29/10/2015

Filme: O Massacre da Serra Elétrica

Título: O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre)
Gênero: Terror, Slasher, Suspense
Direção: Tobe Hooper
Elenco: Marilyn Burns (Sally Hardesty), Teri McMinn (Pam), Paul A. Partain (Franklin Hardesty), Allen Danziger (Jerry), William Vail (Kirk), Jim Siedow (Drayton Sawyer), Edwin Neal (O Caroneiro), John Dugan (Vovô Sawyer), Gunnar Hansen (Leatheface).
Ano de Lançamento: 1974
Duração: 84 minutos
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

"O filme que verão é baseado na tragédia que assolou um grupo de cinco jovens, especialmente Sally Hardesty e seu irmão inválido Franklin. Foi mais trágico devido ao fato de serem jovens. Mas, se eles tivessem vivido muito, muito longas vidas, jamais teriam esperado ou desejado ter visto a loucura e o macabro que viram naquele dia. Para eles, um passeio de carro num verão à tarde tornou-se um pesadelo. Os acontecimentos daquele dia guiaram o descobrimento de um dos mais bizarros crimes nos anais da história norte americana, O Massacre da Serra Elétrica."

É com essa introdução narrada, alertando o espectador dos terríveis eventos que viriam a seguir, que começa um dos filmes mais loucos da história do cinema do horror: O Massacre da Serra Elétrica. O filme, de baixo orçamento dirigido de forma independente por Tobe Hooper em 1974, foi um dos primeiros do gênero considerado terror slasher, filmes que possuem como características principais assassinos psicopatas que matam aleatoriamente e que quase nunca morrem, ferramentas como arma do crime e muito sangue.

Após saber pelo rádio que atos de vandalismo estão sendo cometidos em um cemitério no Texas, Sally Hardesty (Marilyn Burns) e seu irmão paraplégico Franklin (Paul A. Partain) decidem ir até o local para se certificar de que o túmulo do avô não foi violado. Os irmãos, que viajam numa van, são acompanhados pelo namorado de Sally, Jerry (Allen Danziger), e pelo casal Kirk (William Vail) e Pam (Teri McMinn). Depois de verificar que a tumba está intacta, eles param em um posto de gasolina, mas descobrem que não há combustível. Os jovens decidem seguir até a antiga casa dos Hardesty, e no meio do caminho encontram um homem pedindo carona (Edwin Neal). O homem, muito esquisito, acaba por se cortar e ferir Franklin também, sendo imediatamente expulso da van.


Chegando à antiga casa dos Hardesty, os jovens começam a examinar o lugar, enquanto Kirk e Pam procuram um lugar para nadar. Os dois então escutam o barulho de um gerador de energia vindo de uma casa vizinha e decidem ir até lá para pedir combustível. Os outros amigos, estranhando a demora do casal em retornar, resolvem procurá-los na casa vizinha. É aí que Jerry encontra Pam dentro de uma câmara frigorífica, quando também é atacado por um homem gigante e deficiente mental que usa uma máscara formada por retalhos de pele humana retirados de suas vítimas, o Leatherface - Rosto de Couro (Gunnar Hansen).

Image and video hosting by TinyPic
"Epa, volta aqui!"
Sally e Franklin, procurando agora por seus três amigos, acabam encontrando Leatherface, que mata Franklin com uma motosserra (exato, serra elétrica é outra coisa, o que ele usa é motosserra, mas vamos deixar a discussão para outro momento). Sally escapa e chega até um posto de gasolina, onde pede ajuda ao proprietário (Jim Siadow). Mal sabia ela que o dono e o caroneiro eram irmãos de Leatherface, que juntos com seu avô (John Dugan) formavam a família Sawyer, uma família de necrófilos e canibais que alimentam o velho Sawyer com sangue humano e eram os moradores da casa vizinha a sua, onde seus amigos foram mortos.


 O Massacre da Serra Elétrica foi censurado e banido de vários países, inclusive o Brasil, quando lançado. Em 1974, filmes com tanta violência explícita era uma novidade e chocou fortemente o público. Apesar de o verdadeiro horror do filme estar em justamente na não exposição de sangue e vísceras, investindo mais no medo passado pela insanidade da família canibal, outros filmes do gênero que vieram depois exploraram esse tipo de violência explícita. Inspirado também no assassino real Ed Gein, como Norman Bates, Leatherface faz parte da galeria de outros monstro imortais do gênero, como Jason Voorhes (Sexta Feira 13), Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Michael Myers (Halloween - A Noite do Terror), entre outros. Assim como todos esses citados, O Massacre da Serra Elétrica já teve vááárias continuações e remakes, formando ao todo 7 filmes da franquia. Uma ótima pedida se você não tiver vida social, passar sua noite de Halloween vendo Leatherface dançar freneticamente com sua amada, a motosserra. Bom filme!

Image and video hosting by TinyPic
Melhor que John Travolta em
Embalos de Sábado à Noite.

Trailer: 


2 comentários:

  1. Mari, eu conhecia bem pouco da história do filme O Massacre da Serra Elétrica. A unica coisa que vi foi a cena do psicopata da serra correndo atrás da garota na estrada. Enfim, sua história soou bem interessante para mim, não sabia que o filme foi produzido por apenas uma pessoa, gostei muito do caráter investigativo.

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que assisti esse filme, e foi bom relembrar um pouco mais sobre a história com esse post, pretendo assistir o filme novamente, é bem assustador e tenso, fico muito apreensiva com esse tipo de filme kkk.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...