29/06/2015

Livro: A Profecia

Título: A Profecia
Autor: David Seltzer
Editora: Record
Ano de Publicação: 1976
Número de páginas: 204
Minha avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"Quando o judeus voltarem a Sion e um cometa aparecer no céu e o Santo Império Romano se levantar, então todos nós iremos morrer. Do mar eterno ele vai se levantar com exércitos em cada praia, virando cada homem contra seu irmão, até que o homem não mais exista."

Minha mãe comprou esse livro em 1986. As páginas, já amareladas e com cheiro de livro velho, estavam escondidas em uma de suas muitas caixas de tranqueiras, que ela mantém aqui em casa. Para você ter uma ideia, ainda tem a etiqueta do preço, CZ$27,00. Num belo dia de arrumação, eis que o livro surge e ela se lembra que adoro esse tipo de história e me entrega para ler. Para falar a verdade eu nem sabia que A Profecia tinha sido baseado num livro. Quando assisti o filme de 1976, era ainda uma criança, então isso nem passava pela minha cabeça. Vou te contar porque eu adorei.

Jeremy Thorn, um importante embaixador americano no Reino Unido. chega às pressas no Hospital Geral de Roma, após receber a notícia que sua esposa Katherine Thorn havia dado a luz a um menino. Ambos tentavam ter filhos, sem sucesso, há algum tempo, para ajudar com a depressão que Kathy sofria. Porém, já no hospital, o padre Spilletto, responsável pela maternidade, o informa que o bebê havia respirado uma única vez e morrera. O padre sugere que Jeremy adote um outro bebê que nascera no mesmo horário que o seu, mas que havia perdido a mãe. Ele aceita e não conta nada para a esposa. Era 6 horas da manhã do dia 6 de junho.


Passam-se alguns anos, com a família agora morando em Londres e Damien, o filho do casal Thorn, é um belo menininho de bochechas rosadas e cabelos negros, que não é de falar muito e não possui impressões digitais. É isso mesmo que você leu. Quem descobre é uma cartomante, contratada pela família para divertir os convidados da festa de aniversário de Damien. Enquanto isso, o fotógrafo Haber Jennings tenta encontrar algo realmente interessante para fotografar no aniversário do filho do embaixador. Eis que surge uma oportunidade: a babá do menino sobe no telhado da casa e se joga de lá com uma corda amarrada no pescoço; em suas últimas palavras, disse que fazia aquilo por Damien.

Abalados com os acontecimentos, a família recebe a visita da nova babá, a Sra. Baylock, que havia sido enviada por uma agência para a mansão a fim de cuidar do menino e fazê-lo esquecer o triste acontecimento, como ela mesma disse. Uma mulher super estranha, devota ao menino e a quem Damien se afeiçoa mais do que pela própria mãe. Enfim, cada dia que passa coisas estranhas acontecem à família Thorn. Damien ataca Katherine quando iam a um casamento numa igreja, os animais agem de forma estranha na presença do garoto quando foram passear no zoológico, um cão aparece na casa adotado pela Sra. Baylock, a contra gosto de Jeremy, e para completar o ciclo de coisas esquisitas, um padre italiano aparece no escritório de Jeremy falando coisas sem sentido e mandando-o aceitar Jesus Cristo antes que seja tarde demais. O padre, chamado Tassone, diz que estava na maternidade no dia que Damien nasceu, e que o menino seria o filho do Diabo, nascido de uma chacal.

Expulso do local, o padre se depara com Jennings, o fotógrafo, que tira algumas fotos do senhor esquisito de batina. Ao revelar as fotografias, Jennings repara que mais uma vez, uma mancha estranha havia surgido nas imagens. Da mesma forma que nas fotos da babá suicida, onde havia uma mancha reta sobre sua cabeça e que chegava a enevoar sobre o pescoço da mulher, na foto do padre havia outra mancha, também reta, mas como se fosse um raio, em direção ao corpo do padre. Jennings considera tudo aquilo estranho demais para ser um simples defeito no filme. Curiosamente, suas suspeitas de que algo muito estranho estava acontecendo e que havia ligação com a família Thorn se concretizam quando o padre morre num acidente sem explicação. Uma vara de ferro de uma janela cai de um prédio e empala o pobre senhor no meio da rua.

Com tantos "acidentes" fatais envolvendo sua família, Jeremy Thorn começa a desconfiar que talvez o padre Tassone podia ter razão. Antes de morrer, o homem havia lhe recitado uma profecia e mandado procurar um velho chamado Bugenhagen na cidade de Meggido antes que fosse tarde demais. Aliado ao fotógrafo, Jeremy e Jennings partem em busca da verdade por trás da história de Damien, antes que seja tarde demais não só para sua família, mas também para toda a humanidade.

Uma narrativa bastante envolvente que te faz devorar o pequeno livro em pouco tempo. Um enredo tenso e cheio de descobertas a cada página. David Seltzer consegue prender o leitor com a história de um menino que pode ser o anticristo. O garoto quase não tem atuação da história, mas tudo que a sua existência pode causar já deixa os demais personagens de cabelos em pé. Não considerei um livro de terror, mas é um ótimo suspense, apesar que a cena do cemitério é terrivelmente medonha. Uma ótima pedida para esquentar os ossos com uma história emocionante nesse inverno. Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...