própria. 


Preciso parabenizar Patty McCommark pela brilhante atuação no papel de Rhoda, seu semblante passa de menina meiga e boazinha para uma psicopata num piscar de olhos. Para uma criança interpretar uma sociopata tão bem assim é difícil. Merecia ter levado o Oscar de melhor atriz coadjuvante que concorreu. Nancy Kelly (Christine Penmark) também conseguiu passar todo o drama que a mãe da menina transmite no livro, pode esperar muito drama da parte dela. Meus parabéns a Eileen Heckart, que interpreta Mrs. Daigle, atuou muito bem também, uma mãe arrasada, completamente bêbada, de luto, obcecada pela medalha do filho que misteriosamente sumiu; e a Henry Jones que interpreta LeRoy, o sinistro jardineiro / zelador do condomínio onde eles vivem. O filme concorreu a mais três Oscar, melhor atriz coadjuvante para Eileen Heckart (que ganhou o Globo de Ouro pelo mesmo papel), melhor atriz para Nancy Kelly e melhor diretor de fotografia para Harold Rosson.


A edição da Darkside Books está, como sempre, impecavelmente perfeita. Acho que no momento é o livro mais lindo de minha estante, como você pode visualizar nas fotos. Os detalhes da capa, acabamento, imagens, tudo muito perfeito, parabéns. No mais, não é uma história de terror. Se estava com medo de ler/assistir essa obra por esse motivo, não se preocupe mais. O livro tem um misto de drama e suspense, assim como o filme. O curioso é que esse filme foi o primeiro a trazer uma criança como um ser maligno, servindo de base para todos os outros que conhecemos, A Profecia, Chucky, Annabelle, A Órfã, O Chamado, etc (AQUI tem 15 personagens infantis mais macabros do cinema/literatura). Até Dexter também foi influenciado por Rhoda, pois sua psicopatia é notada justamente na infância. O mais interessante é a pergunta final que fica para o leitor/espectador: uma criança assassina é produto do meio-ambiente que vive, ou existe mesmo a tal semente do mal? Boa leitura e bom filme! 

"Será a maldade uma espécie de semente que carregamos dentro de nós, capaz de brotar na mais adorável das criaturas?"

Trailer:




17 comentários:

  1. Infelizmente, mesmo a edição sendo maravilhosa, morro de medo de ler esse livro! puro medo dessa menina psicopata rsrs, achei as ilustrações do livro belíssimas, o filme parece ter uma boa produção, mas sou apavorada com filmes de terror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, acho q não é um livro pra ter medo, é mais um trama psicológico, sabe? Acabei de ler e super recomendo... Vc sente aflição pelas coisas que acontecem mas não tem nada que faça vc ter medo...

      Excluir
    2. É isso mesmo que Luane falou, Maria Fernanda. Pode ler sem medo. O filme nem corpos mostra, por ser da década de 1950, mais conservadora, a coisa era menos explícita, até por conta dos financiamentos né, e por ser o primeiro a ter uma criança como vilã. Pode assistir também sem problema, teve mais drama do que tudo rs mas com boas atuações.

      Excluir
  2. Adoro histórias de terror. Não vejo a hora de adquirir esse livro é poder desfrutar dessa história. Parabéns pela resenha. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lilly! Volte sempre! Esse livro era meu sonho de consumo (e qual darkside não é, né mesmo?) *-*

      Excluir
  3. Gosto muito de livros que abordam pessoas problemáticas e usam a psicologia para resolver ou amenizar casos assim, sou muito curiosa em relação a isso. A princípio esse livro não me chamou a atenção, mas depois de ler alguns comentários e resenhas, estou muito curiosa para saber mais sobre o desenrolar da história.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayenne, recomendo muito, principalmente se é disso mesmo que você gosta. Ele tem uma escrita muito fluida, quando eu vi já tinha terminado o livro! Beijos!

      Excluir
  4. MEU DEUS DO CÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUU...
    Acabei AGORA de ler o livro e sinceramente, amei, amei de paixão... livro mais lindo, edição perfeita.. Sobre a trama, gente, fiquei sem ar com o final... Parabéns pela resenha Marikita...

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca pra ler esse livro, e é um dos lançamentos que mais estou querendo no momento! Adorei a sua resenha, e fiquei ainda mais curiosa com essa leitura.
    Já tô sentindo até pena de quem convive e suspeita da Rhoda.
    Eu ainda não assistir ao filme, mas pretendo fazer isso depois de ler o livro, e fiquei curiosa sobre essas diferenças do final. Espero poder ler em breve! Beijo :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei a resenha, confesso que não sentia muita vontade de ler o livro, mas agora fiquei super empolgada, e irei ver o filme também, já havia visto cenas dele, mas nunca pensei em assistir, não gosto muito de filmes antigos, ainda mais esse preto e branco ainda hahaha, mas farei um esforço para ver.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de historias de terror, essa bonequinha ai da medo.

    ResponderExcluir
  8. Morro de medo de histórias de terror kkkk
    Não me joguem kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Achei o máximo a diagramação deste livro, eu não curto muito histórias de terror por me dar medo, então não sei se leria este livro, mas a capa e diagramação está ótimas.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Que capa linda, realmente a Darkside caprichou, achei bem interessante a historia do filme e do livro, não sabia que esse foi o primeiro a trazer esse tema e sendo uma historia mais puxado para o drama e suspense me deixou curiosa !!

    ResponderExcluir
  11. Quero ler esse livro, realmente parece ser ótimo! Mas achei que tinha mais terror!
    Essa menininha é doida, medooo hahaha
    Quero ver o filme também, pena que não é tão fiel ao livro né?

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha, Mariana!!! :D Rhoda acaba nos fazendo refletir sobre todas as crianças que conhecemos ou já vimos por aí, não é mesmo? kkk E adorei saber que o livro não tem o mesmo final que o filme, o que também me faz querer ler logo o livro para descobrir que final será este. O.O

    Abraços. o/
    Sucesso sempre. :D

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...