12/01/2016

Filme: Perdido em Marte

Título: Perdido em Marte (The Martian)
Gênero: Comédia, Drama, Ficção Científica
Direção: Ridley Scott
Elenco: Matt Damon (Mark Watney), Jessica Chastain (Melissa Lewis), Michael Peña (major Rick Martinez), Kristen Wiig (Annie Monstrose), Jeff Daniels (Teddy Sanders), Naomi Scott (Ryoko), Donald Glover (Rich Purnell), Kate Mara (Beth Johanssen), Aksel Hennie (Alex Vogel), Sean Bean (Mitch Henderson), Chiwetel Ejiofor (Vincent Kapoor), Sebastian Stan (Dr. Chris Beck).
Ano de Lançamento:
Duração:
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"There's a starman waiting in the sky..." ♪

É com um verso de Starman, em homenagem à David Bowie ♥, que faleceu aos 69 anos neste domingo dia 10/01/2016, que começo minha resenha de Perdido em Marte.

Quem acompanha o blog, deve se lembrar que ano passado eu postei a resenha do livro Perdido em Marte, do escritor Andy Weir, e sabe também que eu a-d-o-r-e-i esse livro! Fiquei sabendo da existência do livro quando soube do lançamento do filme, e como a nossa parceira Arqueiro estava relançando-o com a capa do filme, pedimos o livro nos enviados de Outubro. Eu li e amei e roí as unhas esperando para assistir o filme. E cada unha roída em espera valeu a pena, pois Perdido em Marte é um puta filme!


Matt Lindo Damon já é perito em precisar ser resgatado de algum lugar pelo governo dos Estados Unidos. Dessa vez, a coisa acontece nada mais nada menos do que no planeta vermelho. Isso mesmo, em Marte. Matt interpreta o astronauta Mark Watney, que é a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E provavelmente a primeira a morrer por lá. Tudo porque sua missão, a Ares 3, precisa ser abortada durante uma tempestade de areia. Todos os outros tripulantes conseguem chegar ao VAM, o módulo que os levará a órbita para retornarem a nave Hermes, porém Mark sofre um acidente e é dado como morto. Entre ficar no planeta para procurá-lo - e obviamente morrerem também - e voltar à Terra, a comandante Lewis acaba por optar pela última alternativa. Mas espere, Mark não está morto! Ferido, mas não morto! E agora?


Sozinho e sem conseguir se comunicar com a Nasa na Terra, pois a tempestade destruiu as antenas de comunicação, Mark poderia muito bem arrancar os cabelos, entrar em desespero e se matar. Mas, com uma boa dose de bom humor e esperança, e também seus conhecimentos em botânica e química, Mark começa a bolar uma estratégia de sobrevivência visando seu resgate durante a Ares 4, a próxima missão da Nasa à Marte, dali a quatro anos. Com algumas batatas encontradas no Hab (o habitat onde a tripulação estava acampada e trabalhava), um pouco de fezes humanas e de solo infértil de Marte, Mark inicia uma plantação de batatas dentro do Hab que poderia leva-lo a sobrevivência durante esses quatro anos, claro, se nada der errado. Seus conhecimentos em química também o ajudam a criar água, afinal uma plantação sem irrigação não resiste muito tempo, não é mesmo? E nem ele próprio, sem água, também. Agora só falta o principal: avisar a Terra que está vivo.


Nunca vi um filme tão fiel ao livro como este. Notei apenas a falta de 4 acontecimentos que não vou citar aqui para não soltar spoilers (quem quiser saber pode me perguntar por e-mail: mariana_si@hotmail.com.br), mas detalhes que não fizeram diferença para o desenrolar da história ser tão bom quanto o livro e principalmente fiel a ele. O filme repassa ainda mais a mensagem de "tenha sempre um rolo de fita adesiva consigo", não pera... de fé e esperança de que mesmo com tudo dando errado, se você persistir naquilo que procura, uma hora tudo dará certo. Adorei, Matt Damon arrasou e mereceu o Globo de Ouro. Assista e bom filme!


Trailer:



2 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Eu ainda não li o livro, mas quero muito assistir o filme. Só vejo ótimas críticas.
    Eu fiquei sem entender como esse filme foi parar na categoria "melhor comédia ou musical" hahhahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Ele é compreendido como comédia mesmo, Luiza, apesar de algumas cenas dramáticas. Quando você ler o livro, vai ver que é muito hilário, você até esquece o quão terrível é o problema do Mark: estar sozinho em Marte, sem comida, sem água rs, porque ele reage a tudo isso com humor.
      Beijos!

      Excluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...