Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Ano de Publicação: 2014
Número de Páginas: 88
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar:
Hoje vamos falar de Tormento, um livro escrito por um dos meus autores queridinhos, o “John Boyne”. Em Tormento, temos Danny, um garoto de 12 anos que está curtindo suas férias escolares com Luke, seu vizinho e amigo, enquanto seus pais estão trabalhando. Mas mal sabia ele que suas férias tranquilas estavam com os dias contados.
Certa noite, a mãe de Danny demorava muito para chegar em casa e todos ficam muito preocupados. Até que ela chega escoltada por dois policiais, que dão a notícia de que a mãe de Danny atropelou uma criança que acabou entrando em coma e tem poucas chances de sobreviver.
O livro gira em torno de alguns conflitos familiares. O irmão mais velho de Danny (que foi estudar fora) não voltou para casa nas férias, está em um mochilão com os amigos e não sabe de nada que está acontecendo com sua família, Já os pais de Danny estão cada vez mais abalados com a notícia do atropelamento e acabam deixando o filho um pouco de lado, fazendo com que Danny se sinta cada vez mais sozinho. E como toda criança, Danny decide arrumar as coisas do seu jeito, meio atrapalhado, pois não entende o porquê de sua mãe estar tão abalada diante dessa situação.
A narrativa do livro é feita pelos olhos de Danny, e isso faz com que o leitor perceba a inocência e serenidade de uma criança. O que me incomodou um pouco durante a leitura é que o livro é muito curto, parece mais um conto, e eu fiquei com um gostinho de quero mais. Já o Danny foi um personagem que não me cativou muito, tive a impressão que ele era um garoto birrento e muito mimado, porém é aceitável esse comportamento, se pararmos para pensar que ele está entrando na adolescência e ainda teve suas férias viradas do avesso. Esse não é o melhor livro do John Boyne, porém é uma leitura bem rápida e leve.
Poxa a premissa é mega interesante, mas gfiquei aqui me perguntando se a linguagem do livro já que é feito pela perspectiva do menino, se é uma linguagem adequada à idade ou se percebe-se que o autor (adulto) era quem estava escrevendo. Para mim tudo tem de estar em congruência no livro desde a história e o desenrolar dela, as sequências se for trilogias e a linguagem. Já quero ler!
ResponderExcluirGosto de livros curtos pois assim posso ler mais livros haha. Mas achei esse livro fantástico por se tratar de conflitos familiares e sobre a vida do garoto e como ele enfrentará isso. É uma trama muito interessante =)
ResponderExcluirNossa, acabei de descobrir que a Cláudia agr é colaboradora amados livros. Bem-vinda e parabéns pela resenha. Adicionarei esse livro na grande fila de leituras, obg pela dica
ResponderExcluirNão tinha lido ainda nada sobre esse livro.Fiquei sabendo dele aqui no blog.
ResponderExcluirO autor colocou um personagem jovem demais como o principal,e talvez por isso seja tão chatinho.
Lembro que nessa idade eu era bem enjoada,mesmo não tendo passado pelos mesmos problemas do Danny.
Sinceramente não é um livro que entraria para os que desejo muito ler,mas se tiver uma oportunidade, por que não? ;)
Não acho que o colocaria em meta pois ponto de vista de jovens sempre dificultam minha ligação com eles.
ResponderExcluir