13/02/2017

Contos: Morto Depois de Ler - A Velha Casa da Colina

Hoje vou falar sobre dois ebooks de contos que li ano passado mas ainda não havia resenhado. Adquiri os dois no Pacotão Literário #2, de outubro, junto com mais outros livros, um inclusive já resenhei aqui, A Sala do Tempo. Os contos são Morto Depois de Ler, de Valquíria Vlad, e  A Velha Casa da Colina, de Fábio M. Barreto.


Conto 01 
Título: Morto Depois de Ler
Autora: Valquíria Vlad
Editora: Amazon
Número de Páginas: 22
Ano: 2014
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar: Amazon (ebook)

"- (...) Há algo que quero que pegue naquela fazenda... Um livro. 'O dito pelo maldito'. Queime-o, queime-o!"

Esse conto nos traz a história de Affonso Dee, um famoso editor colombiano que faz sucesso nos EUA. Contudo, ele recebe uma carta de seu velho avô doente e se vê obrigado a passar com ele seus últimos dias de vida. As coisas então começam a ficar estranhas, pois o velho começa a dizer que sombras dançam em seu quarto. Affonso julga que seu abuelo está delirando por causa da idade e da doença, e não credita suas palavras. 

A última coisa que o velho lhe pediu antes de partir foi que Affonso voltasse ao antigo rancho da família e recuperasse um livro maldito. Sua missão era destruir o livro, queimando-o antes que mais algum Dee pudesse ler, e Affonso devia prometer jamais lê-lo! As terras da família Dee eram as únicas que produziam no local, mas ninguém sabia que a causa se devia a uma antiga maldição... Affonso então parte para o rancho. Tentado, ele irá descobrir que há muito mais no sucesso patrimonial da família do que um simples tato para os negócios. 

Eu achei esse conto muito interessante. Ele é bem rápido e te prende bastante. O conto não me deu exatamente medo, mas a tensão psicológica é presente em todos os momentos. O final é clichê, mas ainda assim foi uma ótima leitura.

"- Obrigada pela oferenda, meu primogênito - murmurava ela. - Trouxeste-me a mais jovem de minha fazenda para que seu sangue possa então renovar o nosso antigo tratado. Que venha mais uma geração de riquezas para tua família. Tens a marca do diabo. Leu o nosso contrato, sabe o que fazer."

Conto 02 
Título: A Velha Casa da Colina
Autor: Fábio M. Barreto
Editora: SOS Hollywood Inc.
Número de Páginas: 37
Ano: 2014
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar: Amazon (ebook)

"Nick olhou nos olhos de Clive e viu uma mistura de terror absoluto com aceitação do que estava por vir. Instante depois, sem cerimônia, Clive Baxter foi engolido pela estrutura decadente. Nick correu sem olhar para trás. Clive nunca gritou. Naquele dia, o Grande Nick Pershin bateu à porta do Médico e ficou famoso em toda a cidade por ter perdido o melhor amigo, que lhe salvou a vida e assombrou seus pesadelos para sempre."

Esse conto começou como um desafio: criar uma história de terror praticamente do zero para uma noite de Halloween a pedido das sobrinhas do autor. Os anos passaram e Fábio resolveu publicar a história, que havia deixado suas sobrinhas e as amigas meio tensas. 

A Velha Casa da Colina, que nasceu de apenas três elementos - uma faca, uma história de terror e uma casa, conta a história de Nick Pershin. Na infância, Nick e seu melhor amigo Clive, desafiaram um ao outro a bater na porta de uma velha casa abandonada no alto da colina, que diziam ser mal assombrada. A casa pertencera a um antigo fundador da cidade de Pedraskaen. O dono era conhecido pela alcunha de Médico e foi o primeiro diretor do sanatório da cidade, bastante conhecido por suas práticas de lobotomia e experimentos em pacientes indigentes. Até que um dia, o Médico foi encontrado morto pela polícia dentro de sua casa; aparentemente havia se suicidado. A casa havia ficado abandonada desde então, o que ajudou a fortalecer as histórias de assombração sobre o lugar.

Ao tentarem entrar na casa, Nick vê algo inesperado acontecer com seu amigo Clive, que vem a falecer. Abalado com a perda do amigo, Nick se muda de cidade três anos depois do ocorrido. Passa-se um tempo e, agora já adulto, Nick precisa retornar a Pedraskaen, pois descobre que sua mãe beira a morte. Tudo indica que o mesmo mal que dera fim à vida de seu amigo estava acometendo sua mãe. Nick então decide que era hora de enfrentar a velha casa da colina de uma vez por todas.

Sabe aquelas histórias de terror, contadas à noite numa roda de pessoas, estando a beira de uma fogueira, de uma lareira, ou simplesmente sentados na varanda de casa? Aquelas que tiram o sono das crianças e dão pesadelos até nos adultos? A Velha Casa da Colina é uma delas. Fábio teve coragem de criar mais uma história sobre uma casa mal assombrada, já que existem tantas por aí, mas não ficou para trás. A escrita dele é bastante fluida e visual, se você tem boa imaginação vai praticamente visualizar as cenas. É claro que o conto original foi alterando-se com o passar dos anos até Fábio resolver publicá-lo, mas pensar que nasceu de uma simples história de terror durante um Halloween passado já me fez querer ler mais obras do autor. 

Por mais clichê que seja uma história sobre casas amaldiçoadas, A Velha Casa da Colina é surpreendente. Deixa um gosto de quero mais. Qual cidade não tem uma lenda sobre uma casa mal assombrada? Aqui em Jequié mesmo, minha mãe sempre me falou que uma casarão abandonado que fica aos fundos da catedral de Santo Antônio era tido como mal assombrado. Pra completar, a casa já pertenceu (não sei se ainda pertence) à clínica São Vicente, sua vizinha, usavam para estacionamento e lavanderia - olha se eu ia querer alguma coisa com essa casa, nem morta!. A amante de terror aqui sempre teve vontade de verificar se o que mainha falava sobre o casarão abandonado era real. Só vontade mesmo, porque coragem são outros quinhentos... Boa leitura!


13 comentários:

  1. Olá !
    Gostei especialmente do conto A Velha Casa na Colina.
    E realmente em toda cidade temos uma casa tida como assombrada.😱
    E sempre são lugares de arrepiar!
    E por parecer uma história tão real,fiquei bastante curiosa em ler.

    Mais uma boa dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janaina! tudo bem? Fico feliz por ter se empolgado, alias, acabei de publicar mais uma história dentro desse universo. Quero transformar essa cidade numa espécie de "central de histórias meio tensas". Espero que goste! =D Se conseguir ler, mande suas opiniões, adoro saber o que os leitores acharam. Aprender sempre, né? :)

      Excluir
  2. Mari, eu não consigo ler nada que tenha terror no meio, foi uma luta ler sua resenha completa, pra mim a qualquer hora a Samara saíria do meu notebook kk. Mas achei bem interessante ambos os contos, entretando, "A Velha Casa da Colina" parece o mais amedrontador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nicole. Nem só de Samaras vivem as histórias tensas. Inevitavelmente precisamos escolher um gênero para elas, embora, na real, acabem tocando em vários gêneros, explorando várias características. Eu não acho que a Velha Casa seja uma história de medão. Alias, algumas pessoas até se frustram com isso, é um outro tipo de tensão, é sobre enfrentar os próprios medos, sabe? Enfim, se tiver a coragem, seria muito legal saber o que você achou dela. Alias, como disse para a Jana, lancei uma história nova do mesmo universo. Vou ampliando ele aos poucos. :)
      Abração!

      Excluir
  3. eu não curto muito esse gênero pois sou bastante medrosa, e parece ser uma história bem real kkkk realmente tem umas casas que dão medo só de olhar kk aq mesmo tem algumas kkkk nãoo sei se leria pois é um livro que não gosto muito de ler, mas com certeza o livro é bem interessante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, eu baseei a casa da história num casarão abandonado aqui no meu quarteirão, em Los Angeles. Estou aqui há 10 anos e nunca vi ninguém ali, mas uma luz sempre está acesa. Outro dia, assustei uns amigos - e leitores - que estavam visitando.. quando falei que era "A" casa, eles até ficaram quietos.

      Enfim, não dá muito medão... acho que você sobrevive! =D

      Excluir
  4. Não tenho intimidade com esse gênero e mesmo não sendo muito fã de contos acho um bom meio de conhecer e descobrir novos estilos. Gostei um pouquinho mais do primeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curto as coisas da Val, se você gostou mais do dela, manda bala! :D

      Excluir
  5. Adoro capas Dark, pois bem achei os livros excelente.
    Apesar de gosta bastante do gênero terror em livro, então sou suspeita em fala. Morto Depois de Ler, foi que mais deixou curiosa, logo de cara, pois a nome diz muito sobre a historia, mas quero saber mais ainda sobre o que se trata. Apesar de ambos ser do mesmo gênero eles tem singularidade diferentes

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Muito legal esses contos, geralmente eu fujo das historia de terror, mas lendo a resenha achei as historia interessante e com todo aquele suspense, acho que é uma ótima forma de ir encontrando um pouco nesse universo do terror, ainda mais sendo contos tão curtinhos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas coisas legais entre os ebooks da Amazon, o KDP abriu uma porta bacana para os autores de gênero. As editoras BR só querem saber de gente paparicada e tal, então nossa resposta é criar histórias bem legais e justificar o investimento dos leitores. Até por isso eu publico pouco, por exemplo, mas todas tem razão de ser e a produção é o mais próxima possível da profissional. Só falta o papel mesmo. hehehe

      Espero que encontre coisas legais e prestigie o pessoal!

      Abs,

      Excluir
  7. Oi, Mariana! tudo bem?

    Queria agradecer pelo espaço aqui e fiquei muito feliz por você ter gostado de A Velha Casa na Colina. Acabei de lançar "A Última Balada de Bernardo", que se passa nesse mesmo universo, então, se tiver interesse, manda ver. :D Enfim, poucos sites dão atenção aos contistas e esse é um mercado que precisa de toda a força possível. Então, em nome de todo mundo que está nessa luta, agradeço pela força. Uma vez mais, feliz por você ter gostado do Nick. Espero que curta o Bernardo também!

    bjs,
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci do link do Bernardo. https://www.amazon.com.br/dp/B06W2KBNDH :p

      Excluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...