15/01/2018

Filme: Voldemort - A Origem do Herdeiro

Título: Voldemort - A Origem do Herdeiro
Gênero: Ficção, Aventura, Fantasia
Direção: Gianmaria Pezzato
Produtora: Tryangle Films
Elenco: Stefano Rossi (Tom Marvolo Riddle), Maddalena Orcali (Grisha McLaggen), Alessio Dalla Costa (General Makarov), Aurora Moroni (Grisha McLaggen Jr.), Andrea Baglio (Wiglaf Sigurdsson Jr.), Andrea Bonfanti (Lazarus Smith), Gelsomina Bassetti (Hepzibah Smith), Andrea Deanesi (Wiglaf Sigurdsson), Davide Ellena (Lord Voldemort), Steven Tomasi (Veteran Soviet Auror), Pietro Michelini (Igor).
Ano de lançamento: 2018
Duração: 52 minutos
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse: Um filme independente criado por fãs da saga Harry Potter. Depois de sua formatura na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Tom Riddle desaparece. Ele volta dez anos depois, com novos poderes e um novo nome. Sua jornada em busca dos segredos da magia negra o mudou profundamente, e dois velhos conhecidos vão atrás para detê-lo antes que ele atinja seu objetivo: a imortalidade.

Queria que fosse maior. Essa é minha opinião final sobre o fanfilm Voldemort - A Origem do Herdeiro. Foi tão bom que eu queria que tivesse mais. Mesmo não sendo uma superprodução cinematográfica (afinal foi feito por fãs), o italiano Gianmaria Pezzato, que escreveu o roteiro, dirigiu e produziu os efeitos especiais, além de toda a turma que ajudou na produção do filme, bem como o elenco, merecem meus parabéns. O filme deixou bem pouco a desejar para qualquer uma das 08 produções da saga original Harry Potter.


É disso que gosto nos potterheads. Essa coisa de não deixar a história morrer. Mesmo anos depois do lançamento do último filme da saga, as histórias e discussões sobre o incrível universo de J.K. Rowlings continuam vivas graças a nós, os fãs. São livros, filmes, brinquedos, parques temáticos, camisas, canecas, até comidas inspiradas na saga, uma infinidade de coisas. E claro, as fanfics (para quem não conhece o termo, são histórias criadas pelos fãs de alguma obra, baseada na mesma). Entre fanfics e novo spin off com o roteiro escrito pela J.K. (Animais Fantásticos e Onde Habitam), os amantes de Harry Potter surpreendem nas conquistas. Agora foi a vez de produzirem um longa-metragem independente. O filme foi ao ar no dia 13/01 deste ano, às 18h00 (horário de Brasília) no Youtube.


Quando começaram as divulgações sobre Voldemort - A Origem do Herdeiro, quase soltei vários Periculums da minha varinha (se eu tivesse uma) de felicidade - o povo ia pensar que eu estava em perigo, mas tudo bem. Quem nunca quis saber mais sobre a origem do icônico vilão, Tio Vold? Seguindo sua trajetória após se formar em Hogwarts e com muitos duelos entre bruxos, Voldemort -  A Origem do Herdeiro é um presente dos fãs para os fãs. 


O filme não foca muito em como Tom Riddle (Stefano Rossi) foi seduzido pelo "lado negro da força", e já mostra o futuro Lorde Voldemort já integrado no mundo da magia negra e completamente maligno - penso que, na verdade, tio Vold sempre foi ruim de nascença mesmo, a coisa ficou pior depois que ele começou a estudar magia (pra que Dumbledore tirou aquele menino do orfanato?). 


Quando a história começa, vemos Grisha McLaggen (Maddalena Orcali) tentando invadir uma base de bruxos soviéticos para recuperar um item (cena de duelos maravilhosa inclusive), que descobrimos logo mais se tratar do diário de Tom Riddle, aquele diário que Harry destrói lá em Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), e que sabemos de sua super importância em Relíquias da Morte - aqui também é muito importante. Capturada, Grisha passa o filme contando sua história por meio de flashbacks, graças ao soro veritasserum, sobre sua amizade e envolvimento com Tom Riddle, como ele saiu em busca das relíquias de cada casa para usar na sua tentativa de conseguir a imortalidade, e sobre o grupo de quatro amigos, todos descendentes diretos das principais casas de Hogwarts: Sonserina, Corvinal, Lufa-Lufa e Griffinória. Personagens como Dumbledore e Grindelwald são apenas mencionados e servem como peças para a trama, sem realmente aparecerem.


Não vá com muita sede ao pote. É um filme amador, não é uma produção a la Warner Bros. As atuações não são dignas de Oscar e Globo de Ouro. Mas mesmo para esse tipo, eu achei muito bem feito e de boa qualidade. Os efeitos especiais são até melhores em alguns pontos (bom, se você assistir pela primeira vez hoje Pedra Filosofal, o mais antigo, vai concordar). A única crítica que tenho é em relação ao áudio estar fora de sincronia com as falas dos atores em cena. Teve um momento até que eu pensei que o filme era dublado em inglês, até porque o país de produção é a Itália. Mas no IMDB, o inglês consta como língua falada do filme.


No mais, acredito que Voldemort - A Origem do Herdeiro seja mesmo um filme de fãs PARA FÃS do mundo criado por J.K. Rowling. Pessoas que só gostam dos filmes da saga como entretenimento talvez não irão ficar muito entusiasmados com este filme. Já eu, potterhead, gostei muito tanto da história quanto da produção (só ressalvo mesmo a questão das falas). E que plot twist tem nesse filme! Fiquei chocadaney com o final! Por mim, pode fazer continuação; como disse no começo, queria mesmo era que fosse maior! Enemies of the heir, beware!

Confira o trailer:


Você pode assistir ao filme aqui:







************** ALERTA DE SPOILERS *****************
Eu queria tirar umas dúvidas com quem já assistiu ao filme e aos outros da saga (bem como já leu os livros): vocês acham que o soro veritasserum funcionou ou não em "Grisha" (não sei se lembram que Snape já disse que este soro faria até o Lorde das Trevas contar os seus segredos mais obscuros)? Outra coisa, que magia de transfiguração foi aquela no final? Alguém já ouviu falar? Uma pessoa pode se transfigurar em outra? Achava que só a polissuco faria aquilo, mas ficou claro que ele não estava usando essa poção, foi transfiguração mesmo, tanto que ele deixa claro que aprendeu isso estudando magias das trevas. Ou isso foi invenção do roteiro mesmo? E a terceira e última dúvida: aquele Igor que aparece no final é Igor Karkaroff, o ex-comensal e futuro diretor da Durmstrang, ou eu tô viajando? Aahh, quem mais lembrou de O Enigma do Príncipe (livro), na parte sobre a taça da Lufa-Lufa? *-* Dei um pulo da cama na hora! Para responder NÃO USE OS COMENTÁRIOS aqui, a menos que coloque um ALERTA DE SPOILERS também. Ou me mande um e-mail para amadoslivros@gmail.com, é até melhor!
***************** FIM DOS SPOILERS *****************






15 comentários:

  1. Sinceramente antes de ler sua opinião sobre o filme, confesso que não me interessei muito em assistir este novo filme da franquia HP, exatamente por ser uma produção feita pelos fans, e achei que fosse algo bem amador. Entretanto vejo que as coisas foram muito bem elaboradas, com atores que se entregaram ao papel. Por isto pretendo sim dar uma chance, espero não me decepcionar.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou ansiosa para conferir tudo com os meu próprios olhos, mas ainda não tive um tempinho! Mas tenho certeza que vou adorar, afinal sou da opinião de que quanto mais HP melhor. O filme foi um super presente de inicio de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou da mesma opinião, Elizete! Kkkk
      Beijo
      Mari

      Excluir
  3. Eu assistiiiiiiiiiii e eu ameeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... Assisti logo no domingo!
    E ficou com gostinho de quero mais

    ResponderExcluir
  4. Está aí uma ótima dica para os fãs do mundo mágico de Harry Potter.
    Mas dessa vez conhecendo o maior dos vilões.

    Boa dica para quem curte! ;)

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme ontem, gostei de conhecer mais do Lord das Trevas, a filmagem ficou muito boa com alguns efeitos. Queria que tivessem lançado mesmo uma super produção contando a história do Voldemort,queria saber o que o fez se tornar o bruxo mais malvado, não só o fato dele querer ser eterno, mas suas raízes, como foi sua infância, essas coisas. O filme só deu uma prévia dos objetivos dele, mas para quem é fã, vale a pena conferir. Acho que muita coisa foi adaptada para este roteiro mesmo, porque nos livros e nos filmes, algumas coisas não fazem sentido!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que este filme é muito bom, que bom que você gostou tanto da história quanto da produção, uma pena o áudio estar fora de sincronia com as falas dos atores em cena.
    Salvei o link do filme para assistir futuramente.

    ResponderExcluir
  7. ahhhh meninaaaaaa ainda n assistiii o filme e não resisti e li o trecho dos spoilers e só me deixou mais curiosaaaaa!! Fiquei sabendo que os fãs arrasaram na produção e em tudo!!! assim que eu tiver um tempo vou assistir, e fiquei bstante curiosa com esse final ai!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk, assista, Raquel! Depois me conte o que achou!
      Beijo,
      Mari

      Excluir
  8. Olá!
    Eu ainda não assistir mas estou desejando ver, ainda mais com essa resenha me fez ter muita curiosidade em..

    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Eu sou aquela que ainda não leu ou assistiu a qualquer coisa sobre Harry Potter. Sei o básico do básico sobre o enredo. Mas achei tão legal a iniciativa dos fãs... Olha que coisa louca fãs fazendo um filme sobre seu personagem, mais querido ou não hahahahahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi Mariana :)
    Então menina, amo que os fãs nunca foram a história morrer ... Eu sempre desejei saber mais sobre o passado de Voldemort, até porque os poucos relatos que temos sobre ele são algumas passagens dos livros, e achava que daria uma bela história. Desde que vi o trailer da produção fiquei super curiosa.. ainda não tive tempo de assistir, mas verei em breve, li algumas críticas sobre a dublagem, mas não acho que seja algo que irá me incomodar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li muita coisa a respeito desse novo filme mas eu também não assisti ele e fiquei até aliviada em saber que tinha legendas nesse filme O que facilitaria para mim já que eu não sou muito boa no inglês mas eu gostei da ideia de eles terem criado um filme independente para o nosso Lord Voldemort

    ResponderExcluir
  12. Ouvi umas criticas bem pesadas sobre o filme mas esse filme é um presente para os FÃS, é para matar um pouquinho da saudade desse universo incrível. Eu adorei.

    ResponderExcluir
  13. Não acredito, quero muito ver esse filme, achei o ator muito parecido com o Tom nos filmes da Warner, parece ser incrível, sem contar com mais personagens que podemos conhecer, lembrar do nosso mundo mágico. Estou louca para assistir.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...