Título: Antes de Dormir
Autor: S. J. Watson
Editora: Record
Ano: 2011
Número de Páginas: 400
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
"Algo mais foi acrescentado. Algo inesperado, aterrorizante. Mais aterrorizante do que qualquer coisa que vi hoje. Ali, sob o meu nome, em caneta preta e letras maiúsculas, estão quatro palavras. NÃO CONFIE EM BEN."
Tenho que confessar que só li o livro porque vi o filme primeiro. Eu nem sabia de sua existência até compartilhar com vocês minhas impressões sobre o filme Antes de Dormir. Faço muito isso, descubro o filme ou a série primeiro e só então fico sabendo que tem livro. Mas nunca me foi um problema. Mesmo sabendo do final, o livro do escritor inglês S. J. Watson foi um dos melhores que li este ano.
Sabe aquele filme Como Se Fosse a Primeira Vez, com Drew Barrimore e Adlam Sandler? Onde Drew interpreta uma mulher que sofre de amnésia e todos os eventos de cada dia desaparecem de sua memória durante a noite. Ela inocentemente acredita que todos os dias é aniversário de seu pai, que aconteceu no mesmo dia de seu acidente. Adam interpreta um cara que se apaixona por ela e todos os dias tem que conquistá-la. O filme é um romance delicioso, encantador e fofinho. Porém, Antes de Dormir, apesar de seguir a mesma ideia, não é nem de longe do mesmo jeito.
No livro, Christine Lucas acorda todas as manhãs sem se lembrar onde está e quem é o homem que dorme ao seu lado. Muito menos sabe que já tem 47 anos idade. Alguns dias ela acorda achando que ainda é uma criança, outros que ainda tem 29 anos. Ao questionar o homem que acorda com ela, descobre que já viveu quase uma vida inteira, é casada e que o nome dele é Ben Lucas. Ben lhe conta que ela sofreu um acidente, atropelada por um carro, e bateu com a cabeça. Como sequela do acidente, ficou com uma espécie de amnésia, onde ao dormir todas as noites se esquece de tudo que aconteceu durante todo o dia. Sua mente não consegue manter suas memórias, e ao acordar ela não se lembra de nada disso. E já está assim há 22 anos.
O livro começa na primeira parte (dã), onde conhecemos essa história de Christine. Mais tarde, após Ben sair para trabalhar, ela recebe uma ligação do Dr. Nash e descobre que há algumas semanas tem se encontrado às escondidas do marido para fazer um tratamento com esse médico. Uma das fases do tratamento é escrever um diário todos os dias, anotando tudo que lhe acontece. Logo na primeira página do diário, uma frase lhe chama atenção: "Não confie em Ben". Na segunda parte do livro, conhecemos o diário de Christine e tudo que ela vinha anotando há quase um mês. Suas descobertas sobre sua vida, lampejos de memórias, tudo. O dr. Nash a telefona todos os dias para lhe lembrar de ler o diário, e ao lê-lo ela começa a descobrir várias coisas que Ben havia escondido sobre sua vida. Coisas muito importantes mesmo. Apesar de tudo se encaixar aos poucos, ela começa a acreditar que talvez a frase do início do diário pode não fazer sentido.
A terceira e última parte do livro é bastante reveladora. Quando você começa a achar que tudo vai acabar bem, como no filme que citei aí, o autor te surpreende com um final chocante, completamente o oposto do que o leitor vem concluindo juntamente com Christine. Bom, como eu já havia visto o filme, o que é revelado no final não me foi tão chocante, o mal foi esse. Maaaaaas, ainda assim foi um pouquinho, porque como sempre, filmes que são baseados nos livros são adaptados, então é óbvio que no livro acontece muito mais coisa e ambos têm suas diferenças e peculiaridades. O final do livro é ainda muito melhor que o do filme.
Histórias onde o tema central é amnésia já são tão conhecidas que tendem a cair em repetições. Mas Antes de Dormir consegue, porém, levar o leitor até as últimas palavras, sem nenhuma preguiça de terminar. Instigante, emocionante e com um desfecho surpreendente, Antes de Dormir faz o leitor devorar cada página e te deixa com um gostinho de quero mais. É um daqueles livros, ao meu ver, que ao finalizar te deixa com a sensação de "E agora? O que farei da vida sem esse livro? O mundo não faz mais sentido". Um livro tão bom que você quer terminar mas ao mesmo tempo não quer terminar pra que ele não acabe rs. Recomendo! Boa Leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos diga o que achou: