19/09/2016

Livro: O Xangô de Baker Street

Título: O Xangô de Baker Street
Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Ano de Publicação: 1995
Número de Páginas: 350
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar:



"- É possível a um indivíduo ter um comportamento normal e ao mesmo tempo praticar essas aberrações? - indagou Mello Pimenta.
- Naturalmente, faz até parte da patologia. Pode-se conviver socialmente com um mentecapto durante anos sem presenciar nenhum de seus ataques. O cérebro humano ainda é uma incógnita e um desafio - garantiu Pedegral Noronha."

Mais um Livro Viajante chegou e já devorei! Este é o segundo que leio e até o momento só tenho gostado das leituras. Foi assim com Os Filhos de Anansi e agora com O Xangô de Baker Street, do escritor, jornalista, humorista e dramaturgo brasileiro, Jô Soares. O homem é um gênio! O humor desse livro superou o anterior. Muitas gargalhadas esperam quem o lê.

O nome Baker Street e a figura da capa lhe são familiares, não? Sim, estamos falando dele, o magnífico detetive inglês Sherlock Holmes, personagem dos romances policiais de Sir Arthur Conan Doyle. Pois bem, desta vez o detetive veio convidado pelo imperador D. Pedro II e recomendado pela talentosíssima atriz francesa Sarah Bernhard - sua amiga - para terras tupiniquins a fim de resolver mais um mistério: o roubo de um violino preciosíssimo (um Stradivarius) é o pontapé inicial para uma trama recheada de acontecimentos hilários e inesperados. Mas a coisa não para por aí. Holmes acaba sendo convidado a resolver um outro mistério que caminha lado a lado ao do sumiço da preciosa rabeca: os estranhos assassinato de jovens mulheres.

Até o momento, duas mulheres diferentes - uma prostituta e a sobrinha de um pintor do palácio - haviam sido assassinadas de uma forma macabra. O assassino utilizou alguma lâmina pontiaguda para abrir os corpos e também para cortar as orelhas das moças, que levava consigo. O mais curioso eram as cordas de violino que eram deixadas nos pelos pubianos das moças. Que mensagem aquele monstro queria passar? Cabiam a Sherlock Holmes, em companhia do seu caro amigo Dr. Watson e do delegado brasileiro Mello Pimenta, desvendarem esses crimes funestos antes que mais mulheres fossem assassinadas.


Aquilo que parecia ser um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga repleta de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas faceiras, intelectuais de botequim (incluindo aqui até a Chiquinha Gonzaga), pais-de-santo e pombas-gira, e é claro, a famosa "erva medicinal" cannabis sativa (ela mesma, a maconha), excelente remédio para asma, insônia, catarro, dificuldade de respirar, roncadura e até para gases! Tudo isso regado de uma boa dose de uma bebida que misturava cachaça, limão, açúcar e gelo - a mistura de ingredientes era recomendação de Dr. Watson, que foi confundido com um caipirinha, por ter se afeiçoado às sandálias e chapéu de couro dos nordestinos. Sem falar é claro, dos crimes do primeiro "sirialquili" da história, que executa seu plano sinistro nota a nota, como notável afinação e precisão de corte.

"- (...) O homem é um demente que gosta de assassiná-las  em série, é o que eu chamaria de serial killer. Isso mesmo, serial killer. - decretou Sherlock Holmes, cunhando a expressão."

Definitivamente, Jô Soares sabe como construir uma boa história e me deixou com vontade de conferir seus outros livros. Já queria ler Assassinatos na Academia Brasileira de Letras e agora fiquei ainda com mais vontade. Ele introduz personagens fictícios em comunhão com verídicos com bastante inteligência, como é o caso do imperador D. Pedro II, de sua esposa a rainha Maria Leopoldina, de Chiquinha Gonzaga. Jô Soares aproveita muito bem os vários atrativos de nossas terras ensolaradas e até mesmo o molejo do povo da terra de D. Pedro II, e coloca o herói inglês em situações controversas, onde podemos ver um Sherlock nada convencional como o de Conan Doyle: o Sherlock de Jô nem sempre acerta suas deduções, o que pode atrapalhar ainda mais as suas investigações. 

Eu já conhecia a história de O Xangô de Baker Street porque já havia assistido ao filme. Sim senhoras e senhores, tem um filme baseado neste livro, engraçadíssimo também por sinal - vou até assisti-lo novamente! Vou deixar o trailer mais abaixo para vocês conferirem. No mais, é uma ótima leitura. Possui algumas palavras difíceis (que eu até deixei os significados anotados nas páginas, para os próximos leitores rs), mas nada que um dicionário online não resolva. Curioso para saber por que "O Xangô"? Elementar, meus caros leitores, não vou soltar aqui. Tem a explicação no livro, boa leitura!



Trailer:







7 comentários:

  1. Oi Mariana, eu li esse livros tem um tempinho já e não me lembro muito dos detalhes, mas achei bem divertido, a leitura dele foi bem rápida e envolvente, eu tenho essa primeira capa. Acho o Jô Soares um grande escritor, a escrita dele corre fluida e em poucas horas terminei de ler, pena que não li mais nada dele!

    ResponderExcluir
  2. Jô Soares é um escritor e um apresentador incrível, infelizmente ele não terá mais um programa e os brasileiros irão perder muito com isso.
    Mas sobre o livro, eu adorei a temática e essa capa lembrou muito Sherlock Holmes. ♥
    Tenho muita vontade de ler essa obra.
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler esse livro há um tempo, mas ainda não li.:/
    Realmente deve ser um livro maravilhoso, pela junção que o escritor faz com o personagem Sherlock Holmes,envolvendo toda a cultura brasileira.
    E contando ainda com fatos divertidos,só enriquece ainda mais a leitura.

    Foi bom você ter nos lembrado dessa leitura!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Quero informar que ainda não entraram em contato comigo sobre o TC de Julho pois eu fui ganhadora e até agora não recebi o prêmio. Por favor, quero esclarecimentos :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, já entramos em contato sim. Houve uma demora para conseguirmos enviar, mas essa semana vamos enviar pra vc. E ai mandamos o código por e-mail! Mil desculpas! Beijoo

      Excluir
    2. Muito obrigada, estava preocupada pois já se passaram quase dois meses. Agradeço pela informação ;)

      Excluir
  5. Parabéns pela resenha Mari. Amei e ja quero ler. mas tenho q priorizar outros livros que tenho de Sherlock e q nao to tendo tempo de ler

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...