31/10/2016

Livro: A Sala do Tempo

Título: A Sala do Tempo
Autor: Renan Bernardo
Editora: Madrepérola
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 160
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione

"Este lugar é amaldiçoado, lembram como está o pobre Tom?"

Já imaginou poder parar o tempo? Quando bem entendesse, num piscar de olhos, fazer tudo ao seu redor parar enquanto só você continua ativo. E ai quando quisesse, era só fazer o tempo andar de novo, de onde havia parado. Parece maravilhoso, né? Mas o escritor Renan Bernardo nos mostra em A Sala do Tempo que talvez mexer com o tempo não seja uma boa ideia.

Em A Sala do Tempo, conhecemos vários personagens diferentes em épocas diferentes. A primeira história é sobre o casal Jonas e Helena. A moça havia terminado o namoro, o que deixou o apaixonado Jonas desesperado. Quando criança, Jonas costumava passar horas numa livraria da cidade, lendo os livros e observando os desenhos do papel de parede. Agora, a livraria estava abandonada, mas Jonas achou que era um ótimo lugar para pensar sobre o que havia acabado de acontecer.

Lá ele se depara com uma porta de ferro que dava para uma sala vazia e escura. Encontra um interruptor e acende a única lâmpada do local. Resolve entrar e acaba dormindo algumas horas. Ao sair da sala, percebe que o papel que ele havia jogado fora antes de entrar nela estava caindo como se ele tivesse acabado de jogá-lo. Estranho, mas Jonas ignora e sai da livraria sem perceber que o relógio que ficava em cima do Banco mostrava a mesma hora que ele havia entrado na sala. Mas ele nota um detalhe: como ele pôde dormir horas naquela sala e o céu ainda estar claro?

Voltando mais uma vez à sala misteriosa em outro momento, Jonas finalmente se dá conta do que aquela sala vazia era capaz de fazer com o mundo do lado de fora. E acha isso maravilhoso! Ele começa então a frequentar mais e mais a sala, onde o tempo só passa em seu interior, a fim de preparar uma surpresa para Helena, achando que com isso poderia conquista-la novamente. O que Jonas não se dá conta é que quanto mais tempo ele passa na sala, mais o tempo avança para si, e menos avança para o lado de fora. 

Sua permanência na Sala do Tempo desencadeia uma a série de histórias aterrorizantes e desesperadoras, que leva a outras pessoas, em outras épocas, e mexe com as vidas de padres, crianças e todos os moradores da cidade, cidade esta assombrada por uma sala vazia que guarda muitos segredos malignos. E ainda tem o sorveteiro, bem humorado e com seu dente de ouro, que está sempre percorrendo as ruas da cidade com seu caminhão branco, vendendo seus sorvetes vermelhos. O que será que um simples sorveteiro e aquela sala misteriosa da antiga livraria têm em comum?

Comprei esse e-book no Pacotão Literário de agosto e resolvi ler só agora em outubro. Tem alguns que ainda não li, mas tenha muita calma nessa hora que em breve eu lerei e vou resenhá-los aqui. Achei A Sala do Tempo muito bem construído, e a escrita de Renan muito boa e fluída. O livro parece uma coleção de contos com um personagem em comum: a tal sala misteriosa. Mas é escrito como um enredo só. Conforme o livro vai evoluindo, vai ficando ainda mais tenebroso e vamos descobrindo mais sobre a Sala do Tempo e do que ela é capaz. E vamos cada vez mais perdendo o gosto por sorvetes! É bem curtinho, dá pra ler em um dia ou dois. Uma ótima pedida para hoje, já que é Halloween. Se você estiver com o dia livre, garanto que não vai querer largá-lo! Boa leitura! 


Um comentário:

  1. Olá,fiquei curiosa em descobrir o segredo dessa sala misteriosa.
    E esses contos parecem ser muito assustadores.

    Boa dica!

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...