23/11/2014

Série: Cold Case

Título: Cold Case (Arquivo Morto)
Direção: Jerry Bruckheimer
Gênero: Drama, Policial
Canal: CBS
Elenco: Kathryn Morris (Lilly Rush), Danny Pino (Scotty Vallens), John Finn (Tenente John Stillman), Jeremy Ratchford (Nick Vera), Thom Barry (Will Jeffries), Tracie Thoms (Kat Miller), Justin Chambers (Chris Lassing).
Duração dos Episódios: 45 minutos
Ano de Estreia: 2003 (E.U.A.)
Número de Temporadas: 7 (concluída)
Minha avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Eu não sou muito fã de dramas nem de nada que me faça chorar (até hoje não assisti Hachiko, pasme). Mas Cold Case conseguiu me ganhar na infância, quando era exibido no SBT nas madrugadas de domingo, que eu acordava escondida para assistir, com aula 07:00 no dia seguinte. Depois de adulta, me lembrei dela e resolvi assisti-la completa. Ainda não conclui, mas não podia deixar de comentar sobre essa série aqui. 

Cold Case (Arquivo Morto) conta a história da Detetive do Departamento de Homícidios da Filadélfia Lilly Rush (Kathryn Morris), que se torna responsável por concluir casos antigos de homicídio que nunca foram resolvidos, os famosos arquivos mortos. Utilizando-se das novas tecnologias, precárias na  época da maioria dos crimes não resolvidos, ela interroga testemunhas dos crimes e tenta encontrar novas pistas para chegar a uma solução. O problema é que seu trabalho acaba sempre abrindo novas feridas.

Para desenvolver suas investigações, a detetive conta com o apoio de seu mentor, Tenente John Stillman (John Finn), e do detetive Will Jeffries (Thom Barry), uma de suas conexões com o passado, um detetive que conhece a maioria dos crimes do arquivo morto da polícia da Filadélfia. Em sua equipe também estão os detetives Nick Vera (Jeremy Ratchford), especialista em arrancar confissões, e o detetive Scott Valens (Danny Pino), seu parceiro, porto-riquenho, namorador, mas que como todo mundo, possui seus segredos: Scotty lida com o fato de ter uma namorada internada numa clínica psiquiatra, por suas tentativas de suicídio.

O mais legal de Cold Case são as músicas que tocam no final de cada episódio. E são a pior parte também, porque assim que elas começam a tocar, caem ciscos no seus olhos, é incrível isso! Já tivemos The Who, Aerosmith, Bob Dylan, Frank Sinatra, Ray Charles, U2, Pearl Jam, Nirvana, Johnny Cash, John Lennon, entre outros. Só Os nomes da música estrangeira, e Aquelas músicas, aquelas, sabe, que tocam na alma? A série utiliza também esses nomes da música a depender da época em que ocorreu o crime retratado no episódio, que varia entre 1930 a 2005.

Outra coisa interessante é que enquanto as testemunhas são interrogadas, flashes fazem uma conexão entre suas características físicas atuais e as da época do crime. Às vezes, os casos envolvem ideias e temas importantes também e, geralmente, o motivo que as vítimas são assassinadas é por causa das suas ideias e coragem, (feminismo, homofobia, racismo, Ku Klux Klan, hierarquias, narcóticos, estereótipo, anabolizantes, etc). Ainda falando do final de cada episódio, tem mais uma jogada de mestre da série: uma espécie de espírito da vítima aparece quando Lilly fecha o arquivo de seu crime, ou também para outros detetives ligados à história, parentes e até mesmo para o próprio assassino, como se fosse uma forma de mostrar de o caso foi encerrado e finalmente a pessoa poderá descansar em paz (ai gente já estou chorando só de lembrar de alguns enquanto escrevo =x).

É isso, Cold Case, apesar de concluída na 7ª temporada, é uma série que eu super recomendo. Você vai se emocionar só com os gatos deficientes que Lilly cria, imagine com o resto. São histórias de cortar o coração a cada episódio, casos quase impossíveis, onde testemunhas já faleceram, homicídios que não foram homicídios no final, pessoas presas injustamente, tentativas falhas de sobrevivência, falta de provas, etc. E ligados a essas histórias, temos a história de vida de cada um dos personagens principais (como se não bastasse já tanta tristeza). Sem mais delongas, deixo vocês com um finalzinho do episódio 01x08 da série, só pra sentir o drama. É isso, bom início de semana a todos!

Vídeo (dublado):





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...