Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha)
Autor: Arthur Golden
Editora: Imago
Nº de Páginas: 460
Ano: 2006
A história começa nos anos que antecedem a II Guerra Mundial quando duas meninas japonesas, Satsu e Chyio Sakamoto, filhas de um pescador pobre são separada de seus pais, e vendidas, para trabalhar como empregadas no distrito de Gion em Kyoto. Uma delas, Chyio, vai parar em uma casa de gueixas, onde começa a receber a educação para se tornar uma. Mas a gueixa principal da casa, Hatsumomo, faz o possível para lhe infernizar, o que a leva a tentar fugir junto com sua irmã Satsu.
Ela se acidenta e não consegue fugir, e também perde o direito ao treinamento, tendo de ser apenas uma criada da casa para pagar suas dívidas, que são agora exorbitantes. E é nesse período que ela conhece o Presidente, um homem mais velho que lhe dá um sorvete e alguma esperança, e é então que pela primeira vez ela deseja com todas as suas forças tornar-se uma gueixa.
A despeito de sua traiçoeira rival, que quase consegue alquebrar sua alma, a menina é tomada sob a tutela de uma rival de Hatsumomo, Mameha uma lendária gueixa e após muito treino, muitas aulas e muito esforço floresce e se torna a gueixa Sayuri. Linda e uma das mais famosas gueixas de Kyoto, Sayuri conquista um homem poderoso, mas sofre, pois ama um homem a quem não pode ter, o Presidente.
O filme também mostra o que aconteceu com parte da população japonesa durante a II Guerra. Como eles empobreceram, perderam suas casas e muitos perderam seus sonhos.
Fascinante de diversas formas, um profundo mergulho em uma cultura tão diferente da nossa. Lindíssimo, eu recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos diga o que achou: