04/02/2015

Livro: A Charada do Sol e da Chuva

Título: A Charada do Sol e da Chuva
Autor: Luiz Galdino
Editora: Ática
Coleção: Vaga-Lume
Ano: 1998
Número de Páginas: 146
Minha avaliaçaõ:  ♥ ♥ ♥ ♥

"... sea, sea, sea...in the bottom of the sea, sea, sea, sea..."

Lido na minha pré-adolescência (e relido várias vezes depois), A Charada do Sol e da Chuva é um livro que mistura mistério, suspense e humor, muito humor. É um livro recomendado como infanto-juvenil, mas não mata nenhum adulto se o ler. Talvez não seja o melhor livro que você vai ler em sua vida (bem, se você for uma criança, talvez seja), mas é um ótimo passatempo.

Mas vamos à história: o livro traz quatro personagens principais, as crianças Rita e Cacá, e os adolescentes Pedro e Milena. As duas garotas são irmãs e os garotos, primos. Os pais de Rita e Milena resolvem sair de férias para uma viagem à cidade histórica de Parati-RJ, e convidam Pedro e Cacá para ir com eles. Todos se hospedam na Pousada do Lilás, porém as crianças descobrem que a pousada é habitada não somente por seres humanos. Tudo indica que há um fantasma de um antigo pirata português chamado Manuel Maria, que havia atracado naquelas praias há anos, vivendo num dos quartos da pousada.

É justamente nesse quarto que os dois garotos ficam hospedados. Rita, a mais nova e a mais esperta do grupo, resolve puxar assunto com o fantasma, que diga-se de passagem, é um fantasma muito sentimental. Acaba sendo a única que realmente o via, enquanto os outros só escutavam os diálogos dos dois. Manuel, entre choramingos e soluços, lhes conta que assombra a cidade desde sua morte há muitos anos, e que para descansar em paz era necessário reunir-se novamente com seu tesouro, que lhe fora tirado na execução de sua sentença de morte. Para isso, as crianças precisavam encontrá-lo e jogá-lo no mar. Segundo ele, deviam desvendar uma charada para descobrir o local exato do seu tesouro: "está na casa onde o caminho do sol se encontra com o caminho da chuva".

Os quatro ficam animadíssimos e começam a busca, procurando seguir as indicações dadas por Manuel Maria. Os jovens descobrem que Parati, uma cidade encantadora, também era cheia de muitos mistérios, personagens enigmáticas, lugares misteriosos e revelações do outro mundo. O que quer dizer "a casa onde o caminho do sol se encontra com o caminho da chuva"? Será que as crianças encontrarão o tesouro de Manuel Maria? Será que os outros habitantes da cidade permitirão que um bando de crianças ponham as mãos no que pode ser um monte de ouro e pedras preciosas? E se encontrarem, terão coragem de jogar o tesouro do pirata no mar? Afinal, o que é o tesouro do pirata Manuel Maria? Muitas perguntas, que só poderão ser respondidas lendo A Charada do Sol e da Chuva. Recomendo! Boa leitura!


26 comentários:

  1. Respostas
    1. hahahah aqui não posso contar porque senão outras pessoas vão ler e quem não gosta de spoiler vai reclamar rsrs se quiser, passa seu e-mail que conto! Mas ainda acho que seria bem melhor se você lêsse o livro, ele é ótimo! *-*

      Excluir
    2. Precisava do final....��
      Tenho uma prova amanhã e não achei o livro para compra-lo...
      Conheci algum site que posso encontrar?

      Excluir
    3. Ow, só pude te responder agora :(, mas acredito que somente encontra em sebos, ele não é muito novo. Tenta no Estante Virtual. Torno a repetir, se ainda estiver precisando saber o final, me passa seu e-mail que eu mando :D

      Excluir
    4. fabianomilke.fm@gmail.com

      Excluir
    5. No final eles descobrem que o tesouro são botas velhas que estavam na matriz velha

      Excluir
  2. Instigante a resenha. Parabéns! Uma pequena observação: Cacá e Pedro eram primos e não irmãos como escrevestes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, vou fazer a correção! Tem muitos anos que li esse livro, fiz confusão mental com o parentesco rsrs

      Excluir
  3. Gente!!!! Desenterrei uma memória aqui agora... sempre tento lembrar os nomes dos livros que li quando era criança, mas lembro de poucos como esse, que aliás me incentivaram a gostar da leitura. Lembro que eu era tão fã desses livros que escrevi uma carta para editora ática (criança é mesmo inocente) na esperança de receber mais livros, no entanto recebi um catálogo com todos os livros da categoria infanto-juvenil daquela época. Li praticamente todos! E se achar de novo pra ler, leio com toda certeza do mundo! <3

    ResponderExcluir
  4. Moça me conta o final!Pfv, preciso muito desse final! Se puder me mandar agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Preciso do final do livro até 1 de agosto pfff me conta dane se os q não gostam de spiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, só pude te responder agora :(, mas acredito que somente encontra em sebos, ele não é muito novo. Tenta no Estante Virtual. Torno a repetir, se ainda estiver precisando saber o final, me passa seu e-mail que eu mando, ou manda um e-mail pra mim que eu te retorno: mariana_si@hotmail.com.br :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. daninovaislima@gmail.com

      Excluir
    5. Me manda off pra hj com urgência

      Excluir
  6. oi presciso do final tenho uma prova amanha tem como me mandar por email?juliaferrazdesouza5@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. preciso saber o final... tem como vc me mandar por email??

    ResponderExcluir
  8. Presciso do resumo hj tiagoborsaricoelho@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eles encontram o tesouro e é um par de notas
    Velhas

    ResponderExcluir
  10. Eu preciso do final, por favor: gustavo.luz.sonego@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Qual é o final POR FAVOR !!!!!!

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...