24/01/2013

Filme: 13 Fantasmas

Filme: 13 Fantasmas
Título Original: Thir13en Ghosts
Gênero: Terror
Ano: 2001
Duração: 91 minutos
Diretor: Steve Beck
Elenco: Tony Shalhoub (Arthur Kriticos), Embeth Davidtz (Kalina Oretzia), Matthew Lillard (Dennis Rafkin), Shannon Elizabeth (Kathy Kriticos), Alec Roberts (Bobby Kriticos), Rah Digga (Maggie Bess), F. Murray Abraham (Cyrus Kriticos), J. R. Bourne (Ben Moss).

Em 13 fantasmas, um milionário excêntrico chamado Dr. Cyrus Kriticos tem uma misteriosa obsessão por aprisionar almas penadas. Na que seria sua última caçada, o milionário acaba morrendo e o único herdeiro é um sobrinho, Arthur, que havia passado por um trágico incêndio em que perdeu sua esposa e a casa onde moravam, adquirindo problemas para pagar as contas de onde mora.

Arthur recebe então a notícia de que vai receber uma grandiosa mansão como herança do tio. Acreditando que esta é a sua chance de recomeçar, muda-se imediatamente para essa mansão, com os filhos e a empregada. Mas logo descobrem que o que parecia ser uma maravilhosa obra da arquitetura moderna na verdade é uma máquina diabólica que aprisiona 12 fantasmas sanguinários. Para piorar, por um descuido, os fantasmas começam a escapar um a um. Arthur começa então uma busca pela proteção dos filhos enquanto tenta desligar a máquina que soltou os fantasmas pela casa.


Essa é basicamente a história do filme. Parece até mais uma história de fantasmas em mansões mal assombradas e cheias de teias de aranhas, porém nesta existe a diferença de que a mansão não é uma casa enorme e caindo aos pedaços, e sim uma arquitetura ultramoderna, paredes de vidro e mecanismos de alta tecnologia, sinceramente, A mansão. O problema do filme foi a justificativa para tal construção. Começou até bem, mas depois que você descobre o propósito do Cyrus em aprisionar os fantasmas, é que a coisa muda de figura.

Sabe Sessão da Tarde? A sinopse do filme poderia ser descrita total e completamente como: "Essa turminha do barulho vai passar por altas enrascadas para tentar se livrar dos fantasmas da pesada, se envolvendo em aventuras eletrizantes, aprontando muita confusão!" Acrescente apenas o sangue falso e as mortes, e é isso aí. Ah sim, acrescente também a trilha sonora mais nada a ver que eu já vi nada vida em um filme de "terror". Não sei como foi o primeiro filme, de 1960, mas esse foi sem sal.

Gostei da maquiagens dos fantasmas, apesar de não ter nada de tenebroso nelas. Não considero um filme de terror. Nem A Hora do Pesadelo foi tão bizarro. Pelo menos Freddy me faz rir horrores, adoro ele! Terror pra mim, ou me faz rir, ou me dá medo mesmo. Quando não consegue nenhum dos dois, ou ele é A Lenda de Bloody Mary (idiota demais, que eu prefiro não perder meu tempo lembrando que eu perdi meu tempo assistindo), ou vira um filme "Sessão da Tarde": aquele filminho legalzinho, que dá pra matar o tempo se você não tiver nada melhor pra fazer. Esse é 13 Fantasmas.

Reparou que eu contei apenas 12 fantasmas mais acima? Mas como, se o nome do filme diz que são 13? Assista e você vai ficar sabendo quem é o 13º. Agora, uma curiosidade que surgiu do filme, foi conhecer as histórias de 11 dos 12 fantasmas aprisionados (sim, o 12º é o próprio Cyrus, o 13º é que eu vou deixar pra vocês descobrirem), o que não nos é contado. Achei esse link do blog Monte Olimpo, que dá pra saber mais ou menos como cada um dos 11 fantasmas morreu. Isso sim foi interessante! Bom filme (ou não)!

Trailer:


Por Mariana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...