Livro: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2009
Número de Páginas: 400
Lançado nos EUA no ano de 2008, Jogos Vorazes é uma história que se passa num futuro apocalíptico, onde guerras e desastres naturais destruíram as grandes nações do mundo. A nação de Panem, fundada após o fim da América do Norte, era formada por 13 distritos e a Capital, mas depois de um levante o distrito 13 fora obliterado e os demais 12 distritos, passaram a ser comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo.
Essa guerra dá origem ao tratado da traição, uma forma da Capital (Capitol) demonstrar seu poder sobre o carente povo dos distritos, sendo os Jogos Vorazes a parte mais famosa do tratado. Os Jogos são uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte.
Nossa protagonista, Katniss Everdeen, mora na Costura, a parte mais pobre do distrito 12, o mais depauperado dos distritos. Desde os 12 anos, ela caça e negocia para alimentar a sua família, juntamente com seu companheiro de caça, Gale. Katniss é forte, independente e apaixonada por sua irmã, Primrose. E é pra evitar que Prim seja um dos tributos (nome dado aos participantes da arena dos jogos), uma vez que seu nome é sorteado na colheita, que Katniss se voluntaria para ir em seu lugar. Junto com ela o outro tributo do distrito 12 é Peeta Mellark, um garoto importante do passado de Katniss, mesmo que ele não o saiba.
Juntos são levados à Capital, junto com Haymitch, seu mentor e um vitorioso dos Jogos Vorazes. Lá são treinados e educados para darem seu melhor e tentar sobreviver entre os 24 tributos tentando se tornar o vitorioso, o único que sairá vivo da arena, com fama e fortuna. Katniss faz amizade com seu estilista, Cinna, e, graças a ele vira sensação na Capital, é envolvida em um romance “midiático” com Peeta, cria amigos e inimigos poderosos, dentro e fora da arena.
Mais do que uma simples história juvenil, de amor ou violência, Jogos Vorazes explora o jogo político que existe por trás de cada ação do governo.
Eu amei o livro, e tentei ao máximo não dar nenhum spoiler sobre a história, mas sim tentar instigar a leitura desse livro. Acho que nem preciso dizer que recomendo, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos diga o que achou: