08/04/2016

Livro: Onde Cantam os Pássaros

Título: Onde Cantam os Pássaros
Autor: Evie Wyld
Editora: Darkside Books
Ano de Publicação: 2015
Número de Páginas: 256
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Onde comprar:
• Americanas: http://goo.gl/vRFqDD
• Submarino: http://goo.gl/mwEYTl

Esse foi um daqueles livros que desejei loucamente desde o lançamento, ainda mais que toda vez que via uma resenha sobre a obra era uma resenha positiva e aguçava ainda mais minha curiosidade. Estranhamente eu sou um ser que precisa ser estudado, pois protelei horrores para começar a ler, e agora, após finaliza-lo devo dizer: Por que demorei tanto?
Se você é extremamente medroso e acha que não daria conta deste livro, está muito enganado. Não tem fantasmas na história, bem, pelo menos não aqueles desencarnados, arrastadores de corrente que fazem BUH, mas tem o pior tipo de fantasma: o fantasma do passado, dos atos feitos que nos arrependemos e que queremos enterrar bem fundo e esquecer de sua existência!
O livro conta ao mesmo tempo duas histórias de uma mesma pessoa. "Como assim, Milena"? Simples, em um capítulo nós acompanhamos o presente de nossa personagem principal Jake White, como ela tem se virado em sua fazenda, enquanto tenta descobrir o que está matando sua preciosas ovelhas; no capítulo seguinte somos levados ao passado de Jake, acompanhamos e vamos descobrindo aos poucos seus medos e o que a levou aquele lugar tão remoto onde atualmente vive.
O que talvez desagrade muita gente durante a leitura são os capítulos do passado de Jake que não são uma narrativa linear. Vou explicar melhor: toda vez que temos um capítulo do passado ele avança mais para o passado, meio que voltando no tempo, então no último capítulo de "flashback" nós estamos no começo de tudo, vendo o inicio da jornada. Entenderam? 
Particularmente, essa diferença na narrativa me instigou ainda mais na leitura e me fez amar o livro como um todo, com todas suas peculiaridades! Acredito que se eu tivesse visto o começo de tudo antes talvez eu não teria gostado tanto da personagem como gostei.
A Jake não é uma personagem amigável, não é uma personagem feliz e seu passado possui segredos obscuros, coisas que fez para sobreviver, coisas necessárias para sua fuga. Não julgo nenhum dos seus atos, acredito que nós temos escolhas e tentamos fazer o melhor possível no momento, e com a Jake também foi assim. A única coisa que não me agradou muito foi o final que ficou extremamente aberto! O que houve com a Jake e com o Lloyd?
Não é um livro fácil. É uma narrativa crua e isenta do romantismo romântico que muitos leitores estão acostumados. Muitos o rotularão como chato, um ritmo lento. A verdade é que a história tem seu próprio ritmo e a priori pode parecer confuso até que você consiga se situar na cronologia da narrativa, mas admito, amei cada página.
Nunca tinha lido nada da autora e sua escrita foi apaixonante. É fluida, irônica, dura e crua nos momentos certos. Ela conseguiu criar uma personagem forte, que não é centro do universo, não é a mulher mais bela, tem seus defeitos e é bastante solitária, acompanhada apenas de seus fantasmas e arrependimentos. Definitivamente, uma autora para por na lista de desejados e aguardar a próxima obra que, com total certeza, também será inesquecível!


Um comentário:

  1. Milas <3
    já vou logo dizer. Não gostei do livro. hahah Achei que a autora simplesmente teve a ideia de uma protagonista que passava pelo o que ela passou, mas não soube fazer um "presente" pra ela, apenas uma passado. Esse negócio de deixar o final em aberto me indignou horrores. A sinopse do livro vende que há algo horrível acontecendo na fazenda dela. E a gente quer saber o que é. Não da pra deixar por isso mesmo.
    E essa narrativa é mesmo difícil. Demorei pra me adaptar. Demorei pra ler. hehe
    beijoo
    -Mari.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...