22/02/2015

Filme: 50 Tons de Cinza

Título: 50 Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey)
Direção: Sam Taylor-Johnson
Gênero: Romance, Drama, Erótico
Elenco: Jamie Dornan (Christian Grey), Dakota Johnson (Anastasia Steele), Eloise Mumford (Kate Kavanagh), Victo Rasuk (José Rodrigues), Rita Ora (Mia Grey), Marcia Gey Harden (Grace Trevelyan Grey), Andrew Airlie (Carrick Grey). 
Ano de Estreia: 2015
Duração: 127 minutos
Minha avaliação: ♥ ♥

Inspirado no best-seller erótico e homônimo de E. L. James, a adaptação cinematográfica de 50 Tons de Cinza foi um dos filmes mais esperados do ano. E um dos mais criticados negativamente depois de lançado. E agora euzinha vou te dizer o porquê.  

Primeiramente a sinopse do filme: Quando a estudante de literatura Anastasia Steele (Dakota Johnson) entrevista o jovem bilionário Christian Grey (Jamie Dornan), como um favor a sua colega de quarto Kate Kavanagh (Eloise Mumford), descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua, virgem e inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja e que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Christian admite que também a deseja, mas em seus próprios termos. Inclusive, esses termos devem ser acordados por Anastasia e assinados num contrato. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências sadomasoquistas de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso — os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família — ele é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.


Vamos começar com os prós do filme: Jamie Dornan sem roupa como Christian Grey. Agora podemos partir para os contras. Tá, estou brincando, tem mais coisa, é... Não, me enganei, é só isso mesmo. Podemos partir para os contras. Para falar a verdade, eu nunca me interessei em ler 50 Tons de Cinza (Sabrina e Julia da banca pareciam mais interessantes). Claro que esse negócio de "nunca julgue um livro sem antes tê-lo lido" deve ser levado a sério, mas depois de Crepúsculo, a gente fica com um pé atrás quando lê a sinopse. Inclusive, eu defino 50 Tons de Cinza como um Crepúsculo para maiores de 18 anos, onde temos uma Bella (com expressões faciais) bonitinha, virgem e sem muita autoestima e um Edward, que não é vampiro nem brilha, mas é bonito, bilionário, playboy e filantropo, que fascina as novinhas com seu jeito recluso, controlador e sedutor. Talvez o sucesso da obra venha justamente disso, essa grande jogada da autora, criar uma protagonista bonita, com autoestima quase nula e absurdamente ingênua. O clichê - mocinha boba que se apaixona pelo bilionário atraente e é correspondida (mesmo que de maneira estranha) - foi a aposta de E. L. James.


Aí lançaram o trailer do filme, foi aquele auê. O filme estreava dia 12/02 (Valentine's Day/Dia dos Namorados no EUA). Viajei para carnaval em Salvador com meu namorado e amigos, e num dia de folga da folia, fomos no cinema. Como diria Chaves, eu preferia ter ido ver o filme do Pelé, maaas como todos resolveram assistir, eu e meu namorado não iríamos ficar "forever alones" no shopping. Gastamos R$10,50 cada do nosso parco dinheirinho para ver isso. Não digo que foi o pior filme da minha vida (acho que nada vai superar  A Lenda de Bloody Mary), achei mais comédia do que drama de fato, dei algumas risadas, mais ainda quando o filme acabou e meu amigo do lado se tocou disso e teve uma crise de riso, mas não recomendo nem como passatempo. Não vou falar sobre as cenas de BDSM porque essas práticas não são meu forte, então não vou atestar se estavam de acordo ou tudo errado. Mas eu sinceramente esperei mais nesse ponto. Porém, como eu disse, não vou atestar sobre esse detalhe. Leve em consideração da minha opinião sobre o filme apenas que ele é chato. 


Corrigindo mais acima nesse post, lembrei que teve mais um pró também, a trilha sonora do filme é legal. Pronto só isso. Agora teve uma coisa que até hoje não entendi: como um cara podre de rico daqueles dá um audi e um macbook para Anastasia e não dá um telefone decente de presente? Acho que esse é um dos grandes enigmas da história. Enfim, assista por sua conta e risco (baixe, alugue, compre pirata, mas não gaste no cinema). Bom filme (ou não)!

Trailer:



**Atualizando!!**

Sabia que essa história tinha algo de muito parecido com Crepúsculo! A escritora era fã da saga e escrevia fanfics até que resolveu mudar os nomes dos personagens e tempos depois publicar a sua própria saga! E não é que 50 Tons de Cinza nasceu de Crepúsculo? kkk Aqui tem um texto muito bom falando sobre o livro, que inclusive explica isso: eu tentei gostar de 50 tons de cinza, da Ana Luiza Figueiredo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...