29/08/2016

Filme: Mogli - O Menino Lobo

Título: Mogli - O Menino Lobo (The Jungle Book)
Gênero: Fantasia, Live Action, Aventura
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Jon Favreau
Elenco: Neel Sethi (Mogli), Ben Kingsley (Baguera), Bill Murray (Balu), Idris Elba (Shere Khan), Giancarlo Esposito (Akela), Lupita Nyong'o (Rakcha), Christopher Walken (Rei Louie), Scarlett Johansson (Kaa).
Ano de Lançamento: 2016
Duração: 105 minutos
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

"Eu uso o necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais..." ♪

Um filhote de homem é encontrado perdido na selva por uma pantera negra. Em vez de devorá-lo, a pantera o deixa sob os cuidados de uma alcateia de lobos. Um tempo depois, o menino precisa ser levado embora, pois um tigre perverso ameaça a vida do garoto. A pantera resolve que é hora do menino voltar para a aldeia dos homens, e juntamente com um urso malandrão, precisam convencer o menino a deixar o único lar que conheceu, a selva, e voltar para a civilização. Você já viu essa história antes?


Estamos falando de Mogli - O Menino Lobo! Mas não exatamente da animação de 1967. Refiro-me ao live-action baseado na animação que foi lançado este ano. O enredo é o mesmo, com apenas algumas pequenas alterações que aprofundam as motivações dos personagens e insere novos detalhes que tornam a história muito mais completa. Por isso mesmo é um filme encantador!


O filme começa com Mogli (Neel Sethi) sendo "perseguido", o que nos leva a conhecer Baguera (voz de Ben Kingsley) e os lobos que o criaram. Todos convivem em harmonia na floresta. Claro, existe a Lei da Selva e Mogli deve respeitá-la se quiser ser um lobo. Mas a mágica do filme está justamente no fato de Mogli não ter se tornado um selvagem: ele é habilidoso e cria instrumentos para facilitar sua vida, o que é constantemente repreendido por seu pai Akela (voz de Giancarlo Esposito), o líder dos lobos, e por Baguera.


Durante um período de estiagem, os rios secam e uma pequena lagoa é o único lugar onde os animais podem beber água. Isso acontecem sempre. Na Pedra da Paz, - como é chamada a lagoa - predadores e presas fazem uma trégua e não atacam uns aos outros, pois a Lei da Selva determina que matar a sede é mais importante. Porém, nem tudo são flores. Shere Khan (voz de Idris Elba), um tigre perverso e impiedoso, surge para matar sua sede e sente o cheiro do menino. Anuncia que Mogli irá crescer e trazer a destruição à floresta, porque isso é o que a humanidade faz. Promete que, no fim da seca, voltará para matá-lo caso não entreguem o menino para ele. Existe um motivo maior para o ódio de Shere Khan contra Mogli e todos os homens. Motivo esse que fará com que o tigre faça qualquer coisa para atingir seu objetivo: acabar com Mogli.


A profecia de Shere Khan faz com que Baguera e Akela decidam que Mogli deve voltar para a aldeia dos homens. Com muita dor no coração, - momento manteiga derretida - Mogli se despede de sua mãe-loba Rakcha (voz de Lupita Nyong'o), e parte em companhia da pantera para a tribo dos humanos. Em sua jornada, o garoto encontra a perigosa cobra Kaa (Voz de Scarlett Johansson), o urso espertalhão Balu (voz de Bill Murray) que vira seu amigo, e o orangotango gigante, Rei Louie (voz de Christopher Walken). Até chegar o seu confronto com Shere Khan, o garoto vive várias aventuras e tem a oportunidade de conhecer diversas espécies de animais - mais um ponto positivo para o filme, sua CGI é excelente!


Como todo filme da Disney, Mogli não podia ser diferente e traz também uma mensagem de amizade e lealdade. A Lei da Selva, declamada pelos lobos, afirma que "(...) a força da alcateia é o lobo e a força do lobo é a alcateia", mostrando que todos devem proteger uns aos outros para garantir a sobrevivência e o equilíbrio da natureza. Apesar de na selva existir a predominância dos mais fortes sobre os mais fracos, vemos que existe um respeito entre os animais, onde cada um cumpre sua parte para trazer prosperidade ao todo – como na lição que Baguera ensina a Mogli sobre o papel dos elefantes. O que ameaça toda esse equilíbrio e essa paz é a presença dos humanos - como sempre os humanos - já que nós controlamos a "flor vermelha" (o fogo), capaz de extinguir tudo que toca.


Mogli - O Menino Lobo é uma aventura que encanta todas as idades. Você vai ter momentos de ação, de comédia, vai chorar (a não ser que você seja um insensível) e vai se assustar também, afinal o filme se passa numa floresta cheia de perigos. E vai se encantar muito com a nostalgia do filme. O final é diferente da animação, mas não deixa de ser maravilhoso, eu achei até melhor que o da animação. Divirta-se e não se esqueça de usar o necessário, somente o necessário, porque o extraordinário é demais...


Trailer:


Curiosidades: Você sabia que toda a história de Mogli é baseada num livro? Pois é, The Jungle Book (O Livro da Selva) foi publicado em 1894 por Rudyard Kipling, e traduzido aqui no Brasil pela primeira vez por Monteiro Lobato em 1933! Eu sempre quis ler mas nunca tive a oportunidade. Acho que vou visitar a Amazon e acrescentá-lo à minha estante...


8 comentários:

  1. Bacana o filme, fiquei bem animada pra ver pois é uma aventura muito interessante e divertido 😄

    ResponderExcluir
  2. Não assisti o filme ainda. Achei interessante a amizade do garoto com os animais. Acredito que seja um filme cheio de ação e aventuras.
    Mas cá para nós;Sheren Khan tem certa razão! Não de matar o menino,mas em desconfiar da maldade dos humanos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Janaina, o problema é que ele é um tanto quanto sádico. Por isso ele é mais vilão que os humanos. Akela até fala no filme, que Shere Khan gosta de matar, não respeita os outros animais, ele não caça apenas para se alimentar. E a "desconfiança" dele nesse longa tem uma explicação, não posso contar senão dou spoiler rsrs Beijoos

      Excluir
    2. No caso é o vilão dessa história rs na vida real, sabemos que o vilão são os humanos mesmo =[

      Excluir
  3. adoro a história de Mogli, sempre fui fã desse garotinho. Adorei saber que a 1ª versão foi traduzida por Monteiro Lobato

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    É tipo uma refilmagem então,não é uma história nova? Eu assisti a outra e acho que não vou assistir essa. Talvez assista quando passar na tv e não tiver outra coisa para fazer hehe. Não gosto muito de filmes assim. E também fico muito com um pé atrás com refilmagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma espécie de refilmagem só que em vez de ser uma animação 2D, como foi a primeira lá da década de 1960, é com humanos e computação gráfica. E tem uma outra história que liga os personagens, que não é mostrado na animação antiga. Vale super apena, Adriana, dê uma chance! :D
      beijoos

      Excluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...