Gênero: Comédia, Drama
Direção: Marcelo Galvão
Elenco: Lima Duarte (Arlindo), Ariel Goldenberg (Stalone), Rita Pokk (Aninha), Breno Viola (Marcio), Rui Unas (Agente Portuga), Deto Montenegro (Agente Souza), Leonardo Miggiorin (Batatinha Ferrari), Juliana Didone (Patrícia), Marco Luque (Simple Jack), Amélia Bittencourt (Esmeralda), Christiano Cochrane (Otávio Galvão).
Ano de Lançamento: 2013
Duração: 94 minutos
Minha avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Sabe aquele filme que devia fazer parte da Sessão da Tarde, que dá uma lição de moral, mas serve para relaxar e se divertir, chorar também, mas de leve? Esse é Colegas, O Filme. Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03 - sábado passado), a rede Globo exibiu Colegas no Cine Fã-Clube. Quando soube que era este filme, resolvi sentar e apreciar o momento. Vou te contar porquê.
Colegas é um filme nacional de direção de Marcelo Galvão, e conta uma história inusitada, com atores um tanto especiais. O enredo fala sobre um trio de amigos que moravam num instituto já há muito tempo e um belo dia decidiram fugir de lá para viver a maior aventura de suas vidas. O que você pode não saber é que esse instituto é um lar para crianças e jovens com Síndrome de Down. Stalone (sim, o nome é Stalone) é o líder do grupo, e gostava de passar horas e horas assistindo filmes, eram sua paixão. De tanto assistir o filme Thelma&Louise, um filme norte-americano onde duas mulheres cansadas de suas vidinhas sem graça resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada, e por se envolverem num crime são perseguidas pela polícia até o México, Stalone propõe a Aninha e Marcio, seus dois melhores amigos, que caiam na estrada também, com o objetivo de viver grandes aventuras e realizarem seus maiores sonhos.
O três roubam o carro do jardineiro, seu Arlindo, um belo e conservado Kharmann-Ghia vermelho, e partem para a maior aventura de suas vidas. Cada um tem um sonho individual: Stalone gostaria de conhecer o mar, pois achava que sua mãe tinha ido morar no mar quando lhe abandonou deixou ainda bebê; Aninha queria se casar com um músico no dia de São Judas Tadeu, porque achava que assim sua família iria querê-la de volta em casa; Marcio gostaria de voar, porque seus pais tinham ido morar no céu para ajudar os anjos a construírem suas casas. Querendo a todo custo realizarem seus sonhos, os três partem e no caminho assaltam uma loja de conveniência com uma pistola. A imprensa começa a cobrir o caso, alertando as pessoas para os três assaltantes perigosíssimos e fortemente armados. Para resolver o problema, a polícia coloca dois investigadores atrapalhados no encalço dos jovens, que só queriam sair da rotina e serem felizes, vivendo aventuras repletas de momentos inesquecíveis.
Adorei esse filme. Muita gente não daria nada pela atuação dos três jovens com Síndrome de Down, por puro pré-conceito. Acha que só porque tem Down não consegue fazer nada. Se você pensa assim, assista e se surpreenda. Para mim, foi um dos melhores filmes nacionais dos últimos anos. Outra coisa também que as pessoas já julgam sem saber de nada, são filmes nacionais. Acha que porque um ou outro foram ruins, todos são. Deem mais valor aos filmes da nossa terra também, tem muita coisa boa! Até parece que Hollywood só tem filmaço. Para quem não teve a sorte de assistir Colegas na TV semana passada, fica como minha dica de filme para esse fim de semana, prepare-se para boas risadas e para se emocionar também! Bom filme!
P.s.: Você sabia que Síndrome de Down não é doença, mas sim uma ocorrência genética natural no mundo inteiro e pode acontecer em qualquer raça (inclusive em outros animais)? Saiba mais sobre no site da APAE!
Que post lindo! eu adoro filmes que falam sobre esses assunto meio tabus. Gosto muito de saber mais, entrar mais no mundo dos downs, e entender melhor essas questões. Parabéns pelo post! :) beijos,
ResponderExcluirwhoosthatgirrl.blogspot.com
Obrigada Renata! Também gosto desses filmes que nos passam alguma lição de uma forma divertida. Colegas é um filme muito bom! Volte sempre! Beijos =]
Excluir