16/09/2015

Livro: A Terra Inteira e o céu infinito

Título: A Terra Inteira e o céu infinito
Autor(a): Ruth Ozeki
Editora: Casa da Palavra (Leya)
Ano de publicação: 2014
Número de Páginas: 462
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Esse é aquele tipo de livro que você começa a ler sem expectativa nenhuma, e ele te surpreende de um milhão de formas diferentes! Quem acompanha o blog sabe que eu recebi ele do projeto do Trouxa Viajante, e bom, eu admito que enrolei um pouquinho para começar a lê-lo. Que arrependimento!
A Terra inteira e o céu infinito é aquele tipo de livro que você acha que é um coisa, mas ele vai mudando ao decorrer da história, vai evoluindo junto com os personagens, e quando chega no final, você está lá sofrendo e chorando. No final não, no meio mesmo. Porque é tanta coisa, que gente, dói cara.
Nosso livro é narrado em terceira pessoa, e nos conta a história da Ruth. Ela encontra na praia um saco plástico que ela julga ser lixo (ou o pedaço do corpo de alguém) e leva para casa, lá, seu esposo Oliver abre o saco e depara-se com uma lancheira da Hello Kitty recheada de cartas em Japonês, um diário em inglês e outros em Francês, além de um relógio masculino. O diário em inglês foi escrito por uma jovem adolescente japonesa chamada Nao. Ela se propunha a contar a história da sua bisavó Jiko, uma monja muito antiga. Mas ela acaba contando da sua vida, e gente, que dor.
Não importa quantas histórias diferentes eu leia, o bullying ainda é algo que não consigo entender nem aceitar. A Nao sofre bullying das mais diversas formas, do mais "leve" (agressões verbais) ao incrivelmente pesado, com surras e uma tentativa de estupro. O que mais me chocou foi o fato do professor da turma compactuar com tais ações.
Além da vida na Nao, temos vislumbres da vida do seu tio avô Haruki nº 1. Ele foi um piloto camicaze durante a segunda guerra mundial, apesar de não ter desejado esse futuro. Os horrores da segunda guerra, a forma como o próprio exercito japonês tratava seus soldados, mais coisas para a minha lista de atrocidades que nunca conseguirei entender.
O livro partiu meu coração de milhares de formas diferentes, e em uma velocidade assombrosa. Uma história doía e que me fez refletir bastante sobre a vida, e as ações que tenho tomado em minha vida com relação a mim e aos outros. Definitivamente, recomendo a leitura!
Abaixo tem um vídeo falando um pouquinho mais sobre minhas impressões do livro. Não sei se consegui me expressar bem, visto que o livro mexeu muito comigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...