13/07/2015

Livro: O oceano no fim do caminho

Título: O oceano no fim do caminho
Autor (a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2013
Número de Páginas: 208
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Mais alguém aqui é fã de Neil Gaiman? Eu preciso saber de vocês se sou apenas eu, ou mais alguém também se apaixona mais pela forma de escrita desse autor brilhante a cada nova obra lida? Não tem condição, gente, definitivamente ele é um dos melhores autores de fantasia dessa nossa geração.
Neste pequeno livro, Gaiman brinca com nossas incertezas sobre nossa época infantil, aquela idade onde muitos adultos parecem ser monstros. Um livro que fala sobre o medo, sobre família, amor, amizade, confiança e acima de tudo, superação.
Nosso personagem principal não tem um nome. Tudo bem, ele tem um nome, mas nós, leitores, não tomamos conhecimento dele. Ao retornar a sua cidade natal para um velório, o homem volta para uma casa que possui um oceano no final do caminho. Um local de muitas lembranças de seu passado. E é assim, que somos levados a quarenta anos atrás, e tomamos conhecimento do que aconteceu.
Tudo aconteceu quando ele era pequeno, com apenas sete anos. Os tempos eram difíceis, e seus pais tiveram que alugar um quarto na casa para conseguir dinheiro para complementar a renda familiar. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. Esse fato desencadeou o despertar de forças a muito esquecidas, algo que passou a tomar conta dos sonhos das pessoas.
O jovenzinho sabia que os adultos não conseguiriam compreender o que estava acontecendo, por isso, ele contou apenas com a ajuda da sua amiga Lettie Hempstock, uma garota um pouco mais velha, com 11 anos, mas com um conhecimento maior do que se pode esperar.

“– Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.” [p. 129]

Um livro surpreendente e cheio de lições e reflexões sobre a vida, a morte e a efemeridade das coisas. Tempo é tudo que nós queremos, tempo para viver, tempo para conseguir um bom emprego, tempo para ser aquela pessoa que desejamos. Mas, se pararmos para analisar, tempo é tudo o que menos temos.
Creio que sou tão apaixonada pelas obras do Gaiman pelo fato dele conseguir entrar nas nossas cabeças e brincar com nossos medos de forma tão sutil. Ele me faz refletir sobre tudo aquilo que por conta própria eu seria covarde demais de fazer. O oceano no fim do caminho é mais uma de suas brilhantes obras, que se você é fã do estilo do autor, deve com total certeza ler. Eu li e me apaixonei.


Um comentário:

  1. Eu adoro Neil Gaiman. Sou apaixonada por ele. Li dois livros dele na Maratona Literária de Inverno 2015

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...