23/10/2017

Livro: Há Sombras no Quarto dos Fundos

Título: Há Sombras no Quarto dos Fundos 
Autor: Emerson Monteiro
Editora: Cogito
Ano: 2016
Número de Páginas: 112
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione

"Em seu relatório, descreveu exatamente o que viu em um quarto mal iluminado, de dois metros por dois e meio: um forte odor de poeira misturada com salitre mofo e sangue, numa cama velha, desarrumada e suja, jazia o corpo coberto por marcas de uma adolescente violentada e morta. Na parede, uma frase escrita com o sangue da própria vítima: 'Eu voltei e ninguém mais vai ter sossego'."

Recebi este livro do próprio autor, conterrâneo nosso. Há Sombras no Quarto dos Fundos é o primeiro livro publicado pelo escritor Emerson Monteiro, como já divulgamos aqui, e eu resolvi aproveitar o clima de #OutubrodasTrevas para lê-lo.


Na sinopse do livro consta o seguinte: "Pedro da Mata é um investigador da polícia civil de Salvador atormentado por uma tragédia pessoal. Apesar de sério e introspectivo, Da Mata é admirado pelos colegas por sua persistência em solucionar casos. No entanto, um estupro seguido de morte revela uma história que ultrapassa todos os limites conhecidos pelo policial. Será que ele está disposto a encarar forças além de seu conhecimento? E o que de tão grave poderia ocorrer no famoso bairro de Itapuã? "

Tudo começa numa casa velha e abandonada no bairro de Itapuã, em Salvador-BA. Num quartinho de empregados dos fundos, foi encontrado o corpo de uma jovem adolescente, estuprada e morta, e com uma frase sinistra escrita com o seu sangue na parede. A única testemunha do crime foi seu amigo, o também adolescente Juvêncio, que foi levado para um hospital transtornado. Ele conta para Pedro que Carla, a amiga, queria perder a virgindade com ele; Juvêncio então a levou para o tal quartinho na casa abandonada para ficarem às escondidas. Só que lá chegando, ele foi abordado por alguém que o nocauteou. Antes de apagar, ele conseguiu escutar os gritos de Carla. Na manhã seguinte, a menina já estava morta.

Pedro então se vê às voltas com a investigação, na qual os vizinhos da travessa onde fica a casa não parecem querer ajudar muito, como se soubessem de algum segredo e tivessem que ficar calados. É então que, em um dado momento, a polícia consegue capturar um suspeito, que insiste em culpar algo sobrenatural presente na casa como o assassino da garota. O homem não é estranho para Pedro, que parece conhecê-lo de algum lugar. Mesmo depois da prisão e de reconhecer o suposto assassino, o investigador sente que a história não parava por aí. Ele resolve retornar à casa abandonada. O que Pedro não imaginava era que talvez o que dizia o suspeito fosse verdade... Na manhã seguinte, o investigador é dado como desaparecido pela polícia, quando não conseguem contatá-lo e encontram seu carro abandonado nos arredores da residência do crime.

Eu gostei do enredo do livro, e para o primeiro a ser publicado, a edição não deixou muito a desejar. Talvez precise de uma melhor revisão para uma próxima edição. Duas coisas me fizeram dar três estrelas ao livro: a primeira, achei que faltou uma pausa entre um acontecimento e outro; percebi que as coisas se desenrolaram muito corridas, por exemplo, em um parágrafo, a fala do delegado mandava um subalterno buscar alguma coisa, e no seguinte, já era a fala do subalterno entregando o que tinha ido buscar. Acho que faltou um parágrafo ai no meio, por exemplo, explicando que a pessoa havia ido fazer o que lhe foi mandado, e algum tempo depois, retornou; aí sim viria a fala. Senti que isso aconteceu muito em outras situações também. Só uma dica para o escritor.

A segunda coisa tem a ver com a parte sobrenatural do suspense. Achei que essa parte ficou muito para o final da história, que no início e no meio não deu muito a entender que se tratava de algo de outro mundo, e sim de mais um suspense policial - nada impede do livro abordar os dois gêneros, mas por ter sido deixado muito para o final, faltaram mais explicações sobre "a coisa". O livro termina dando a entender que pode existir uma continuação, não sei se entendi errado. Espero que haja mesmo e que eu possa lê-lo em breve. Ainda assim recomendo. Boa leitura!


Um comentário:

  1. Mariana,o enredo do livro é bem interessante mesmo. Um suspense policial é sempre bem vindo.
    Uma pena que tenha sido mal revisado. Caso contrário seria perfeito!
    Mas como nos contou,em uma segunda edição talvez venha melhor revisado,e dê mais vontade ainda de embarcar nessa história cheia de mistérios.

    Gostei!

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...