12/10/2015

15 Personagens Infantis Macabras do Cinema/Literatura

E ai, turma!

Hoje como todo mundo sabe, é o dia de vender brinquedo Dia das Crianças. Comemorado em vários países, mas em datas diferentes, aqui no Brasil a moda pegou na década de 60 - apesar de em 1924 o presidente Arthur Bernardes já ter oficializado a data* - quando a Estrela e a Johnson & Jonhson lançaram uma promoção conjunta para aumentar as vendas. Deu tão certo que até hoje é de lei presentar nossos pimpolhos neste dia. Então resolvi homenagear a data com algumas personagens infantis que marcaram nossos pesadelos ♥ Sim, isso mesmo, porque estamos também no mês trevoso do Halloween, nosso #OutubroDasTrevas muahauhaa! Selecionei uma lista com as 15 melhores personagens infantis mais trevosas do cinema e da literatura (afinal, alguns nasceram de livros), sendo que esta é a minha opinião. Clique nas imagens para uma melhor visualização (se tiver coragem). Vamos lá:


15 - Henry Evans, O Anjo Malvado (filme):

Em 15º lugar, Henry Evans, personagem de Macaulay Culckin (nunca acertei escrever esse nome) em O Anjo Malvado (The Good Son, 1993). No filme, muito antes de enfrentar Sauron e seu poderoso Anel, Elijah Wood dava vida a Mark Evans, um garoto que perde a mãe e vai morar com uns tios e seu primo, Henry. Todos os adultos acreditam que Henry seja um amor de menino, um anjinho (essa cara do Macaulay também ajudava), porém Mark começa a perceber que de anjo seu primo não tem nada, a não ser que esteja se referindo ao Anjo Caído. O menino é um verdadeiro aprendiz de psicopata, com uma índole extremamente má e até mesmo homicida. O problema é convencer os adultos disso antes que seja tarde demais.


um anjinho.
Trailer:

14- Carol Ann, de Poltergeist - O Fenômeno (filme):

Heather O'Rourke foi eternizada no papel de Carol Ann, quando sua voz foi ouvida saindo da televisão pedindo ajuda a sua mãe. Apesar da menina não ser nenhuma vilã na história, sua carinha de boneca conseguia passar o terror que a personagem sentia no filme Poltergeist - O Fenômeno, de 1982, dirigido por Steven Spielberg. No filme, Carol Ann e sua família se mudam para uma nova casa num condomínio, mas começam a sentir e ver coisas estranhas acontecendo na casa nova, como móveis e objetos que mudam de lugar e ficam em posição estranha, TV que liga sozinha e claro, a pequena Carol Ann que começa a dizer que sente a presença dos espíritos! Os pais resolvem chamar especialistas no assunto que alegam se tratar de um poltergeist, manifestações espirituais que aparentemente não causam mal algum. Até que um dia, Carol Ann é levada por "eles" (e  a família descobre que pode se comunicar com ela pela televisão) para o plano espiritual sem a menor intenção de devolvê-la. Tudo indica que o problema era resultado da construção do condomínio em cima de um antigo cemitério. O filme teve mais duas sequências, mas pouco depois do lançamento da terceira filmagem, a pequena Heather infelizmente veio a óbito. Tinha uma obstrução intestinal que fora diagnosticada errado, o que deve ter contribuído para o atraso do tratamento certo. Houve um remake do primeiro filme lançado agora em 2015, mas eu ainda prefiro o clássico.




"defeitos" especiais...
Trailer:

13- Chucky, de O Brinquedo Assassino (filme):

O primeiro filme de O Brinquedo Assassino (Child's Play) foi de 1988, dirigido por Tom Holland. Mas até hoje possui seus fãs. Apesar de não ser de fato uma criança, Chucky era um dos bonecos inocentes da linha Good Guys com a aparência de um menino. Até que Charles Lee Ray, ou Chucky para os íntimos, o famoso "Estrangulador de Lakeshore", transfere seu espírito para o boneco, que é achado por um mendigo e vendido para uma mãe que só queria presentear seu filho Andy com o boneco do seu personagem favorito. Chucky descobre que precisa transferir sua alma de volta para um corpo humano antes que fique preso para sempre no boneco e sua escolha é ninguém menos que Andy, o dono do boneco. Até lá, comete muitas atrocidades enquanto a mãe de Andy desacredita que o boneco seja o culpado. Até que ela finalmente começa a perceber que seu filho podia mesmo estar dizendo a verdade. A história já teve 6 filmes e já estão preparando o sétimo. Algumas das continuações envolveram sua noiva Tiffany e até um filho, Glen.  Mereciam aparecer aqui na lista.

já era medonho antes da transformação...



Trailer:

12- Sharon/Alessa, de Terror em Silent Hill (filme):

Lançado em 2006, Terror em Silent Hill (Silent Hill) foi uma adaptação dos jogos de mesmo nome, dirigido por Christophe Gans. Sharon (Cheryl no jogo) é a filha adotiva de um casal e sofre de sonambulismo. Um dia, ao quase cair de um penhasco enquanto andava dormindo, a menina grita o nome da cidade de Silent Hill, deixando sua mãe Rose intrigada com aquilo. As duas resolvem ir até a cidade descobrir mais sobre o passado de Sharon. No caminho, Rose desvia de um vulto feminino na estrada e acaba desmaiando com o acidente. Ao acordar, Sharon havia sumido do carro e Rose percebe que havia chegado na tal "Colina Silenciosa". Resolve procurar pela filha na cidade abandonada, descobrindo que a cidade sofrera um incêndio no passado que nunca conseguiram apagar e hoje é tida como uma cidade fantasma, completamente deserta... Será? Bom, não é o que parece para Rose, que começa a dar de cara com seres estranhos e medonhos. Até descobrir os segredos por trás da história de sua filha Sharon. Ou seria Alessa? Eu só sei que Jodelle Ferland, que protagoniza Sharon/Alessa soube bem deixar a gente com os cabelos em pé, inclusive irá reaparecer aqui na lista, por seu papel em Caso 39.



fofinha...

Trailer: 

11- Toshio, de O Grito (filme):

Tá certo que O Grito (The Grudge, 2004), sinceramente, deixou a desejar - achei uma trama meio sem pé nem cabeça - mas não podia faltar o Toshio nessa lista. Aquele menino japonês quase albino e com aqueles olhos negros deixa qualquer um com a espinha gelada, sério, pesquisando as imagens dele eu já quase me mijei aqui. Buffy a caça vampiros Karen Davis estava de intercâmbio em Tóquio e, como parte de seu trabalho, precisa cuidar de uma senhora idosa que mora sozinha. A idosa demonstra sinais de deficiência intelectual (o nome correto agora é esse), o que a impede de se comunicar. Karen começa a presenciar fenômenos sobrenaturais na casa, que a fazem desconfiar da relação da senhora com tais eventos. Através de uma antiga lenda japonesa ela descobre que os espíritos de mãe e filho (Kayako e o fofinho do Toshio) mortos ali há anos arrastam uma onda de fúria por todos aqueles que pisam naquela casa. O filme é uma adaptação de Ju-on - O Grito 3, um filme japonês de 2003 dirigido por Takashi Shimizu. 




caguei.

Trailer:

10- Rhoda, de Tara Maldita (filme):

Nunca entendi como "The Bad Seed" (algo como A Semente do Mal) vira A Tara Maldita. Essas traduções... Mas enfim, o importante aqui é a Rhoda, um capeta em forma de garota, que em 1956 foi o maior sucesso. Interpretada por Patty McComarck, Rhoda era uma doce e meiga garotinha de 8 anos que começa a deixar sua mãe suspeita de que há algo de errado com a filha. A atriz conseguiu passar de uma garotinha bondosa para uma psicopata fria e calculista num simples olhar. Vale apena assistir.

creeedo...

Trailer:

09- Isaac, de Colheita Maldita (filme/livro):

Colheita Maldita (Children of the Corn, 1984) foi baseado no conto de terror homônimo de 1978 de Stephen King, publicado no livro de contos Sombras da Meia Noite. Dirigido por Fritz Kiersch, o filme conta a história de uma entidade demoníaca referida como "Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras", o qual alicia as crianças da cidade para ritualisticamente assassinarem todos os adultos para assegurar uma colheita de milho adequada. O garoto Isaac Chroner (John Franklin) é um estranho menino pregador que leva as crianças para o milharal e consegue convencê-las de que devem matar todos os adultos da cidade. A partir daí, todo adulto que aparecer na região deve ser capturado e sacrificado.


que olhar angelical...
Trailer:  

08- As Gêmeas Grady, de O Iluminado:

O Iluminado (The Shining, 1980) é o filme de terror mais longo que já vi. Nem terminei de ver todo, confesso, mas pretendo concluir um dia. Baseado na obra homônima de 1977 de, novamente, Stephen King - praticamente o rei do terror - e dirigida por Stanley Kubrick, conta a história de Jack Torrance (Jack Nicholson), um escritor alcóolatra em recuperação que aceita se mudar com a família para trabalhar como zelador fora de época num hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho Danny possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural; ele desaba na loucura e tenta assassinar sua esposa e filho. As gêmeas Grady fazem parte da cota de fantasmas que assombram o local e ficam convidando Danny para brincar com elas. 




não tem nada a ver co mas gêmeas,
 mas essa cena é um clássico e precisou aparecer aqui.
 Heeeere's Johnny!"
 Trailer:

07- Jodie, de Horror em Amityville:

Horror em Amityville (The Amityville Horror, 2005) é um remake do filme de 1979 e baseado no livro homônimo de 1977 de Jay Anson, que por sua vez é baseado em fatos reais! Sim, a mansão de Amityville existe (olhe aqui no Google Maps se não acredita) e foi palco para situações sobrenaturais e um caso de assassinato brutal. Sua história adaptada e publicada por Jay Anson e virou um best-seller. Tudo começa quando em 1974, Ronald DeFeo Jr. é preso pelos assassinatos de seu pai, mãe e irmãos mais novos, ou seja, a família DeFeo completa. Isso de fato ocorreu. DeFeo Jr. alegou que atirou da família enquanto dormiam por ordens de vozes sobrenaturais que ouvia na casa. Um ano depois, a casa recebeu novos moradores, a família Lutz , que 28 dias depois, fogem da mansão como o Diabo foge da cruz. Se realmente os moradores do número 112 da Ocean Avenue presenciaram fenômenos paranormais e sobrenaturais, só Deus sabe. Mas o fato é que essa história serviu de enredo para o livro e os filmes, sendo que no de 2005, a filha mais nova do casal Lutz , Chelsea (Chlöe Grace Moretz) conta para a mãe que conversa com uma amiguinha invisível chamada Jodie. Jodie seria o fantasma de Jodie DeFeo, irmã assassinada do Ronald DeFeo Jr., que na verdade é uma personagem fictícia, pois ele não tinha irmã com esse nome. Bom, não vem ao caso. No livro,  a filha do casal Lutz via Jodie com a forma de um porco com olhos vermelhos. Não sei o que é mais medonho, ver um porco com olhos vermelhos ou uma menina gritando e querendo sua alma com um tiro de um rifle no meio da testa...





Trailer: 


06- Annabelle, de Annabelle (dã):

Mais um boneco com aparência de criança que é possuído por um espírito do mal. Assim como Chucky também é baseado num boneco que um garoto dizia estar possuído, Annabelle segue a mesma linha. Spin-off de Invocação do Mal, o filme de 2014 conta como o espírito de Annabelle Higgins, uma mulher que assassinou os pais em nome de uma seita que cultuava demônios, foi parar numa boneca de uma linha de bonecas raras que fez sucesso no início do século 20. A história macabra de Annabelle é baseada em fatos reais, e está trancafiada no museu de Ed e Lorraine Warren, especialistas em demônios e possessões, e casos sobrenaturais. A verdadeira Annabelle é feita de pano, da linha Raggedy Ann. Para mim, tanto a do filme como a original são medonhas.



a verdadeira Annabelle
 no museu dos Warren
Trailer:

05- Lilith, de Caso 39:

Eu disse acima que Jodelle Ferland iria aparecer de novo na lista e aqui está ela, novamente com sua cara de anjo, mas aprontando horrores, literalmente. Lançado em 2009, Caso 39 traz Reneé Zellweger como uma assistente social chamada Emily, que depois de trabalhar em 38 casos de abuso e violência contra crianças, aceita o 39º: Lilith Sullivan (Jodelle - eu já ficaria com medo só pelo nome) sofria na mão de seus pais, que diziam à menina que iriam matá-la e devolve-la para o inferno. Tentando ajudar, Emily adota a criança. Tadinha, comete um erro grave... Parece que os pais tinha razão, e Lilith (com esse nome fazendo jus) poderia ser mesmo enviada do capeta. Só ai Emily começa a notar que a menina não era tão inocente quanto parecia e resolve investigar sua história.




Trailer: 

04- Damien, de A Profecia:

O filme A Profecia (The Omen) de 1976 foi baseado no livro homônimo de David Seltzer. Teve continuações e um remake em 2006 (tudo 6...). Mas clássico é clássico, e o ator mirim de Damien (Harvey Spencer Stephens) nesse filme caiu como uma luva para o papel de anticristo descrito na história. O embaixador americano do Reino Unido, Robert Thorn, aconselhado por um padre, resolve adotar um menino quando o seu próprio filho nasceu morto e não conta para a esposa, que já sofria muito "dos nervos" e teve dificuldades para engravidar. Era 6h da manhã do dia 6 de junho de 1976 quando Damien nasceu de um ritual que invocava o Anticristo. É claro que Robert não sabia de nada disso. Mas quando Damien faz 5 anos, coisas malignas começam a acontecer. A primeira delas é sua babá, que se mata na frente de todos durante seu aniversário de 5 anos. Um outro padre começa a procurar por Robert, arrependido do pacto que fez, para contar-lher a verdadeira história de Damien. Robert só começa a acreditar na história bizarra de que seu filhinho fofinho e angelical seria a cria do Demônio e possuía a marca da besta quando outras mortes estranhas de pessoas ligadas a Damien começam a acontecer. Para mim, Damien mereceu o quarto lugar.





Trailer:

03- Samara, de O Chamado:

Em 3º lugar, trago Samara Morgan, a menina do poço, do filme O Chamado (The Ring, 2002). Samara Morgan, interpretada por Daveigh Chase, aterrorizou todo mundo quando saía do poço e/ou da televisão para matar quem estivesse assistindo sua fita. Mais um inspirado num terror japonês chamado Ringu, O Chamado traz a repórter Rachel (Naomi Watts) que decide investigar a morte da sua sobrinha, que segundo os médicos, morreu de parada cardíaca. Tudo indica que sua morte está relacionada a uma sinistra fita de vídeo que dizem ser amaldiçoada pelo espírito de uma garotinha de roupa branca e cabelos pretos e longos, pois, ao término do filme, o telefone toca e uma estranha voz anuncia a morte de quem a assiste para depois de 7 dias. No início, pensando que se trata apenas de um boato de colégio, a repórter decide assistir a tal fita e, ao seu término, recebe o telefonema macabroO que antes parecia ser apenas uma lenda urbana, acabada se tornando um terror real, quando o filho da repórter, o pequeno Aidan (David Dorfman), encontra a fita e também a assiste. Rachel, com apenas uma semana, vai atrás da história de Samara, a garota do vídeo, para descobrir o que aconteceu com ela e que gravou a fita e porque as pessoas que a assistem morre.





Tá amarrado em nome de Jesus...
Trailer:

02- Esther, de A Órfã:

Esther ganhou o segundo lugar. Atuação maravilhosa de Isabelle Fuhrman no papel d'A Órfã (Orphan, 2009) mais medonha do planeta. A história do filme é sobre um casal que, após a morte do terceiro filho durante o nascimento, resolve adotar uma misteriosa garota de nove anos de idade. Esther é bastante amável e super educada e logo encanta o casal. Mas aos poucos a mãe adotiva começa a achar que tem lobo atrás dessa pele de cordeiro.





Trailer:

01- Regan, de O Exorcista:

Finalmente, em primeiro lugar, ela, que já assombrou os quatro cantos do mundo, que aterrorizou madrugadas por aí afora quando as pessoas jogavam um inocente jogo do labirinto e no final, um susto: uma foto de seu rosto desfigurado pela possessão de um demônio. É dela mesma que estou falando: Regan MacNeil, a garota possuída de O Exorcista! Interpretada por Linda Blair, Regan MacNeil é um garota de 12 anos que é possuída pelo demônio Pazuzu. Baseado em fatos reais e no livro homônimo de William Peter Battly, O Exorcista (The Exorcist) estreou em 1973 e foi um sucesso de bilheteria. Ganhou os Oscars de melhor roteiro adaptado e melhor som. Foi ainda indicado em outras oito categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz (Ellen Burstyn), melhor ator coadjuvante (Jason Miller), melhor atriz coadjuvante (Linda Blair), melhor edição, melhor fotografia e melhor direção de arte. O filme ainda é temido por muitos mesmo tendo passado 42 anos desde seu lançamento. Lendas ainda rondam o filme, de que ele fora amaldiçoado, porque tragédias inexplicáveis ocorreram durante as filmagens dos 4 filmes (sim, houve mais 3 sequências). Sinistro.





Oi, estou te seduzindo.
Trailer:

Foi isso! Espero que tenham gostado da lista, lembrem-se que essa foi a minha opinião, vocês são livres para concordarem ou concordarem discordarem da ordem. Contem-nos quais filmes vocês achavam  que podiam constar aqui também. Um feliz dia das crianças bem trevoso pra vocês!


*o feriado é de Nossa Senhora Aparecida, e não por causa das crianças.


3 comentários:

  1. Oi Mari, tudo bem? Depois deste post, não sei mais o que pensar das crianças kkkk Deu medo!
    Muito legal os filmes escolhidos, eu não conseguiria fazer melhor. Assisti poucos filmes de terror até agora, por ser muito medrosa - não nego - mas lembro-me que o primeiro filme que assistir foi O Grito e fiquei dias sem dormir kkk Foi horrível! Outro filme da sua lista que vi foi Esther, de A Órfã.
    Quero aproveitar esse mês do terror para criar coragem para assistir um outro filme e espero realmente que eu consiga dormir a noite ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mari! Foi uma proposta e tanto unir as crianças com o temático e macabro Halloween, não é mesmo?! Pensei que você pegaria mais leve e indicaria personagens fofíssimos, mas estava enganado, haha. Dos filmes citados, já assisti alguns, como A Órfã, Annabelle e Poltergeist. Mas, de uma forma geral, as crianças são todas assustadoras, dando destaque e premiação para Toshio.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fiquei com medo só vendo as imagens das crianças, imagina assistindo os filmes haha.
    Dos personagens citados por você que eu tinha conhecimento pois havia assistido o filme são, Poltergeist e O Chamado, os demais eu não tinha conhecimento.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...