Livro: Auto da Barca do Inferno
Autor: Gil Vicente
Editora: -
Ano: 1517
Número de Páginas: 50 páginas aproximadamente
Primeiramente, o termo "auto" é uma designação genérica para uma pequena peça teatral, tento origem na Idade Média e possuía, de inicio, caráter religioso, porém depois passou a ser usada para entretenimento da população. O "Auto da Barca do Inferno" representa o juízo final Católico de uma forma satírica, ou seja, repleta de humor. O cenário seria um porto, onde estariam presentes duas barcas: a Barco do Inferno e a Barca da Glória (que vai para o Paraíso).
Os mortos começam a chegar a este porto (um total de quatorze personagens: Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Alcoviteira, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros Templários), onde um a um, quando vão tentar embarcar, passam por um pequeno julgamento, onde Anjo e / ou Demônio mostra seus pecados, ou virtudes. Vale ressaltar que cada personagem é um esteriótipo de uma classe, ou grupo.
Gil Vicente, faz uma crítica ao clero e a nobreza, assim como ao povo de Lisboa que vivia da exploração do próprio povo. Há também críticas a avareza, maldade, soberba, e tudo mais que o autor considerava errado na sociedade de Lisboa. Cada uma dessas características exploradas a partir dos personagens que vão ao inferno, cada um detentor de um pecado.
Todos os personagens que possuem como destino o inferno portam algumas características comuns: Eles chegam trazendo consigo objetos terrenos, que representam o apego deles à vida; por isso, tentam voltar para ela argumentando com o Diabo. E os personagens aos quais o céu é oferecidos, são cristãos e puros. Pode-se perceber que o mundo ironizado pelo autor, nesta é obra, é maniqueísta: existe o bem e o mal, o bom e o ruim são metades de um mundo moral simplificado.
O livro é pequenininho e muito interessante. Eu ri bastante de algumas cenas. É bem interessante e eu recomendo. ;]
O livro é pequenininho e muito interessante. Eu ri bastante de algumas cenas. É bem interessante e eu recomendo. ;]
Sou louca pra ler esse livro!! Me empresta??? *-*
ResponderExcluirVou procurar e te empresto.
ExcluirVestibulanda, Milena? rss
ResponderExcluirJá li o livro 4 vezes. Não por obrigação e sim por que realmente eu adoro ele! Já fui até a uma peça de teatro. É um dos melhores de leitura obrigatória.
Parabéns por dar uma resumida na obra, muito bem feito!
Beijos,
Lucas
http://apanhadordehistorias.blogspot.com.br/
EU RAUAN SANTOS GOSTEI MUITO DO RESUMO DE AMANDA ISSO FACILITOU MINHA PESQUISA ESCOLAR,MUITO ORBIGADO!!!
ResponderExcluir