11/11/2015

Livro: Detalhe Final

Título: Detalhe Final
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 1999
Número de Páginas: 304
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

"-Esperanza?
Ligeira hesitação:
-Está precisando da sua ajuda. (...)
Então, qual é o problema com Esperanza?
-Clu Haid.
-Que tem ele?
-Está morto."

Detalhe Final é o 6º livro da série do agente esportivo - e detetive ocasional - de Nova York, Myron Bolitar, escrito por ninguém mais ninguém menos que Harlan Coben. Apesar de fazer parte de uma série, não é preciso necessariamente lê-la na sequência, embora seja aconselhável ler o livro anterior, Um Passo em Falso. Como eu não o li, demorei a entender o início do livro e algumas coisas que eram citadas sem muitos detalhes, mas de qualquer forma o foco principal da trama é compreendido inteiramente, portanto, mais uma vez, não precisa ler na sequência. Harlan Coben, autor de Não Conte A Ninguém e Confie em Mim, sabe ligar todos os pontos e te surpreender como ninguém nas suas histórias.

O livro começa com Myron Bolitar estirado tomando sol numa ilha do Caribe ao lado de uma belíssima morena chamada Terese. Myron é um ex-jogador de basquete formado em Direito em Harvard e um agente esportivo bem sucedido, que tem como sócios o seu melhor amigo o riquíssimo Windsor Horne Lockwood III - para os íntimos Win (é porque ele tem orgulho desse nome pomposo) e a hispânica Esperanza (uma ex-lutadora de luta livre). No livro anterior algo aconteceu que deixou Myron muito abalado, ao ponto de fugir dos problemas e parar nessa ilha paradisíaca em companhia de uma jornalista da CNN - a belíssima morena Terese - que está em uma situação parecida. Os dois vão para o Caribe sem dar notícias do paradeiro a ninguém.

Aproveitando suas férias, Myron recebe a visita inesperada do seu amigo Win que veio lhe avisar que Esperanza estava precisando de sua ajuda. O problemático Clu Haid, um jogador de beisebol arremessador dos Yankees e antigo cliente de Myron, foi assassinado, e a principal suspeita é justamente a sua melhor amiga e sócia, Esperanza. 

De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que ele imaginava. Sem contar que começam a surgir mais provas de que Esperanza poderia ter realmente matado Clu. Acreditando que alguma coisa estava errada nisso tudo, afinal de contas sua amiga e a advogada Hester Crimstein não queriam que ele se metesse nessa história, Myron se junta a Win e começam a investigar o que aconteceu para ajudar Esperanza. Só que "se meter nessa história" pode abrir feridas antigas e trazer consequências nada agradáveis.

Eu gostei bastante da história, mais ainda do final, muito surpreendente, arregalei os olhos quando tudo se encaixou - característica de Harlan Coben. Gostei de rever a advogada Hester Crimstein, que teve uma participação maior no livro Confie em Mim, e de conhecer o irônico e piadista Myron. Adorei Win, sua mania de se achar superior e seu humor ácido são maravilhosos, combinado com sua falta de empatia, dão um quê de sociopata ao personagem que o deixa fascinante - exatamente como ele acha que é. Adoraria ler os outros livros para conhecê-lo melhor e saber o que ele andou aprontando antes. Não deu para conhecer muito sobre Esperanza porque ela fica presa, mas outra personagem que teve um destaque maior foi sua amiga Big Cyndi, ex-lutadora e parceira de Esperanza; ela revela a Myron seu passado e podemos entender as motivações que a deixaram com esse jeito excêntrico de ser (pode por excêntrico nisso). Obrigada a Editora Arqueiro pela cortesia! E a você, caro leitor, boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...