Autor: Lance Rubin
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 336
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde comprar:
O que você faria se soubesse o dia exato de sua morte? O que mudaria na sua vida se, aos 5 anos de idade, você (e todas as pessoas do mundo) soubesse exatamente quantos anos, semanas e dias lhe faltam sobre a Terra? Essa é a premissa de "O dia da morte de Denton Little", do autor Lance Rubin. O livro é um YA que se passa em um mundo muito parecido com o nosso, com a exceção que, por lá, os cientistas conseguem fazer um monte de cálculos e exames genéticos, e assim definir com precisão a data da morte de cada pessoa que nasce.
É nesse contexto que conhecemos o jovem Denton Little, um adolescente de 17 anos cujo dia da morte, adivinhem, é hoje! Apesar de todos os planos que ele tinha para passar suas últimas horas com amigos e familiares, as coisas saem estranhamente dos planos, e seguimos então por uma série de erros e contratempos cuja única certeza, é claro, é que Denton não sairá vivo dessa história.
Falar muito sobre a história seria estragar a surpresa e o prazer de saborear essa história página a página, detalhe a detalhe. Denton é um garoto tímido mas ousado, estranho mas divertido, e boa parte do interessante neste livro está na narração em primeira pessoa pelo próprio Denton, que sabe dosar ação e reflexão de maneira precisa, e cujas reviravoltas vão fazer você virar as páginas mais rápido do que a hora da morte de Denton Little se aproxima. E os demais personagens são tão interessantes quanto ele.
"O dia da morte de Denton Little" é uma imensa bola dentro, porque consegue tratar de um tema pesado e polêmico de forma leve, mas sem ser raso. Impossível passar pelas páginas e não refletir se agiríamos da mesma forma que Denton se soubéssemos que vamos morrer, ou se faríamos nossas últimas escolhas da mesma forma que ele.
A história se desenvolve cercada de mistérios e surpresas, e o final da história é realmente surpreendente. Um ou outro aspecto do desfecho não me agradaram muito, mas nada que estragasse a experiência da leitura ou o grau de diversão desse que é um dos melhores YAs que li em muito tempo. Só acho que você deveria fazer o mesmo!
Oi,história diferente essa!
ResponderExcluirE que experiência terrível essa de saber exatamente o dia que iremos morrer.
A única certeza que temos é essa,mas é reconfortante imaginar que vai demorar bastante.
Bem,e por achar a trama diferente, gostaria de saber o que acontecerá com o Denton.
Será que dará valor a cada segundo do seu dia? :)
Nunca vi um enredo tão distinto de outros, mas esse é bem legal! A estória desse garoto parece bem divertido mas ao mesmo tempo sinistro. Espero ler em breve.
ResponderExcluiradorei a resenha, adoro protagonistas homens. Já coloquei na minha lista de próximas leituras
ResponderExcluirOlá João Paulo, achei no mínimo curioso e começo respondendo sua pergunta: o que eu faria se soubesse o dia da minha morte? Bem, isso dependeria de quantos anos eu iria ter quando morresse, assim poderia traçar alguns pequenos detalhes de minha vida, mas se fosse tao jovem quanto o protagonista desse livro eu nem sei responder! hihih Muito boa a dica, vou procurar e ler!
ResponderExcluir"O que mudaria na sua vida se, aos 5 anos de idade, você (e todas as pessoas do mundo) soubesse exatamente quantos anos, semanas e dias lhe faltam sobre a Terra?"
ResponderExcluirMe lembrou um pouco de um filme que adoro 'O Preço do amanhã', onde as pessoas lutam pra ter mais uma hr de vida.
Adorei a resenha do livro, lerei