18/04/2016

Livro: Os Tambores do Outono - Parte I (Série Outlander Vol. 4)


Título: Os Tambores do Outono - Parte I
Série: Outlander - Vol. 4
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 576
Skoob: Adicione
Onde Comprar: Submarino / Americanas
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

"- Você não vai me deixar? - perguntei por fim. - Não vai morrer?
Ele balançou a cabeça e apertou minha mão com força.
- Você é minha coragem, assim como eu sou sua consciência - sussurrou ele. - Você é meu coração, e eu, sua compaixão. Sozinhos, não somos inteiros. Você não sabe disso, Sassenach?"

"Os Tambores do Outono Parte I" é a primeira parte do quarto volume da série Outlander. Precedido de O Resgate no Mar, o quarto livro vai nos contar como Claire e Jamie Fraser, o casal protagonista lindo e maravilhoso, começam a construir suas vidas juntos nas colônias da América do Norte do século XVIII, mais precisamente em 1767. Ao mesmo tempo, em 1969, vamos saber como a filha do casal, Brianna Randall, está se sentindo com a partida da mãe, a descoberta do verdadeiro pai e o início do primeiro amor por Roger Wakefield, filho adotivo do Reverendo Wakefield e descendente do clã MacKenzie. 

É meio complicado resenhar essa série sem soltar alguns spoilers dos livros anteriores. A própria sinopse dos livros já contam detalhes dos seus predecessores. Mas vou tentar diminuir o máximo que puder. Para quem quiser conhecer um pouco mais dos anteriores antes de saber sobre Os Tambores do Outono, deixo as resenhas de A Viajante do Tempo, A Libélula no Âmbar, O Resgate no Mar Parte I  e O Resgate no Mar Parte II.

Em O Resgate no Mar vimos como Claire descobriu o paradeiro de Jamie, depois dos 20 anos que ficaram separados, e resolveu voltar ao passado para se encontrar com ele e finalmente terem o seu final feliz. Coitada, mal sabia ela que esse final feliz ainda está longe de acontecer. Os dois acabam por viajar para as Índias Ocidentais (as ilhas do Caribe, atualmente) no Novo Mundo, com a finalidade de resgatarem seu sobrinho Ian que fora sequestrado por um navio pirata. Depois de muitos perrengues tanto em alto mar quanto em terra firme, o casal finalmente recupera o sobrinho e acabam naufragando (sim, naufragando, a "sorte" desses dois é incrível) na costa da Carolina do Norte.

Lá, decidem por ficar na colônia americana em vez de retornar para a Escócia, e tentar construir um novo lar para eles, além de redescobrir como conviverem juntos, afinal, foram 20 anos separados. O amor nunca deixou de existir, mas a convivência e a confiança precisa se restabelecer. Com a ajuda de uma tia de Jamie, Jocasta Cameron - irmã dos MacKenzie - o casal, o sonhador sobrinho Ian e seu fiel escudeiro Rollo (uma mistura de cão e lobo), o filho adotivo Fergus, e o amigo Duncan, tentam sobreviver nesse Novo Mundo cheio de aventuras, de animais selvagens, de nativos lutando pelas suas vidas e suas terras, de negros sendo escravizados e torturados, de europeus com sede de riqueza e fortuna desbravando essa selva braba e passando por cima de quem precisar passar.

"Jamie pegou minha mão direita, passando o polegar devagar pela aliança prateada de casamento. - Talvez, um dia, eu possa cobri-la com rendas e joias - disse ele suavemente. - Nunca consegui lhe dar muita coisa, exceto esta aliança de prata e  as pérolas da minha mãe.
- Você me deu muito mais do que isso - disse. Envolvi seu polegar com meus dedos e apertei. - Brianna, para começar.
"

Enquanto isso, em 1969, vemos Brianna e Roger começarem sua história de amor. Um começo um tanto quanto conturbado, pois a moça está sofrendo: acabou de se separar da mãe, Claire, que voltou ao passado para ficar com seu grande amor, Jamie, seu verdadeiro pai e que ela acabou de descobrir que existia, logo depois de perder o homem que a criou como filha, Frank Randall, primeiro marido da mãe. Quanto vai e vem não é mesmo? Eu também ficaria maluca com tanta informação. Brianna sente-se culpada por querer saber mais sobre o verdadeiro pai, achando que isso fere a memória do homem que a criou. Tem medo de se apaixonar por  Roger e logo depois conhecer outra pessoa, como aconteceu com sua mãe, que um dia havia amado Frank, mas depois que conheceu Jamie, esse amor deixou de existir, sendo capaz de abandonar tudo por ele. Porém Roger tem certeza de seus sentimentos e pretende lutar pelo coração da garota, luta essa que não será nada fácil, principalmente depois que ela descobre uma informação nada agradável sobre seus pais no século XVIII.

Preciso confessar que senti falta de alguma coisa nessa primeira parte do livro. Não me entenda mal, assim como todos os outros, eu adorei. Mas faltou alguma coisa nele que me prendesse tanto quanto os anteriores. Espero que a segunda parte tenha essa pitada a mais que faltou na primeira. O livro tem sim ação, aventuras e problemas - esse casal tem um imã para perigos que vou te contar - mas acho que faltou acontecer mais dessas coisas como nos anteriores. Não sei se é por causa da divisão do livro em partes 1 e 2, deixando a parte 2 com mais aventuras para nos surpreender. Eu não tenho nada contra a divisão, até porque é melhor ler um livro com 500 páginas (o que já é muito) do que um livro com quase 1000 páginas, como foi com A Libélula no Âmbar. Espero que a Arqueiro não atrase o lançamento da segunda parte, prevista para maio, estou aguardando ansiosíssima para ler a continuação! Enquanto isso, já temos a segunda temporada da adaptação de Outlander para TV que já lançou dois episódios arrasadores. Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...