01/10/2010

Wicked – Maligna (A versão da Bruxa)

Wicked – Maligna (A versão da Bruxa)
Autor (a): Gregory Maguire
Editora: Ediouro
Nº de páginas: Aproximadamente 416 (depende da edição)

Quem nunca ouviu falar da história do Mágico de Oz? Aquela onde uma adorável garotinha chamada Dorothy e o seu cãozinho acabam indo parar em um mundo governado por um misterioso mágico. Na jornada ela acaba tendo como companheiros um homem de lata que deseja possuir um coração, um leão covarde e um espantalho.


“Bem”, disse a Cabeça, “Eu lhe darei minha resposta. Você não tem o direito de esperar que eu lhe mande de volta ao Kansas a menos que faça alguma coisa por mim em troca. Neste país, todos devem pagar por tudo o que conseguem. Se você deseja usar o meu poder mágico para que eu a mande de volta para casa, deve primeiro fazer uma coisa por mim. Ajude-me e eu lhe ajudarei”.
“O que devo fazer?”, perguntou a garota.
“Mate a Maléfica Bruxa do Oeste”, respondeu Oz.
(L. Frank Baum, O Mágico de Oz)
Em Wicked – Maligna (A versão da bruxa) o leitor é apresentado a mesma história do Mágico de Oz, só que por um ângulo diferente, pela visão da “Bruxa”. O livro começa antes do nascimento da nossa querida Elphaba (a bruxa, que de bruxa não tem nada) e narra os fatos de sua vida. Assim o leitor pode ter uma idéia de como é a personalidade de Elfinha (apelido de infância de Elphaba), o que a tornou o que é como conseguiu o título de Maléfica Bruxa do Oeste.
É uma narrativa concisa e intrigante que prende a atenção do leitor a cada segundo, e faz com que se enxergue além do que foi dito por L. Frank, Gregory Maguire consegue transformar a personagem odiada de Oz, em uma verdadeira heroína, com seus defeitos e qualidades, a humaniza e faz com que os leitores se solidarizem e comecem a pensar se o mágico de Oz é realmente o bonzinho que aparentava em o Mágico de Oz.
“Ninguém nunca sabe como a bruxa se tornou malvada, ou se essa era a escolha certa para ela.” (Maligna) 
Este trecho do livro, em minha opinião descreve exatamente o que pensei ao terminar o livro e comparar a história original com essa “adaptação”. As coisas podem ser completamente diferentes, depende totalmente do ponto de vista que você analisa.
Recomendo e assino embaixo! Como já diz a própria capa do livro: “Para os que amam ou odeiam o Mágico de Oz.” O livro Wicked virou um famoso musical da Brodoway e já existem planos para transformá-lo em filme! ;D


2 comentários:

  1. Soou interessante, vou procurar a livraria mais próxima (sua casa) para adquirir! xD

    ResponderExcluir
  2. Milena, adorei o blog!
    Me deixou com vontade de ler os
    livros! Com certeza vou voltar aqui!
    Beeijo

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...