14/04/2014

Livro: O Mágico de Oz


Livro: O Mágico de Oz
Autor: L. Frank Baum
Editora: Leya
Ano de Publicação: 1900
Número de Páginas: 192

"- Ainda assim - disse o Espantalho -, quero um cérebro em vez de um coração; porque um tolo não saberia o que fazer com um coração se tivesse um.
- Fico com o coração - respondeu o Homem de Lata. - Porque cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo."
O Mágico de Oz (ou O Maravilhoso Mágico de Oz) é o primeiro de uma série de 14 livros infantis que relata as aventuras da menina Dorothy, do Kansas, na fantástica Terra de Oz. O livro foi um sucesso e até hoje encanta gerações, sem contar nos inúmeros filmes relacionados à sua história, como a adaptação mais famosa, de 1939, produzido pela MGM, vencedor de dois Oscars. L. Frank Baum, o autor, logo na introdução que escreveu em Chicago em abril de 1900, diz que ao escrever o livro visava criar um conto de fadas para os novos tempos que se abriam perante ele, "no qual o deslumbramento e a alegria são assegurados, e o sofrimento e os pesadelos são deixados de fora". 

Dorothy é uma garotinha adorável que morava com os tios e seu cachorrinho Totó numa pequena fazenda do Kansas. Durante uma tempestade de ciclones, Totó desaparece. Dorothy entra no abrigo embaixo da casa para procurá-lo. Porém a casa é levada pelos ares por um tufão, levando-os para uma terra muito distante e desconhecida. Lá chegando, sua casa cai em cima de um bruxa muito má, o que deixa os moradores da região, os homenzinhos Munchkins, muito felizes com a chegada da menina, aclamando-a como heroína, por ter matado a terrível Bruxa do Leste. Então Dorothy descobre que ela e Totó foram parar na fantástica Terra de Oz.

Ansiando por regressar ao Kansas, - apesar de Oz ser completamente o oposto de onde vive, um lugar mágico, colorido e bonito, ao contrário do Kansas, descrito como cinzento e sem graça - Dorothy recebe dos homenzinhos uma estranha dica: deve procurar pelo mágico de Oz, na Cidade das Esmeraldas. Aparentemente, só ele poderia lhe ajudar. Bastava seguir a estrada de tijolos amarelos que chegaria ao seu destino. No caminho, a menina encontra três novos amigos, um espantalho, um homem de lata e um leão, que decidem acompanhá-la na esperança de que o mágico também lhes ajudem: o espantalho gostaria de possuir um cérebro, o homem de lata um coração e o leão, coragem. Enfrentando alguns perigos no caminho, chegam a Cidade das Esmeraldas, onde "encontram-se" com o mágico, mas não pessoalmente, e fazem seus pedidos. O mágico,  que se apresenta a cada um deles numa forma distinta, exige, para que os atenda em cada pedido, que primeiro livrem-se da perigosa Bruxa do Oeste. Então o grupo parte ao encontro da perigosa bruxa, sonhando em concluir sua missão para obterem o que mais desejam. 

É mais um daqueles livros infantis que todas as idades devem ler, a la O Pequeno Príncipe. Cheio de lições, O Mágico de Oz faz tanto sucesso até hoje, que eu já conhecia a história de cabo a rabo antes mesmo de lê-lo. Mas, assim como fiz com O Pequeno Príncipe, fiz questão de ler e apreciei cada linha. Podemos tirar várias lições desse livro, como a importância de valores, como respeito ao próximo, compaixão, solidariedade, além de que às vezes, não precisamos ter tudo aquilo que desejamos para sermos completamente felizes. Basta estar na companhia de pessoas que te façam bem e te cativem. Outra importante lição é:
"Não importa quão secas e cinzentas sejam nossas casas, nós, pessoas de carne e osso, preferimos viver lá do que em qualquer outro país, mesmo que seja bonito. Não existe lugar como nosso lar." (Dorothy).
Não interessa o que pensemos, nenhum lugar nos traz mais conforto do que a nossa própria casa, e nossa casa é onde sentimos que podemos ser nós mesmos sem nenhum tipo de restrição. O Mágico de Oz é um livro maravilhoso, que recomendo para todas as idades, trazendo novos conhecimentos para quem o lê. E conhecimento nunca é demais. Boa leitura ;)


Um comentário:

  1. Amo esta historia, mas infelizmente ainda n tive a oportunidade de ler o livro. Amei a capa do livro.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...