25/09/2015

Livro: O doador de memórias

Título: O doador de memórias
Autor(a): Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Ano de publicação: 2014
Número de Páginas: 190
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Eu sinceramente espero que sim. E estou falando isso com toda a minha precisão de linguagem! Se você não está entendendo o que eu estou falando, é sinal que nunca leu ou assistiu O Doador de Memórias. Eu, particularmente, nunca assisti a adaptação cinematográfica, mas eu li o livro, e, estou aqui hoje para contar para vocês o que eu achei.

A história se desenrola em um mundo ideal: ninguém passa fome, não há dor, não há desigualdade, guerra é um conceito totalmente desconhecido, mas, em contrapartida, também não existe amor. Como assim? Todo são criados da mesma forma, seguindo as mesmas regras e cumprindo aquilo que se é espero. Mas é uma sociedade mecânica, as pessoas não pensam além, não sabem o que é amar, não tem esse apreço verdadeiro por outros, pois não conhecem a real intensidade de sentimentos. Mas em uma analise geral? Estão todos satisfeitos. Quer dizer, quase todos.
Jonas está ansioso para a sua cerimonia de 12: é nela que ele vai receber sua designação e se transformará em um adulto! Ele não sabe qual será o cargo que os anciões separaram para ele, mas quando descobre, seu mundo perfeito, já não parece tão bom assim, e ele começa a questionar-se se as outras pessoas não deveriam sentir aquilo que ele está sentindo.
Ser o Recebedor de memórias é uma grande honra!, eles disseram, e Jonas acreditou. Mas apesar de o alertarem que ele sentiria muita dor durante o treinamento, ele jamais iria imaginar o quão real ela seria, nem as formas de dor que encontraria.
Confesso que não gostei muito do livro. Ele tinha tudo para ser uma das melhores distopias que já li, mas a história foi se arrastando demais, a ponto de ser tediosa. Levando-se em consideração que o livro tem apenas 190 páginas, já dá pra sacar o quão chata é a história.
A autora escreve muito bem, uma narrativa fluida (olha que contradição), mas a história foi tão parada, tão previsível que me decepcionei totalmente. Estou avaliando se lerei ou não a "continuação" deste livro. Continuação entre aspas, porque o segundo livro da duologia O doador não tem nada haver com o contexto da primeira.
Logo abaixo, tem um vídeo falando um pouquinho mais das minhas impressões sobre o livro. Não deixe de assistir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...