21/02/2012

Crônicas Saxônicas Livro 4 – A Canção da Espada



Livro: Crônicas Saxônicas Livro 4 – A Canção da Espada
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Ano: 2007
Número de Páginas: 348

“Enquanto houver uma família chamada Uhtred, e enquanto houver um reino nesta ilha varrida pelo vento, haverá guerra. Portanto não podemos nos encolher para longe da guerra. Não podemos nos esconder de sua crueldade, de seu sangue, do fedor, da malignidade ou do júbilo, porque a guerra virá para nós, desejemos ou não. Guerra é destino, e o destino é inexorável.”
Do autor das trilogias As Crônicas de Artur e A Busca do Graal, Crônicas Saxônicas é uma série que conta a história de Uhtred Uhtredson, um senhor e guerreiro saxão que teve sua juventude vivida entre os vikings dinamarqueses, e do Rei Alfredo o Grande, que governou Wessex na Inglaterra durante o século IX.

Em A Canção da Espada, quarto volume da série, ambientado cinco anos após os acontecimentos narrados em Os Senhores do Norte, o leitor é testemunha de como o exército de Alfredo expulsa os dinamarqueses de Londres. O reino de Wessex resistiu aos variados e violentos ataques dos vikings. Agora, com Uhtred na liderança, os saxões do oeste dão início à campanha que levará à fundação de um novo reino chamado Inglaterra. 

No início, a Inglaterra está dividida entre dinamarqueses ao norte e saxãos ao sul, em Wessex. Uhtred, agora jurado a Alfredo de Wessex e senhor de terras em Coccham, casado com Gisela, irmã de Guhtred, sendo o guerreiro mais importante do rei, ainda se vê em dúvida quanto ao seu destino: unir-se aos vikings ou manter-se fiel aos juramentos que fez até poder voltar à Nortúmbria, sua terra natal?

Apesar desse clima de “paz”, os dinamarqueses ainda sonham com as terras de Wessex. Irão tentar conquistar a nascente Londres e acreditam que poderão contar com a ajuda de Uhtred. Alfredo, por sua vez, continua em busca de seu sonho, unir os reinos em um único e grande país, a Inglaterra, e, para isso, ele precisa expulsar os invasores, manter as fronteiras e garantir a paz. Uhtred é essencial e seu juramento será testado até o fim.

Ainda acreditando ser rei por direito, Æthelwold, o sobrinho bêbado de Alfredo, convence Uhtred a visitar um suposto morto que volta do Niflheim com uma mensagem das Norns de que Uhtred será o rei de Mércia, reino então sem senhor, caso alie-se aos dinamarqueses em sua empreitada. A encenação na verdade é uma artimanha de Haesten, senhor escravizado por frísios, libertado por Uhtred e agora earl nórdico. Uhtred acompanha Haesten até Lundene (atual Londres), aonde conhece os irmãos Erik e Sigefrid Thurgilson, noruegueses que trouxeram um exército por mar para devastar Wessex.

No entanto, Uhtred mantém seu juramento a Alfredo e recebe ordens de tomar Lundene das mãos dos nórdicos. A tática de Uhtred mostra-se eficaz, conseguindo manter os vikings invasores fora dos portões. A cidade é tomada, mas Uhtred, pagão e conhecido amigo dos dinamarqueses, deixa Haesten, Erik e Sigefrid escaparem.

 Os nórdicos vão ganhando força e reúnem muitos navios que aterrorizam o rio Temes (o Tâmisa de hoje). Æthelred, o primo insuportável de Uhtred senhor da Mércia, é enviado para punir o rei Guthrum da Ânglia Oriental, que não havia feito nada para evitar a ameaça nórdica. Porém o idiota Æthelred fracassa (já falei que eu odeio esse cara?), e sua mulher Æthelflaed, filha de Alfredo, é sequestrada.

Devia fazer frio naquela noite longa (...), mas não me lembro do frio. Lembro-me da ansiedade. Toquei Bafo de Serpente de novo e me pareceu que ela teve um tremor. Algumas vezes eu achava que ela cantava (...) a canção da espada que desejava sangue.”. A canção da espada do título possui esse nome como referência ao sentimento de guerreiro que nosso amado Uhtred sente neste livro. É uma empolgante história de amor, traições e violência, passada numa Inglaterra em meio a guerras pelo poder, porém com todas as suas esperanças depositadas em Alfredo, o grande rei de Wessex. Uhtred, o maior guerreiro do rei, tornou-se sua espada, um homem temido e respeitado por toda a extensão do território. Preciso dizer que recomendo? Boa leitura!


Um comentário:

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...