28/06/2012

Livro: Sincero

Livro: Sincero 
Autor (a): Jürgen Schmieder 
Editora: Verus 
Nº de páginas: 292 
Ano de publicação: 2011 

Um fato constatado é que todo ser humano mente. Crianças acima de quatro anos já aprenderam a mentir e a lucrar com a mentira. Estudos mostram que mentimos até duzentas vezes por dia, seja por educação, por diplomacia ou porque é mais fácil e algumas pessoas afirmam ser impossível viver sem mentir porque se todos falassem apenas a verdade não haveriam apenas conflitos, mas possivelmente até uma nova Guerra Mundial.
Agora imagine uma pessoa que só diz a verdade, doa a quem doer, sem se importar com a opinião dos outros (ou seus sentimentos). Falar na cara do outro aquilo que não o agrada. Não, eu não estou me referindo ao personagem Salgado Franco interpretado por Luiz Fernando Guimarães do quadro Super Sincero do Fantástico, estou falando do jornalista alemão Jürgen Schmieder que aproveitou o período da Quaresma para realizar um experimento: não mentir e ser 100% sincero. 
Durante os quarenta dias, ele não contou uma única mentira, e encarou esposa, pais, amigos, chefe, colegas de trabalho e desconhecidos com total sinceridade. Na verdade, ele aprendeu mais sobre sinceridade, porque ser sincero não é ofender aos outros, não é ser maldoso, é dizer aquilo que o desagradava da melhor forma possível, sem exageros. Se não gostar de algo diga: “Não gosto!”, pronto, você já foi sincero. 
O livro é bastante interessante, primeiro por ser uma história real, segundo porque ao longo dele, Schmieder vai não só relatando suas descobertas, mas também vai fazendo comparativos com filósofos, pesquisadores e até series de TV. Achei isso bem bacana. Sem contar que acabei aprendendo um pouco mais sobre sinceridade e mentira. Não é necessário mentir sempre só para ser legal, as vezes agir com sinceridade e dizer ao outro aquilo que pensa pode ser bastante construtivo. 
“A mentira pode ser o lubrificante da sociedade, mas a sinceridade e a honestidade ainda são seu motor. Mentiras são um mal necessário, no entanto o indivíduo só experimenta a verdadeira felicidade quando é sincero do fundo do coração. Essa é minha sincera opinião.”
Não é um livro de auto-ajuda, é um relato de uma experiência bastante interessante. Porque além de tratar da sinceridade com os outros ele também reflete sobre a importância de ser sincero consigo mesmo. Eu adorei o livro e recomendo com toda a certeza. E para matar a saudade do Salgado Franco, segue um vídeo. ;]



3 comentários:

  1. Tenho curiosidade em ler. Vc tem uma cópia digital do livro pra me passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não possuo não, Ulisses. :T
      Mas é muito bom e vale a pena a leitura.

      Excluir
    2. Acabei de ler. Depois vê o que eu achei.
      http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/173676/edicao:193590

      Excluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...