22/10/2015

Filme: Aracnofobia

Título: Aracnofobia (Aracnophobia)
Gênero: Terror
Direção: Frank Marshall
Elenco: Jeff Daniels (Dr. Ross Jennings), John Goodman (Delbert McClintock), Harley Jane Kozak (Molly Jennings), Julian Sands (Dr. James Atherton), Brian McNamara (Chris Collins), Stuart Pankin (Sheriff Lloyd Parsons), Frances Bay (Evelyn Metcalf).
Ano de Lançamento: 1990
Duração: 105 minutos
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

"The itsy-bitsy spider - A aranha pequenina
Climbed up the water spout - Subiu pelo cano da calha
Down came the rain - Veio a chuva
And washed the spider out - e a derrubou... ♪"

Esse é o filme de terror que mais me dá medo. Eu precisei re-assistir para comentar aqui e foi um tormento. Se eu já não gostava desses artrópodes, assistir esse filme na minha pré-adolescência só fez aumentar minha fobia. Isso mesmo, eu tenho aracnofobia (medo de aranhas) por culpa de Aracnofobia, filme de terror de 1990, com direção de Frank Marshall, estrelando Jeff Daniels (Débi e Lóide) e John Goodman (Os Flintstones). Qualquer aranhazinha, por menor e inofensiva que seja, já me dá pavor e tudo foi culpa desse filme do capeta. 

O filme começa com o Dr. Atherton (Julian Sands) que viaja para a Venezuela com um grupo de pesquisadores em busca de novas espécies de insetos e artrópodes, como borboletas, besouros e aranhas. Com isso acaba se deparando com uma nova espécie de aranha, nunca catalogada antes e que por sinal possuía uma característica estranha: nenhum órgão reprodutor, como os zangões das abelhas e as operárias das formigas. Isso indicava portanto, que existia uma espécie de rainha, de general, dessas aranhas.

Que me perdoem os biólogos,
mas que bichinho feio do cão!
Essa rainha é acidentalmente transportada para uma cidade do interior dos Estados Unidos, quando o corpo de um dos fotógrafos da expedição na Venezuela, morto por "causas desconhecidas", é encaminhado ao necrotério. Através de uma ave, a aranha é levada até as proximidades da casa onde o Dr. Ross Jennings (Jeff Daniels) acabou de se mudar com a família com a promessa de um novo emprego. Ross, assim como eu, é aracnofóbico.


O médico local, já idoso, havia prometido se aposentar e passar seus pacientes para Ross Jennings, mas muda de ideia, o que deixa Jennings desolado. Uma dessas pacientes resolve se consultar com Ross e promete lhe dar uma festa de apresentação para ajudar a se enturmar com os moradores da cidade. Enquanto isso, nossa querida amiga latina, encontra uma parceira menor e de outra espécie para acasalar, dando origem a uma outra espécie de aranha, menor e letal. Essa mesma paciente de Ross acaba sendo picada por uma dessas capetinhas e morre. Ross é acusado de erro médico, por ter suspendido as pílulas desnecessárias para o coração da paciente e é impedido de realizar uma autópsia.


Só que novas mortes começam a acontecer, e sempre o pobre do Ross estava presente. Os moradores começam a suspeitar do médico, enquanto Ross suspeita ainda mais de que não foram simples ataques do coração. Até que em uma das mortes, uma testemunha encontra uma aranha. Ele então começa a suspeitar que todos morreram picados por essa espécie e corre atrás de uma prova para sua inocência: provar que todos foram envenenados por aranhas peçonhentas e encontrar uma forma de acabar com essa praga. Sem falar é claro, em lutar contra seu medo de aranhas.


Aracnofobia é um filme antigo, mas que ainda consegue deixar o espectador com os olhos grudados na tela, com aquela sensação de apreensão que perdura até as cenas finais, ainda que você já imagine o desfecho. Para os aracnofóbicos como eu, pode esperar calafrios e suores. Eu assisti e re-assistir de ousada mesmo, não foi coragem, um simples roçar do lençol na minha pele enquanto eu assistia já me fez pular e acelerar os batimentos cardíacos. E depois do filme eu fiquei procurando aranhas na minha cama. Para os corajosos, é um ótimo passatempo, bem produzido, mesmo que não dispunha de excelentes recursos tecnológicos. Consegue envolver e assustar, apesar de ser aterrorizante apenas para os que tem a fobia, e ainda tem um toque de humor. Bom filme!


Trailer:


2 comentários:

  1. Mari, odeio aranhas, logo descarto a mínima possibilidade que havia sobre acompanhar Aracnofobia. Os filmes de terror já são um tanto estranhos, mas um filme com animais perigosos que dominam e possuem uma pessoa é bem pior, é agoniante. Com certeza, não assistirei ao filme. Odiei!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, realmente eu nunca daria para assistir esse filme, pois tenho aracnofobia, simplesmente tenho pânico de arranhas, então não pretendo assistir.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...