22/11/2011

Anjos e Demônios


Livro: Anjos e Demônios (Angels & Demons)
Autor (a): Dan Brown
Editora: Sextante
Nº de páginas: Aproximadamente 480
Ano de publicação: 2004
"A imagem era de um cadáver humano. O corpo fora despido e a cabeça fora torcida, virada completamente para trás. No peito da vítima havia uma terrível queimadura. O homem fora marcado a fogo... com uma única palavra. Uma palavra que Langdon conhecia bem, muito bem. Ele olhou fixamente, incrédulo, para as letras desenhadas.ILLUMINATI"

Antes de decifrar O Código da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, ao tentar impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano.

A história começa com um assassinato dentro do maior centro científico do mundo: o CERN (Organização Européia para a Pesquisa Nuclear). Um cientista chamado Leonardo Vetra é marcado a fogo com um ambigrama sagrado de uma antiga sociedade secreta: Illuminati. Vetra era um padre que sempre buscou unir a ciência e a religião, acreditando poder provar cientificamente a existência de Deus. Estava preste a conseguir seu intento com a criação de uma substância inversa a matéria, altamente inflamável, capaz de devastar tudo em um raio de 1km com apenas ¼ de grama, e desconhecida pelo mundo inteiro. Justamente ela que é roubada do centro: a anti-matéria. Nesse mesmo dia, Langdon é chamado às pressas para analisar o símbolo marcado no peito do cientista Leonardo Vetra.

Os Illuminati eram uma fraternidade de cientistas que se reuniam para discutir temas como biologia, astronomia e genética, que a Igreja não aprovava. Sofreram tanta repressão católica que passaram a se reunir secretamente e a ocultar a identidade dos membros e a localização do seu esconderijo. No livro, acredita-se que Galileu Galilei fazia parte da organização, mas na realidade não existe nenhuma prova de quem eram seus verdadeiros membros. Durante séculos as pessoas acreditavam que os Illuminati eram uma seita satânica que jurou um dia vingar-se do Vaticano pelas mortes e torturas causadas aos seus membros, e de todos que subjugaram o poder da ciência. Porém foram considerados extintos tanto pela Igreja quanto pela maioria dos historiadores.

As vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, o mito ressurge com sua marca ambigramática (que pode ser lida tanto de cabeça para cima, quanto de cabeça para baixo). De posse de uma nova arma devastadora, a anti-matéria roubada do centro de pesquisa, ameaça explodir o Vaticano, além da promessa de assassinar os quatro cardeais prefereti (mais cotados para a sucessão do Papa), cada um em uma hora a partir das 20 horas.  Então, como salvar os quatro cardeais e o Vaticano até a meia- noite?

Langdon conhece Vittoria Vetra, a filha adotiva de Leonardo, também cientista, e que além do pai, é a única que sabe sobre a criação da anti-matéria. Langdon então lembra-se que os Illuminati criaram uma espécie de mapa que levava ao seu esconderijo secreto, através de Roma, chamado Caminho da Iluminação. Ele e Vittoria acessam os arquivos secretos do Vaticano, e acabam encontrando um dos últimos exemplares de uma obra de Galileu que fornece as pistas para desvendar o caminho: Terra, Ar, Fogo e Água, que os anjos o guiem em sua jornada.  Correndo contra o tempo, eles visitam igrejas, procuram esculturas de um escultor illuminatus desconhecido, criptas, marcos, que indiquem o próximo ponto até o covil dos Illuminati.

            Os cardeais serão salvos? O Vaticano resistirá? A fé em Deus do mundo terminará? O novo Papa será eleito? Os Illuminati vencerão?

Mais uma vez, Dan Brown consegue demonstrar sua habilidade de mesclar suspense, ficção e informações verídicas, sobre ciência, religião e arte. Um livro que recomendo com toda certeza, aliás, recomendo o autor, todos os livros dele são fascinantes! Boa leitura!


2 comentários:

  1. Não li, apenas assisti o filme.
    Gostei da síntese, fez eu me lembrar de toda a história. xD

    ResponderExcluir
  2. Oiii. Também adoro o autor, embora não tenha lido todos os livros. Conheci-o, por causa da escola. Li esse livro no segundo ano. gostei tanto da maneira que foi escrito, que logo após comprei o Código da vince e no último natal ganhei O Inferno. Que na minha opinião foi o melhor. Vc já leu? eu adorei. esperava uma coisa e foi outra. e fala sobre super população que é uma coisa que tem me preocupado muito. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...