Livro: Veronika Decide Morrer
Autor (a): Paulo Coelho
Editora: Planeta do Brasil
Nº de páginas: Aproximadamente 200
Ano de publicação: 2006
Publicado pela primeira vez em 1998, esse livro conta a história de Veronika, uma jovem eslovena. Como tantas outras, Veronika é uma jovem bonita, não lhe faltam namorados e tem um bom trabalho. Sua vida transcorre sem maiores sobressaltos, sem grandes alegrias ou grandes tristezas. Ela não se encontra nem feliz nem infeliz. A vida cotidiana e rotineira não lhe atrai então ela decide que é o fim, ela decide morrer.
Ela então, dentro de seu pequeno quarto tem uma overdose de calmantes, sua tentativa é um fracasso. Ela é encontrada viva e sobrevive a isso. Devido a ter sido internada numa tentativa de suicídio ela é leva para "Villete", o mais controverso hospital mental da Eslovênia. Como se não fosse o bastante, Dr. Igor, o diretor do hospital lhe revela que ela tem no máximo mais sete dias de vida e provavelmente morrerá internada.
A presença de Veronika afeta todos os pacientes do hospital, especialmente Zedka, que tem depressão clínica; Mari, que sofre de síndrome de pânico; e Eduard, que tem esquizofrenia. Ela consegue a simpatia das enfermeiras e alguns pacientes. Mas Veronika está inquieta. Ela sente que mesmo uma semana é muito tempo. É quando ela também percebe que agora que ela não tem nada a perder, ela pode fazer o que quiser. É essa liberdade que a faz, mais tarde, temer a morte. É essa liberdade que a leva para novas experiências emocionais, incluindo o despertar sexual.
Eu o considero um dos melhores livros de Paulo Coelho, e sinceramente adoro o momento no qual, durante a história, Dr. Igor explica para a mãe de Veronika que o comportamento social tem outro aspecto além do que é comumente dito, segundo ele a "loucura coletiva é sanidade".
Nesse livro podemos ver o valor de cada dia, e observar um personagem notar o milagre diário da vida, além de notar como os seres humanos podem se acomodar as coisas, e tem medo de arriscar.
Se tem preconceito contra o autor talvez você não consiga apreciar a história, caso contrário, aproveite a leitura. Recomendo. ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos diga o que achou: