05/09/2017

Livro: As tumbas de Atuan (Ciclo Terramar vol. 02)

Título: As tumbas de Atuan (Ciclo Terramar vol. 02)
Autor (a): Ursula K. Le Guin
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Número de Páginas: 160
Skoob: Adicione
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Onde Comprar:

Vamos falar de coisa boa?! Vamos falar da continuação do livro O Feiticeiro de Terramar! Para começo de resenha, devo dizer que, mesmo que você ainda não tenha livro o primeiro livro do Ciclo Terramar, pode ler este tranquilamente. Apesar de ser uma continuação, os fatos não são sequências diretas, e não há grandes prejuízos para a trama caso não leia o anterior.

A personagem principal deste livro não é o Feiticeiro Ged. COMO ASSIM MILENA?! Bem, ele aparece no livro, mas é bem depois da metade da história. Aqui toda a trama é focada em Tenar. No dia do seu nascimento, Tenar foi considerada a suma sacerdotisa dos Inomináveis. Assim, ela é retirada do seu lar e levada para morar no templo, e, aos seis anos de idade perde seu nome e passa a se chamar Ahra.

Os anos foram se passando, e Ahra continuou vivendo na sua simplicidade. Não temia as trevas, pois era nas mais profundas trevas que os seus senhores habitavam. Mas, tudo muda quando um estrangeiro invade o santuário dos inomináveis: um mago (ninguém menos que nosso mago Ged). Alguém que ela só ouvia falar nas histórias. E ela tem que decidir o que fazer com este profanador.

Uma das coisas que mais gostei no livro foi a questão da protagonista. Ela é forte, ela tem poder, mas ao mesmo tempo, o seu domínio é limitado. Ela não pode fazer tudo que deseja, e está presa as suas crenças. E, não, ela não esperou o príncipe encantado, ou no caso, o mago encantado a socorrer. De certa forma, eles se ajudaram. Um não se salvaria sem a colaboração do outro. Eu gostei desse estilo cooperativo da coisa.

Muita gente pode achar a Ahra uma protagonista fraca, mas é preciso lembrar o período que o livro foi lançado. A Ahra/Tenar é a vovó de todo esse girl power que vemos hoje em dia. Eu amei a leitura, bem fluída, e como o livro é pequeno, devorei a história toda em um único dia. Recomendo.



3 comentários:

  1. Milena,a edição do livro realmente está linda!
    Ainda não li o primeiro livro. Mas ainda vou! :)
    Achei legal que a personagem do segundo livro,se junta com o mago Ged do primeiro.
    E eu não sou tão feminista assim.
    Uma personagem feminina sensível,também é interessante!
    Afinal,existem personalidades diferentes.

    Achei ótima essa continuação!

    Boa dica! :)

    ResponderExcluir
  2. Cada resenha que você trás aqui para o blog dessa série, minha vontade de lê-la aumenta ainda mais. Gosto de continuações que tem outros personagens como protagonistas, nos permite ver o mundo em que a história se passa por outros olhos, também achei legal essa cooperação da Ahra e do Ged, sem um ser melhor que o outro, mas sim duas pessoas que precisam uma da outra para conseguirem se salvar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Milena, conheci o livro pelo blog e sempre achei a história fascinante. E acho que a autora fez um ótimo negócio fazendo a continuação pelo ponto de vista de outra protagonista. Como você disse, a protagonista do livro não é aquela girlpower, acho que nem todos livros precisam de protagonistas fortes e independentes, sempre é legal ter uma protagonista mais mocinha e um pouco dependente dos outros, mas nem tanto kk. E agora fiquei mais interessada ainda para ler os livros <3

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...