Autor: Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 301
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
"A série de televisão Friends era exibida desde que ela nascera, ou pelo menos era essa a sua impressão, e sempre que via um episódio, Melanie se espantava com a presunção com que aqueles seis nova-iorquinos passavam o tempo numa cafeteria batendo papo sem se dar conta da liberdade que tinham."
Num belo domingo de setembro do ano de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para todos os vizinhos. Mais tarde naquele dia, assassinou a esposa Allie e a filha Meg de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. O pai nunca foi preso. Por isso que ninguém tem conhecimento de que Meg Miller havia sobrevivido e vivido 15 anos escondida com os tios sob o nome falso de Melanie Denison. Nunca pode viajar, ir a festas, tirar fotografias e não tem Internet em casa, com medo de que Ramsey pudesse encontrá-la e finalizar o que havia começado anos atrás. Mas uma coisa inesperada acontece na vida de Melanie e então ela decide que chegou a hora de fazer o trabalho que os policiais e do FBI não conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre. Essa é basicamente a sinopse de A Garota Sem Passado, lançamento de fevereiro da nossa parceira Arqueiro.
A maior parte do livro é narrada ora por Melanie/Meg, ora por Ramsey. E logo no início do livro, temos a visão do ex-jornalista Arthur Goodale sobre o caso: Arthur, agora idoso e bem doente, tem um blog onde ele escreve sua opinião sobre vários assuntos. Um deles é o caso Ramsey Miller, que ele chama de seu próprio Moby Dick, já que passou anos de sua vida questionando as descobertas da polícia e o fato de nunca terem encontrado Ramsey. Sua última postagem no blog acontece justamente depois de ter sido internado no hospital, onde o vemos se despedindo dos leitores e expondo sua decepção por nunca terem prendido seu Moby Dick; provavelmente ele iria morrer antes de que o capturassem.
Após esse primeiro contato com o caso, conhecemos Melanie Deninson, uma jovem de 17 anos, que vive numa pacata cidade do interior da Virgínia Ocidental em companhia dos tios num velho trailer. Ela e seus tios Wayne e Kendra vivem praticamente isolados do resto do mundo, para a segurança de Melanie, pois a garota é a filha de Ramsey Miller, o assassino foragido. Nada de amigos, de fotografias, de festas, de Internet, somente escola-casa, casa-escola. Até sua faculdade teve de ser uma comunitária em regime parcial. Universidades normais eram sinônimos de grêmios estudantis, carteirinhas de estudante e um campus aberto onde qualquer um poderia segui-la e fazer sabe Deus o que.
Apesar de todo esse regime fechado, Melanie acaba por se relacionar secretamente com Phillip, um professor da escola onde ela havia cursado o ensino médio. Um belo dia descobre algo que mudaria sua vida para sempre: estava grávida. Ela começa a imaginar como seria sua vida fugindo de seu pai e agora tendo que proteger mais uma pessoa. Decide então que não vai mais viver no anonimato e nem colocar seu filho junto nessa vida clandestina. Melanie resolve voltar a Silver Bay para procurar por Ramsey Miller e descobrir o que realmente aconteceu naquela noite de setembro de 1991. Para isso, precisa conversar primeiro com Arthur antes que ele viesse a óbito.
"No entanto, o jornalista Arthur Goodale estava vivo, pelo menos por ora, e ela precisava ve-lo o quanto antes para descobrir tudo o que ele sabia a respeito do assassinato. Depois faria aquilo que até então ninguém conseguira fazer: encontraria seu pai antes que ele a encontrasse. Só assim ela e seu bebê poderiam viver sem medo."
Em paralelo, conhecemos Ramsey Miller: como foi sua vida na infância com os pais que se amavam muito mas viviam brigando, a morte da mãe, sua saída de casa, os vários crimes que cometeu na juventude e o momento em que decidiu mudar de vida: quando conhece sua futura esposa Allie. Vemos também o que Ramsey, agora com mais de 30 anos, caminhoneiro, casado e pai de uma garotinha de quase 3 anos de idade, fez nas vésperas do assassinato.
O livro é bem a cara de um suspense policial, mas achei a caracterização de Ramsey Miller um pouco forçada, principalmente as partes onde ele praticamente vira um lunático quando começa a crer numas teorias malucas de fim do mundo rs. Mas foi bem interessante conhecer a parte complexa da sua juventude e as consequências dessa vida na sua personalidade adulta.
O final foi surpreendente e óbvio ao mesmo tempo. Óbvio porque eu já sabia quem não seria o(a) assassino(a), mas minhas suspeitas jamais chegaram no(a) verdadeiro(a) criminoso(a) e eu gostei disso. Fora que houve algumas revelações bombásticas sobre a vida de Melanie que... Bem, deixo pra você descobrir quando ler. Fiquei de olhos arregalados e queixo caído. É um livro que recomendo principalmente se você gostas de suspenses policiais onde toda a trama descrita só se encaixa e faz sentido no final, e te surpreende completamente como aconteceu comigo. Boa leitura!
O final foi surpreendente e óbvio ao mesmo tempo. Óbvio porque eu já sabia quem não seria o(a) assassino(a), mas minhas suspeitas jamais chegaram no(a) verdadeiro(a) criminoso(a) e eu gostei disso. Fora que houve algumas revelações bombásticas sobre a vida de Melanie que... Bem, deixo pra você descobrir quando ler. Fiquei de olhos arregalados e queixo caído. É um livro que recomendo principalmente se você gostas de suspenses policiais onde toda a trama descrita só se encaixa e faz sentido no final, e te surpreende completamente como aconteceu comigo. Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos diga o que achou: