14/08/2015

Livro: A Menina Submersa - Memórias

Título: A Menina Submersa - Memórias
Autor (a): Caitlín R. Kiernan
Editora: Darkside Books
Ano de Publicação: 2015
Número de Páginas: 320
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

Esse foi um dos livros que mais demorei para terminar de ler, tirando apenas Herança, se não me engano. Uma história densa, que te faz seguir um determinado ritmo para poder compreender tudo o que está acontecendo. Eu tinha visto resenhas falando que era um livro chato, e muita gente chegou a não gostar da narrativa e da história. Me chamem de louca, mas eu adorei o livro e achei ele deveras intrigante.
India Morgan Phelps, a Imp, é a nossa narradora. Ela começa a datilografar um livro - este livro em questão - tratando ele como sua história de fantasmas, o seu diário pessoal para exorcizar os seus fantasmas. A princípio começamos a crer que a história irá girar em torno da India e do seu relacionamento com sua ex namorada, a Abalyn, até que Eva Canning é introduzida na história.
Eva é um misto de Sereia, Fantasma e / ou mulher lobo. O que ela realmente é, não sabemos, mas uma coisa é fato: Eva Canning está assombrando os pensamentos da Imp e é uma das causas dos diversos eventos bizarros que acontecem na vida da nossa narradora.
Contudo, existe um grande porém: a Imp é esquizofrênica, com um histórico na família também: sua mãe e a sua avó materna eram esquizofrênicas e ambas cometeram suicídio, fato que deixa a India extremamente angustiada. Ela tem medo de acabar da mesma forma que sua mãe e avó.
A narrativa do livro não é linear, o que dificulta bastante a leitura. A Imp descreve seu presente, seu passado, alguma coisa que ela viu ou sonhou, reportagens, e ainda há a presença de contos escritos pela própria Imp. O livro acaba tornando-se um diário dela, um registro de sua "loucura" ou dos fatos paranormais que estão além da nossa compreensão.
Quando comecei a ler, e foi colocada a questão de ser uma história de fantasmas, eu esperava os fantasmas clichês de sempre, aqueles espíritos dos mortos e coisas do gênero, mas a nossa personagem narradora me mostrou um novo conceito de fantasmas. Fantasmas, ou assombrações, chame como quiser, podem ser coisas (pessoas, livros, quadros, músicas, etc) que continuam na sua mente, volta e meia ali, sempre preenchendo seus pensamentos.


Esta edição que eu tenho e mostro no vídeo (que está incorporado logo abaixo) é a Edição Limitada. Sua capa é dura e os desenhos são todos em alto relevo. Essa libélula estampada na capa, e desenhada no início de cada capítulo tem a ver com a história, pois a terapeuta da Imp coleciona insetos. A lombada do livro é rosa e ainda possui uma fitinha da mesma cor que serve para marcar a leitura. Uma edição realmente para colecionar.


Além da edição limitada, a Darkside lançou uma versão de "inclusão" (imagem acima), ou seja, uma versão com capa normal e com um preço mais acessível. Tive o prazer de ter uma dessas edições em minhas mãos, e posso afirmar que o cuidado com o livro foi o mesmo. Achei a capa dele muito linda e quase quis ficar com as duas edições em minha estante.
Eu amei a leitura. Posso parecer louca aos olhos de outras pessoas, mas eu gostei da forma como o livro foi construído. A autora montou todo um mundo, ao ponto de dois pintores que ela cita no livro, eu achar que eram reais, quando na verdade ela os criou para a narrativa.
A Menina Submersa: Memórias é um livro que você tem que ler por sua própria conta e risco. É aquele tipo de leitura que ou você irá amar, ou irá odiar. Eu faço parte do pequeno grupo dos que o amaram.



Um comentário:

  1. Eu quero muito ler esse livro justamente por conta dessas opiniões tão distintas. Quem ama, ama mesmo e quem odeia, odeia hahahaha. Uns disseram que é confuso e isso me deixou curiosa. Agora só preciso esperar uma promoçãozinha.
    Adorei sua resenha, só aumentou minha vontade de lê-lo.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...