30/04/2013

Livro: O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares

Livro: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Ano: 2011
Número de Páginas: 335
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

"Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito..." Tim Burton
O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares conta a história de Jacob Portman, um jovem de 16 anos que cresceu ouvindo histórias fantásticas do seu avô Abe Portman, sobre sobre monstros e crianças estranhas. À medida que crescia, percebia que as histórias eram apenas para diversão, mas nunca perdeu o afeto pelo avô. Mesmo assim, o avô insistia que eram reais e, além disso, vivia falando de proteger a família dos monstros. Todos os parentes creditavam essa fixação à infância muito difícil, pois ele foi um judeu que sobrevivera à Segunda Guerra Mundial vivendo em um orfanato junto com outras crianças aparentemente na mesma situação.

Mas uma tragédia acontece. Jacob encontra seu avô quase morto em circunstâncias misteriosas. Este em seus últimos minutos lhe dá instruções para voltar a ilha onde morava e procurar pelo orfanato em que viveu e pela "Ave", seguido de uma data específica: 03/09/1940. Jacob começa a desconfiar de que ou está louco ou o avô não inventou suas histórias, e após passar por alguns tratamentos médicos, resolve viajar para uma ilha na costa do País de Gales a fim de desvendar o passado de Abe Portman e as histórias fantásticas que ele contava. Levando consigo um conjunto de estranhas fotos de época deixados pelo avô, das crianças peculiares que com ele residiam no orfanato da Srta Peregrine, a verdade que ele eventualmente descobrirá desafiará a sua credulidade e mudará por completo a vida ordinária que levava até então.

O livro é repleto de fotografias de época retratando cenas bizarras, como crianças contorcionistas, vestindo fantasias macabras e outras. Todas são verdadeiras, vindas do acervo de colecionadores, e estão espalhadas ao longo dos capítulos para ilustrar seus personagens e situações. São o ponto de partida do enredo, sendo as pistas iniciais que Jacob possui para ir atrás dos segredos do seu avô, e é de se imaginar que o próprio livro e seus personagens tenham sido estruturados pelo autor a partir das imagens que encontrava.

O livro tem um quê de juvenil, mas eu achei uma história muito boa, diferente, nunca ia imaginar um enredo como o desse livro. Confesso que comecei a ler achando que seria um terror a lá O Exorcista (e afinal de contas as "crianças peculiares" não receberam esse nome à toa), mas está mais para um mistério envolvendo ficção e fantasia, muito bem escrito por sinal. Para um escritor de primeira viagem, achei que Riggs foi muito bem. Espero ansiosa pela continuação, e pelo filme - sim, Tim Burton resolveu fazer uma adaptação para os cinemas (só poderia vir dele, claro)! Agradeço desde já meu grande amigo Vinícius Hipólito, que me presenteou esse livro no natal com uma leve indicação minha :D! Recomendo e boa leitura!

Algumas das fotografias presentes no livro:






2 comentários:

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...