26/06/2015

Livro: Sombra e Ossos (Trilogia Grisha Vol. 1)

Título: Sombra e Ossos (Trilogia Grisha Vol. 1)
Autor (a): Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Ano: 2013
Número de Páginas: 288
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
Para começar esse foi um livro que comecei a ler sem expectativas. Eu não sabia sobre o que se tratava, e imaginava que era apenas uma literatura fantástica, tal. Como eu estava meio sem vontade de ler (não o livro em si, mas sem vontade de ler mesmo), demorei um pouquinho para acompanhar o ritmo da história. Mas quando eu entrei no clima e me deixei levar, me apaixonei pelo universo dos Grishas.
Alina é a tipica mocinha dessas histórias: garota humilde, que se acha feia, tem um amor platônico por seu melhor amigo o Maly e acredita que não vá fazer grandes coisas de sua vida (praticamente a fórmula perfeita das distopias / livros de fantasia de hoje em dia. Me lembrei logo de Jogos Vorazes). Mas o mundo de Alina não é tão simples. Neste universo existe os Grishas, que são humanos que possuem habilidades: alguns controlam a água, outros o ar, fogo, e por aí vai. E, para liderar os Grishas existe o Darkling, que é um Grisha extremamente poderoso, dentre muitas das suas habilidades ele pode gerar escuridão. Escuridão essa que nos faz entender a historia.
Muitos anos atrás, um Darkling, intitulado posteriormente como o herege, movido pela ganância, usou o seu poder e acabou criando a Dobra das Sombras. Um local de pura escuridão e monstros que dividiu o reino ao meio. Desde então o país vem sofrendo as consequência da sua sede de poder desenfreado. Agora que vocês já estão entendendo o contexto, vamos voltar a Alina.
Como dito anteriormente, o regimento de Alina acabou tendo que cruzar a Dobra, e lá, ela acabou por "descobrir" que era uma Grisha, mas não uma Grisha qualquer: uma conjuradora de Sol. Assim ela tornou-se a única esperança do reino para destruir de uma vez por todas a Dobra das Sombras. E o que aconteceu? Obviamente a vida dela mudou! Ela foi levada para viver no pequeno palácio e receber todo o treinamento Grisha.
A baixa autoestima da Alina me irrita. Sério mesmo. Acho que já estou muito saturada de personagens assim. Parece que tornou-se basicamente um pré requisito: "Ela é a personagem principal? Encha de baixa autoestima e complexo de inferioridade.". A história do livro é bem legal, e houveram umas reviravoltas que eu fiquei: UAU! Adoro quando o livro tira meu chão e me deixa sem acreditar que aquilo está mesmo acontecendo.
Eu apreciei bastante a leitura, e estou ansiosa pela segundo volume. Talvez eu o coloque na minha tbr desse mês. Ainda estou pensando. De toda forma, recomendo a leitura.


2 comentários:

  1. Heey!
    Eu também me irrito um pouco com personagens com baixa autoestima, mas o enredo do livro parece ser fantástico!!
    Abraços =)
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    O livro parece ser muito bom, mas não faz muito meu estilo ;/
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...