14/02/2012

O Diabo Veste Prada

Livro: O Diabo Veste Prada (The Devil wears Prada)
Autor: Lauren Weisberger
Editora: Grupo Editorial Record Best Bolso
Ano: 2003
Número de Páginas: 392

“Para a maioria das pessoas, a campainha do telefone era um sinal bem vindo. Alguém estaria querendo falar com você, dizer um alô, saber como está, ou fazer planos. Para mim, desencadeava medo, ansiedade intensa e pânico de fazer parar o coração.”
O Diabo Veste Prada é um best-seller norte-americano, escrito por Lauren Weisberger. Conta a história de Andrea Sachs, uma garota do interior recém-saída da faculdade, que consegue o emprego que um milhão de garotas se matariam para ter: o de assistente de Miranda Priestly, lendária editora de uma revista de moda chamada Runaway. Miranda é conhecida pelo seu autoritarismo e seu modo de fazer toda a sociedade nova-iorquina temê-la por seu poder de erguer ou destruir uma carreira. Ela consegue transformar a vida de seus subordinados num verdadeiro inferno! Um verdadeiro demônio vestindo Prada.

De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Logo no primeiro dia, Andrea percebe que seu trabalho será atender aos caprichos da chefe, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda. Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia; buscar um conjunto de saias sem ao menos saber o tipo, a grife, ou qualquer detalhe que seja; encontrar manuscritos de livros ainda não lançados para suas filhas; localizar móveis antigos, sem saber o nome da loja; comprar café na Starbucks e ser rápida, pois ela gosta de beber ainda quente; atender aos telefonemas de Miranda às 2 da manhã, etc. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea.

O maior problema é que, ao trabalhar para Miranda, Andrea começa a deixar de lado as pessoas mais importantes para a sua vida, como por exemplo, seu namorado Alex, sua melhor amiga Lily, e seus familiares. Ou faz isso ou perde o emprego. Ela começa a ficar dividida entre dar atenção aos amigos e atender aos pedidos mirabolantes de Miranda. 

Um livro que mesmo descompromissadamente, passa grandes lições sobre o relacionamento interpessoal no trabalho. Coincidência ou não, a autora teve uma experiência de trabalho muito semelhante ao de Andrea. Ao sair da universidade, foi trabalhar como assistente de Anna Wintour, lendária editora da Vogue americana. Em 2006 foi lançado aos cinemas o filme homônimo, estrelado por Meryl Streep como Miranda e Anne Hathaway como Andrea. O filme é muito bom, mas, como sempre, não é completamente igual ao livro, que é muito melhor! Boa leitura!


2 comentários:

  1. Eu sou apaixonada pelo filme e quero muito ler o livro, ainda mais agora que tem a continuação.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...