08/04/2014

Filme: Rush - No Limite da Emoção



Filme: Rush - No Limite da Emoção
Gênero: Drama e Biografia
Direção: Ron Howard
Elenco: Chris Hesmworth (James Hunt), Daniel Brühl (Niki Lauda), Olivia Wilde (Suzy Miller), Alexandra Maria Laura (Marlene Lauda), Pierfrancesco Favino (Clay Ragazzoni), David Calder (Louis Stanley).
Ano: 2013
Duração: 122 minutos

É bem provável que você não conheça a história da rivalidade entre James Hunt e Niki Lauda, caso você tenha uns 20~25 anos. Mas se perguntar quem foram eles para os seus pais, tenho certeza que eles os conhece. Os dois disputaram o campeonato da Fórmula 1 dos anos 1970 entre si com tanta garra que entraram para a história do automobilismo. 


Rush - No Limite da Emoção conta as histórias dos dois pilotos, sua obsessão por vencer, suas brigas, suas vidas pessoais, acidentes e amores, principalmente os amores de James Hunt, considerado mais mulherengo, farrista e agressivo. Lauda podia não ser bonito como Hunt, mas era mais centrado, pragmático e preciso. Mais do que uma mera disputa sobre quem levará para casa o título mundial, o filme busca entender as motivações por trás de uma das rivalidades mais intensas na história da Fórmula 1.

"Lauda queria provar ao mundo sua capacidade técnica, superando o desprezo e as críticas que recebeu ao longo da vida por não ser bonito nem descolado. Com Hunt era justamente o contrário. Vencer no automobilismo era uma forma de mostrar seu valor, que não era apenas um rostinho bonito - por mais que ele gostasse, e muito, de desfrutar dos prazeres que sua aparência trazia. Lauda e Hunt eram dois talentos no volante que, até pelas inúmeras diferenças que possuíam, bateram de frente desde que se conheceram. A antipatia natural se tornou ainda maior quando um percebeu que o outro era também muito bom nas pistas, sendo uma ameaça real e sempre presente aos seus planos." Fonte

A primeira parte do filme é dedicada a contar para quem assiste as características dos dois pilotos, assim como situar-nos historicamente, até o fatídico dia do campeonato mundial de Fórmula 1 de 1976. Nesse momento, Lauda e Hunt se encontram empatados para a conquista do título. Se nessa época todos os pilotos entravam na pista sem saber se sairiam vivos em cada corrida que participavam, foi nesse dia que Lauda teve a prova do que era esse sentimento: um acidente o deixa preso no carro em chamas, entre a vida e a morte. É nesse momento que os dois rivais percebem algo que já sabiam mas não haviam visto de perto: o risco de morte. 


Lauda hoje tem 64 anos. Voltou a correr após recuperar-se do acidente, que lhe deixou sequelas. O ex-piloto participou ativamente da gravação do filme, conversando com o escritor. Sua interpretação ficou a cargo de Daniel Brühl, que o fez intensamente. Utilizou uma dentadura para dar o aspecto de "rato" que o piloto possuía e seus trejeitos, sotaque e caracterização é impecável, ainda mais comparado ao verdadeiro. James Hunt conquistou o título de campeão daquele ano, mas faleceu em 1993 aos 45 anos de idade ao sofrer um ataque cardíaco. Sua interpretação ficou por conta do Chris Hemsworth, um trabalho mais fácil e convencional. De qualquer forma, as interações entre ambos são os pontos fortes do filme, sejam as conversas fora das pistas ou as disputas dentro delas.


Rush - No Limite da Emoção é um filme brilhante, um drama ativo, tenso e emocionante, que aborda com intensidade um ano e uma história inesquecíveis da Fórmula 1. O filme passa a mensagem de que os pilotos são também seres humanos e não máquinas de velocidade, possuem vidas, famílias, sonhos e principalmente o desejo de mostrar o seu valor, que não são só um rostinho bonito, ou que mesmo não belos, possuem capacidade técnica. Um filme para vibrar e se emocionar, eu recomendo!
  
Trailer:




Por Mariana Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...