Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Ano de Publicação: 1995
Número de Páginas: 350
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar:
"- É possível a um indivíduo ter um comportamento normal e ao mesmo tempo praticar essas aberrações? - indagou Mello Pimenta.
- Naturalmente, faz até parte da patologia. Pode-se conviver socialmente com um mentecapto durante anos sem presenciar nenhum de seus ataques. O cérebro humano ainda é uma incógnita e um desafio - garantiu Pedegral Noronha."
Mais um Livro Viajante chegou e já devorei! Este é o segundo que leio e até o momento só tenho gostado das leituras. Foi assim com Os Filhos de Anansi e agora com O Xangô de Baker Street, do escritor, jornalista, humorista e dramaturgo brasileiro, Jô Soares. O homem é um gênio! O humor desse livro superou o anterior. Muitas gargalhadas esperam quem o lê.

Até o momento, duas mulheres diferentes - uma prostituta e a sobrinha de um pintor do palácio - haviam sido assassinadas de uma forma macabra. O assassino utilizou alguma lâmina pontiaguda para abrir os corpos e também para cortar as orelhas das moças, que levava consigo. O mais curioso eram as cordas de violino que eram deixadas nos pelos pubianos das moças. Que mensagem aquele monstro queria passar? Cabiam a Sherlock Holmes, em companhia do seu caro amigo Dr. Watson e do delegado brasileiro Mello Pimenta, desvendarem esses crimes funestos antes que mais mulheres fossem assassinadas.
Aquilo que parecia ser um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga repleta de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas faceiras, intelectuais de botequim (incluindo aqui até a Chiquinha Gonzaga), pais-de-santo e pombas-gira, e é claro, a famosa "erva medicinal" cannabis sativa (ela mesma, a maconha), excelente remédio para asma, insônia, catarro, dificuldade de respirar, roncadura e até para gases! Tudo isso regado de uma boa dose de uma bebida que misturava cachaça, limão, açúcar e gelo - a mistura de ingredientes era recomendação de Dr. Watson, que foi confundido com um caipirinha, por ter se afeiçoado às sandálias e chapéu de couro dos nordestinos. Sem falar é claro, dos crimes do primeiro "sirialquili" da história, que executa seu plano sinistro nota a nota, como notável afinação e precisão de corte.
"- (...) O homem é um demente que gosta de assassiná-las em série, é o que eu chamaria de serial killer. Isso mesmo, serial killer. - decretou Sherlock Holmes, cunhando a expressão."
Definitivamente, Jô Soares sabe como construir uma boa história e me deixou com vontade de conferir seus outros livros. Já queria ler Assassinatos na Academia Brasileira de Letras e agora fiquei ainda com mais vontade. Ele introduz personagens fictícios em comunhão com verídicos com bastante inteligência, como é o caso do imperador D. Pedro II, de sua esposa a rainha Maria Leopoldina, de Chiquinha Gonzaga. Jô Soares aproveita muito bem os vários atrativos de nossas terras ensolaradas e até mesmo o molejo do povo da terra de D. Pedro II, e coloca o herói inglês em situações controversas, onde podemos ver um Sherlock nada convencional como o de Conan Doyle: o Sherlock de Jô nem sempre acerta suas deduções, o que pode atrapalhar ainda mais as suas investigações.

Trailer:

Oi Mariana, eu li esse livros tem um tempinho já e não me lembro muito dos detalhes, mas achei bem divertido, a leitura dele foi bem rápida e envolvente, eu tenho essa primeira capa. Acho o Jô Soares um grande escritor, a escrita dele corre fluida e em poucas horas terminei de ler, pena que não li mais nada dele!
ResponderExcluirJô Soares é um escritor e um apresentador incrível, infelizmente ele não terá mais um programa e os brasileiros irão perder muito com isso.
ResponderExcluirMas sobre o livro, eu adorei a temática e essa capa lembrou muito Sherlock Holmes. ♥
Tenho muita vontade de ler essa obra.
Art of life and books.
Tenho vontade de ler esse livro há um tempo, mas ainda não li.:/
ResponderExcluirRealmente deve ser um livro maravilhoso, pela junção que o escritor faz com o personagem Sherlock Holmes,envolvendo toda a cultura brasileira.
E contando ainda com fatos divertidos,só enriquece ainda mais a leitura.
Foi bom você ter nos lembrado dessa leitura!
Olá,
ResponderExcluirQuero informar que ainda não entraram em contato comigo sobre o TC de Julho pois eu fui ganhadora e até agora não recebi o prêmio. Por favor, quero esclarecimentos :/
Oi Jaqueline, já entramos em contato sim. Houve uma demora para conseguirmos enviar, mas essa semana vamos enviar pra vc. E ai mandamos o código por e-mail! Mil desculpas! Beijoo
ExcluirMuito obrigada, estava preocupada pois já se passaram quase dois meses. Agradeço pela informação ;)
ExcluirParabéns pela resenha Mari. Amei e ja quero ler. mas tenho q priorizar outros livros que tenho de Sherlock e q nao to tendo tempo de ler
ResponderExcluir