12/06/2014

Série: Penny Dreadful


Título: Penny Dreadful
Direção: John Logan e Sam Mendes
Gênero: Terror, Drama, Ficção
Canal: Showtime
Elenco: Eva Green (Vanessa Ives), Josh Hartnett (Ethan Chandler), Timothy Dalton (Sir Malcolm Murray), Harry Treadaway (Dr. Victor Frankenstein), Reeve Carney (Dorian Gray), Billie Piper (Brona Croft), Rory Kinnear (The Creature), Danny Spani (Sembene)
Ano de Estreia: 2014 (E.U.A.)
Temporadas: 1
Duração dos episódios: 52 minutos

Ambientada na Londres vitoriana do século XIX, a mais nova série de terror do canal Showtime, Penny Dreadful, mescla grandes clássicos da literatura britânica e irlandesa da mesma época, como Dorian Gray - de Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray), Victor Frankenstein e sua criatura - de Mary Shelley (Frankenstein), e Mina Harker  e Dr. Van Hellsing - de Bram Stoker (Drácula).
O episódio piloto começa com um duplo assassinato de uma mãe e sua filhinha, de forma brutal e sem explicação. A polícia logo pensa que Jack o Estripador retornou, mas descarta a opção porque o crime não segue o padrão dele. Ao mesmo tempo, chega a cidade um norte-americano, Ethan Chandler, que se aproveita do fato de ser visto como um indivíduo exótico para ganhar dinheiro impressionando tolos Sirs ao fazer seu show de tiro ao alvo, e também transar com as miladies que caem em sua lábia cheia de promessas e sua imagem de indomado. Podemos perceber também  que  jovem ianque carrega algum segredo sangrento e obscuro de seu passado, pouco revelado. Não vou divulgar minhas suspeitas sobre ele aqui, vai ficar por sua conta e risco descobrir como eu desconfiei do que era logo no segundo episódio rsrs.

Mas não é somente Mr. Chandler que possui segredos. Ele logo conhece a enigmática Vanessa Ives, uma mulher fria, católica devota e cheia de sofrimento - logo veremos a explicação para o peso que ela parece carregar nas costas - que o contrata para um serviço noturno. Ele aceita e logo depois é apresentado ao Sir Malcolm Murray, ex-explorador e pai da então sequestrada Mina Murray, amiga de Vanessa. Os três se infiltram numa espécie de ninho de vampiros - seres até então desconhecidos para Chandler, aparentemente - pois tudo indica que Mina foi levada pelo líder deles. Eles conseguem levar um cadáver dos seres sobrenaturais para ser estudado pelo Dr. Victor Frankenstein, outro com seus segredos também. Dr. Victor é um grande estudioso da anatomia humana e esconde em sua casa um laboratório onde tenta trazer de volta à vida seres humanos já falecidos. E óbvio, ele consegue. Dorian Gray nos é apresentado no segundo episódio, como um jovem aristocrata inglês belo e sedutor, que se atrai por Vanessa, e claro, como todos os personagens, possui seus segredinhos (e é fã de umas orgias também). E todos esses personagens e seus segredos serão relacionados uns com os outros de alguma forma com o decorrer da série.   

Da esquerda para direita: Ethan Chandler (Josh Hartnett), Brona Croft 
(Billie Piper), Dr. Victor Frankenstein (Harry Treadway), Vanessa Ives (Eva
Green), Dorian Gray (Reeve Carney), 
Sir Malcolm Murray (Timothy Dalton),
Sambene (Danny Spani)
Com apenas 5 episódios, por enquanto, já que a primeira temporada ainda não terminou (serão 8 episódios), Penny Dreadful conseguiu uma legião de fãs e será renovada para a segunda temporada. Minha primeira impressão do episódio piloto foi "que bagunça", afinal, é uma mistura de vários clássicos sobrenaturais, então, a princípio sim, fiquei sem entender algumas coisas. Normal, era o primeiro episódio. Nunca julgue uma série pelo primeiro episódio. Acompanhando a história é que se consegue assimilar os mistérios e segredos dos personagens e suas obscuridades, presentes na Inglaterra Vitoriana.

Particularmente, a série se tornou uma de minhas favoritas. Segundo traduções que vi por aí, Penny Dreadful seria o mesmo que  "centavos do terror", uma referência aos folhetins que eram vendidos na época em que se passa a série, que possuíam histórias de terror em série e eram vendidos a centavos, pennies. A caracterização e atuação dos personagens é maravilhosa, a maquiagem dos monstros também, impecável. Sempre gostei das atuações de Eva Green e em Penny Dreadful ela não deixa a desejar. Eva consegue transmitir toda a emoção que seus personagens devem passar, e Vanessa Ives tem uma aura impassível e gelada, e é essa aura que tornou as cenas de desequilíbrio da personagem mais impactantes, porque a queda de um ser humano exige muito de uma atriz. E Eva é capaz de tudo! O que foi aquela possessão do segundo episódio? Ficou curioso? Assista Penny Dreadful!

Trailer (Em inglês):



Um comentário:

  1. Penny Dreadful é uma série que realmente é muito mais vale a pena ver, é uma proposta muito atraente que seus personagens e excelente atmosfera realizado entreter e cativar as pessoas.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...