11/02/2015

Livro: Dom Casmurro

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: -
Ano de publicação: 1899
Número de Páginas: 300
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

Bento Santiago é o narrador da história. Nos seus 60 anos ele é conhecido como Dom Casmurro devido ao seu temperamento difícil, o que o torna uma pessoal complicada de lidar e bastante desagradável. Ao relatar suas memórias, fica claro ao leitor que ele possui mais interesse em contar o seu caso amoroso com Capitu, a vizinha que viria a ser o grande amor de sua vida, descrita como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, capaz de atrair como a ressaca do mar.
Moço rico, Bento vive sob a proteção da mãe, a viúva D. Glória, que ainda mantém sob sua dependência um grupo de parentes: o irmão Cosme, a prima Justina e o agregado José Dias. É nessa casa de velhos viúvos que Bento cresce. Depois da perda do primeiro filho, D. Glória jurou que o segundo seria padre. Tendo enviuvado quando o filho era ainda criança, o juramento se transformou em angústia e prenúncio de separação do filho único. O namoro com Capitu reforça no menino a falta de vocação, mas ele acaba por obedecer ao desejo materno e entra para um seminário onde conhece e torna-se melhor amigo de Escobar,
A estadia dos dois no seminário não dura muito. Assim, Bento forma-se em Direito e casa-se com Capitu, enquanto Escobar casa-se com Sancha, melhor amiga da jovem, Para completar a felicidade, nascem Ezequiel (filho de Capitu e Bento) e Capituzinha (filha de Escobar com Sancha). Entretanto, uma fatalidade acontece: Escobar morre afogado. E é durante o velório do amigo, que Bento começa a achar que Capitu e Escobar tiveram um caso.
A partir desse momento, outros indícios se juntam ao primeiro. O maior deles é a grande semelhança que Bento vê entre seu filho e o amigo morto. Obtida essa prova viva da traição, separa-se e envia Capitu e Ezequiel para a Europa. Dali até a velhice, Bento vive em estado de relativa reclusão, o que faz surgir seu apelido: Dom Casmurro.
Muitas analises foram feitas sobre a obra, muito foi discutido sobre a suposta traição da Capitu. A verdade é que nunca saberemos, pois pelo fato da narração ocorrer em primeira pessoa, todos os fatos e 'provas' são puramente tendenciosas. Eu amo o estilo de escrita do Machado de Assis, e apesar de ter sido uma leitura obrigatória no meu ensino médio eu amei e aproveitei cada página!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...