10/10/2010

As Crônicas de Nárnia (Volume Único)


Livro: As Crônicas de Nárnia (Volume Único)
Autor: C.S. Lewis
Editora: Martins Fontes
N° de páginas: Aproximadamente 750.

A primeira crônica O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, data de 1949 e publicado em meados de 1950, apesar de que pela ordem cronologica não ser a primeira crônica, é a mais famosa. A série foi escrita entre 1949 e 1954.
As primorosas ilustrações do livro são de Pauline Baynes, que é a ilustradora das versões originais.
Emocionante e estimulante, são as melhores definições pras aventuras que acontecem no mundo de Nárnia, um mundo muito diferente do nosso, onde animais falam, e serem folclóricos convivem pacificamente com humanos. As histórias contam com feiticeiras, grandes vilões, príncipes, reis, rainhas em um mundo semi-medieval onde batalhas épicas entre o bem e o mal ocorrem.
A maioria das crônicas conta com crianças de nosso mundo que são levadas a Nárnia e guiadas por Aslam, conhecido como o Grande Gato e/ou o Leão, a fazer o que é certo e preciso para salvar Nárnia e os narnianos.

“[...] Vamos supor que nós sonhamos, ou inventamos, aquilo tudo – árvores, relva, sol, lua, estrelas e até Aslam. Vamos supor que sonhamos: ora, nesse caso, as coisas inventadas parecem um bocado mais importantes do que as coisas reais. Vamos supor que esta fossa, este seu reino, seja o único mundo existente. Pois, para mim, o seu mundo não basta. E vale muito pouco. E o que estou dizendo é engraçado, se a gente pensar bem. Somos apenas uns bebezinhos brincando, se é que a senhora tem razão, dona. Mas quatro crianças brincando podem construir um mundo de brinquedo que dá de dez a zero no seu mundo real. Por isso é que prefiro o mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista. [...]“(As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata)

Grande parte das crônicas já forma adaptadas pra televisão, rádio e mais recentemente para o cinema.
Lewis era cristão e acabou passando um pouco disso no decorrer das crônicas, mas sem chegar a ser uma alusão extremamente forte ou fanática.
Consideradas literatura infanto-juvenil, eu diria que as sete crônicas que compõem este livro são clássicos que devem ser lidos por pessoas de todas as idades.


2 comentários:

  1. Sou apaixonado pelas Crônicas de Nárnia, e todas as pessoas deveriam ler este livro encantador! Estou te seguindo aqui, se puder retribuir ficarei grato. Meu blog é sobre livros e textos de autoria própria. Link: http://blocodenotas-mf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada pelas Cronicas de Narnia, ainda não li todos os livros, e agora que eu comprei o livro vou tentar ler nas ferias.
    Otima resenha.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...