06/02/2015

Livro: O Guarani

Título: O Guarani
Autor: José de Alencar
Editora: Escala (2002)
Ano: 1857
Número de Páginas: 306
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

"... alguns desses mitos de um coração de moça aos dezoito anos..."

O Guarani é um romance indianista do escritor brasileiro José de Alencar (autor de Lucíola, Senhora, Iracema). Escrito como folhetim em 1857, é uma obra que marca a cultura brasileira e tornou o escritor um autor reconhecido. A importância de O Guarani está no nacionalismo romântico, sempre presente em suas obras, e na firmação da figura de um herói nacional, reunindo as qualidades de um cavaleiro a la São Jorge ligado com o selvagem brasileiro. O tema principal do livro é a história de amor entre o índio Peri e a mocinha branca Ceci.

A história se passa na primeira metade do século XVII, iniciando em 1604, numa fazenda do interior do Rio de Janeiro. Nessa primeira parte do livro, o narrador nos apresenta D. Antônio Mariz, sendo este um fidalgo português que teria participado na fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1567. Com ele vive sua família, formada pela esposa D. Lauriana, o filho D. Diogo e a filha Cecília. A casa abriga ainda a mestiça Isabel (na verdade, filha bastarda de D. Antônio), apaixonada pelo moço Álvaro, que, no entanto, só tinha olhos para Cecília. E finalmente, temos o índio Peri, que salvou certa vez Cecília de ser atingida por uma pedra, e por isso permaneceu na fazenda a pedido da moça, morando em uma cabana. Peri passa a se dedicar inteiramente à satisfação de todas as vontades de Cecília, a quem chama simplesmente de Ceci. 

Acidentalmente, D. Diogo mata uma índia aimoré. Como vingança, a família da índia tenta matar Ceci, mas Peri intercepta a ação. A partir desse momento, a possibilidade de um ataque da tribo à fazenda é cada vez maior. Em paralelo a essa luta, temos um empregado de D. Antônio, Loredano, que tem um plano para destruir a família do fidalgo português e raptar Ceci. Porém, seus planos são sempre frustrados por Peri, que está sempre vigiando a moça. Além disso, temos Álvaro, um jovem nobre apaixonado por Ceci, mas que não tem seu amor retribuído por ela, e por quem Isabel morre de amores. E enquanto isso, a iminente guerra com a tribo amoiré está cada vez mais perto de acontecer.

Com um final surpreendente, O Guarani é um livro que promete ação, aventura e romance do início ao final. Com uma descrição detalhada de espaço, característica marcante de José de Alencar, o livro é tido como uma das maiores representações do romantismo brasileiro. Recomendo! Boa leitura!  


2 comentários:

  1. Que legal ouvir falar mais sobre esse livro!! xD
    Sempre quis ler, mas sempre fui empurrando sabe - talvez justamente pelo fato de não conhecer tão bem a história.
    Mas já li algumas obras de José de Alencar e gostei bastante!! :D
    Beijos, Lerissa K. xD
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, Lerissa! Leia e depois nos conte o que achou!
      Beijos, Mari!

      Excluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...